O EduEmprèn tem o objetivo de promover o desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores dos estudantes Lassalistas do Ensino Médio por meio do empreendedorismo social.
O EduEmprèn tem o objetivo de promover o desenvolvimento de atitudes, habilidades e valores dos estudantes Lassalistas do Ensino Médio por meio do empreendedorismo social.
A partir desse projeto, os jovens exercitam a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.
Idealizado na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, e desenvolvido pela Universidade La Salle, em Canoas/RS. Em 2025, a iniciativa chega em sua oitava edição nas Comunidades Educativas do Brasil.
Equipe Ecoorbi - La Salle Águas Claras
Projeto Sonarbi: placas termoacústicas acessíveis, feitas de resíduos sustentáveis.
Equipe Amazônia da Manga - La Salle Ananindeua
Projeto: Produtos alimentícios feitos a partir do caroço da manga.
Equipe Tukú Balm - La Salle Manaus
Projeto: Hidratante Labial Sustentável feito de tucumã com embalagem biodegradável.
Os estudantes Lassalistas da 2ª série do Ensino Médio são desafiados a iniciar uma jornada de atividades baseadas no empreendedorismo sustentável.
Cada equipe é composta por um grupo de 5 alunos e conta com o acompanhamento integral de um professor mentor, além do apoio de professores especialistas e estudantes da Universidade La Salle. Cada mentor pode orientar até 4 grupos de estudantes.
Ao longo do projeto, as equipes participam de reuniões semanais em que, além da construção da proposta, praticam ações que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências como o trabalho em equipe, a liderança, a inteligência emocional, a visão de futuro e a criatividade.
Baseados no modelo Canvas, os grupos geram uma proposta completa de produto ou serviço sustentável, considerando o planejamento e a estrutura de custos, proposta de valor, viabilidade de mercado, público a ser atingido, entre outros fatores para o desenvolvimento de um novo negócio.
O cronograma de atividades tem como objetivo incentivar os estudantes a planejar uma proposta de negócio sustentável que seja aplicável na prática, concretizando os projetos em empreendimentos reais.
As comunidades educativas serão divididas em 4 (quatro) grupos para realização das Semifinais (on-line) antes da competição nacional no evento da Grande Final (on-line).
Na Semifinal serão escolhidas as 3 (três) melhores equipes de cada grupo que seguirão para disputa do melhor projeto na Grande Final Nacional, participando as 12 (doze) melhores equipes que disputarão o título de melhor projeto nacional.
A avaliação para Melhor Projeto levará em conta os seguintes critérios: aplicabilidade social e de aprendizagem, criatividade do site, proposta de valor do modelo de negócio, viabilidade econômica e de mercado, inovação, contribuição para a sociedade, consistência da solução proposta e clareza e convencimento na apresentação.
Espaço para as atividades da Jornada de Empreendedorismo.
Ferramenta para reuniões virtuais para a Jornada de Empreendedorismo e para as demais atividades da equipe com o mentor.
Espaço para divulgação dos projetos por equipe nas Comunidades Educativas.
Ferramenta para construção dos projetos por equipe nas Comunidades Educativas.
Ferramenta para a transmissão dos eventos de abertura e encerramento e para as apresentações finais dos projetos.
Para dúvidas ou mais informações, envie um e-mail para eduemprenbrasil@unilasalle.edu.br.