Entre os dias 21 e 26 de abril de 2024 deslocaram-se a Bréscia 11 alunos e três docentes, a convite do Liceo Scientifico “Annibale Calini”. Recorde-se que, no ano letivo transato a Escola Jaime Moniz tinha acolhido um grupo de 20 alunos e dois professores da mesma instituição, em mobilidade de grupo. Foram objetivos desta mobilidade a Itália:
- Conhecer diferentes estilos e métodos de ensino;
- Explorar aspetos da história de Brescia, Veneza e Verona;
- Aprender sobre os desafios ambientais que Veneza enfrenta, incluindo o aumento do nível do mar, a erosão e o impacto do turismo no frágil ecossistema da Lagoa de Veneza.
- Conhecer a geografia do Lago Iseo e da ilha de Montisola, incluindo características físicas, a sua importância ambiental e os desafios que enfrenta.
- Desenvolver uma apreciação pela cultura romana, arquitetura, arte e tecnologia.
- Compreender a importância da preservação do património cultural e o papel da conservação arqueológica na manutenção de marcos históricos para as gerações futuras.
- Promover o trabalho em equipa, a colaboração e a cooperação entre os alunos, independentemente das diferenças culturais ou linguísticas.
- Estimular a curiosidade intelectual, o pensamento crítico e uma compreensão mais profunda do mundo que nos rodeia.
- Compartilhar aspetos da sua própria cultura, tradições e perspetivas, promovendo compreensão mútua, respeito e amizade.
- Melhorar as competências de comunicação dos alunos, em inglês, num contexto multicultural.
A interação com estudantes e professores de outro país promoveu a colaboração intercultural e a troca de ideias, fomentando amizades e parcerias.