Os jovens são nossa principal preocupação: eles são o centro de nossa missão. Ainda que uma “cultura vocacional” esteja dirigida a todos, quando refletimos sobre esse tema como Lassalistas, os jovens são um grupo muito importante. Preocupam-nos particularmente os jovens que não têm a oportunidade de desenvolver plenamente sua vocação pessoal. Também nos preocupam aqueles jovens que não têm uma identidade/tradição religiosa ou que simplesmente não são crentes, mas estão interessados em descobrir o significado profundo da vida, ou que se sentem atraídos pelo relato lassalista.
A missão lassalista da educação humana e cristã se completa quando cada jovem descobre o sentido de sua vida, aprofunda sua forma particular de servir a Deus na humanidade e desenvolve os meios e ações que o tornam realidade. O desafio educativo para cada jovem é reconhecer um caminho fundamental ao qual estão chamados e que orienta sua vida ao longo desse caminho. Como Lassalistas, temos o desafio de ir além de nossas fronteiras para chegar aos jovens em situações vulneráveis: jovens que precisam ser acompanhados mais de perto para poderem perguntar-se, com esperança, sobre o sentido de sua vida e sobre o mistério de Deus.
Essas duas questões estão intimamente ligadas numa “cultura vocacional”. Uma compreensão mais profunda do mistério de Deus nos ajuda a descobrir o sentido de nossa vida e vice-versa. Deus chama a todos. Deus nos chama à vida, a conhecê-lo e a relacionar-nos com Ele, já que todos estamos chamados à santidade. A partir dessa perspectiva, partilhamos esse objetivo na vida. Mas Deus também chama cada pessoa a um objetivo específico e convida cada pessoa a uma resposta particular. Por isso, cada pessoa precisa descobrir sua vocação única e concreta à qual está chamada. Esse chamado que, de uma parte é universal, e por outra é pessoal, se vive em relação com os demais. Em nossa tradição cristã, encontramos o sentido da vida no seguimento de Cristo, vivido e celebrado na Igreja, uma comunidade a serviço do Reino de Deus e dos mais necessitados12.
12 Cf. Papa Francisco, Gaudete et Exultate (Alegrai-vos e Exultai), 2018.