Conheça um pouco sobre o nosso fundador, La Salle:

São João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims, na França, no dia 30 de abril de 1651. Na mesma cidade criou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por "Irmãos Lassalistas. Faleceu a 07 de abril de 1719, em Ruão, sem nunca sair da França.

La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso gratuito e universal e cooperando fortemente para a melhoria da Educação.

Declarado Santo em 1900 por Leão XII e reconhecido em todo o mundo como um modelo de pedagogo e educador, La Salle recebeu em 1950 do Papa Pio XII o título de "Padroeiro Universal dos Educadores em 1950".

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs no Brasil

A pedagogia de La Salle chegou ao nosso país em março 1907, trazida por um grupo de 12 Irmãos Lassalistas europeus que chegaram ao Brasil a convite do então Arcebispo de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Em 1908, os Irmãos fundaram as três primeiras escolas no Rio Grande do Sul, ainda em pleno funcionamento: uma em Porto Alegre/RS (Colégio La Salle Dores), outra em Canoas/RS (Colégio La Salle) e a terceira em Caxias do Sul/RS (Colégio La Salle Carmo).

Hoje, as Comunidades Educativas e de Assistência Social, nas quais os Irmãos atuam, estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 47 mil alunos, com a colaboração de mais de 5.000 educadores.

O que é ser Irmão Lassalista hoje?

"Sou irmão há 6 anos. As minhas motivações continuam crescendo na mesma intensidade de quando eu era formando. A cada dia surgem novos desafios e novos horizontes. Creio que minha resposta ao chamado à Vida Religiosa Lassalista é dada todos os dias: na oração comunitária, no "bom dia" dado aos alunos, nas reuniões dos grupos de Jovens, na catequese, nos estudos pessoais e na promoção vocacional. Responder ao chamado de Deus, significa viver com a alegria o projeto de vida que livremente escolhi."

(Ir. José Roberto dos Santos Oliveira, nascido em Carutapera/MA em 1990)