Criado pelo grupo de pesquisa em 2013, o ambiente virtual de ensino do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (AVA/ISERJ) dispõe de salas de aula divididas por segmentos de ensino e é o grupo de pesquisa FORPROTEC/CNPq que realiza a formação dos docentes interessados em adotar o AVA em suas disciplinas. O segmento do ensino superior dispõe de 30 salas de aula virtuais para o curso de Pedagogia (incluída, a sala de aula do Plano Nacional de Formação de Professores/ PARFOR) e a formação dos docentes do ISERJ, bem como apoio continuado por meio de suporte pedagógico. Outras atividades de extensão do grupo de pesquisa FORPROTEC/CNPq no AVA/ISERJ incluem promover por meio da disciplina eletiva Design Didático de cursos a distância, a formação dos alunos do curso de Pedagogia (matriculados na disciplina, em tela) em criação de minicursos a distância. Com isso, o grupo de pesquisa tem buscado aproximar a formação do futuro Pedagogo à autoria, estimulando-o ao planejamento de uma formação continuada para docentes, apoiando-se quando possível no percurso realizado na construção do seu projeto de TCC.
Para acessar o AVA/ISERJ: iserj.net/ava/
Como problematizar as interações nas redes sociais através do número de seguidores, “unfollow”, comentários e curtidas nas postagens? Essa é uma das questões que inquietam os pesquisadores do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FORPROTEC/CNPq. Atualmente, os pesquisadores se reúnem no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), mantido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), desenvolvendo atividades de pesquisa e de extensão para/com os alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada sob a coordenação da Profª Drª Andréa Villela Mafra da Silva.
Black Mirror é uma série criada por Charlie Brooker (1971-), um roteirista britânico. Composta por cinco temporadas, a série aborda a relação da sociedade contemporânea com a tecnologia e suas possíveis consequências. Em “Queda Livre” as pessoas vivem imersas em uma rede social na qual todos possuem notas que variam de 1 a 5. As pessoas aplicam as notas a cada interação diária, desde o comportamento no trânsito até a postagem de uma foto.
Buscando problematizar a influência das redes sociais na vida cotidiana dos sujeitos, o grupo de pesquisa organizou uma atividade extensionista com os alunos do curso de graduação em Pedagogia do ISERJ para refletir, analisar e discutir as “armadilhas” dos likes e unfollow nas redes sociais.
O Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais FORPROTEC/CNPq – ISERJ/FAETEC, tendo assumido o compromisso de formar formadores do Ensino Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro para o uso das ferramentas do Google planeja e desenvolve ações de formação docente adequadas às necessidades postas pelo ensino remoto, no contexto da Covid-19.
Essas ações do FORPROTEC envolvem todos os pesquisadores do grupo. A intenção, inicialmente, partir de ações de formação emergenciais no uso da metodologia do ensino remoto, preparando os docentes para utilizarem o Google Classroom e o Google Meet. A posteriori, o FORPROTEC oferecerá cursos de formação docente para o uso do G Suite for Education.
Partindo da perspectiva de que as tecnologias digitais imersivas podem ser aliadas do professor quando associadas ao processo de ensino e aprendizagem, buscamos formas de intervenção prática utilizando os aplicativos educacionais como o Quiver Vision, o Cube Merge e o Expedições do Google. Para tanto, desenvolvemos uma oficina de aplicativos de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) com professores e alunos do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). A Realidade aumentada baseia-se na técnica de utilização de marcadores fiduciais, em geral QRCode para sobrepor imagens, textos ou vídeos, a outras imagens.
A finalidade é formar docentes e discentes para a utilização de mídias imersivas em situações de ensino. O processo de intervenção proporcionado por essa oficina, ocorre por meio da formação para a prática e pela compreensão do modo como as ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual podem ser associadas ao planejamento educacional. A oficina foi realizada no dia 12 de novembro de 2019. O evento foi divulgado nas principais mídias (Facebook, Instagram) do ISERJ. Confeccionamos um formulário de inscrição, por meio do serviço gratuito de criação de formulários do Google, o link gerado foi vinculado às mídias, ao convite impresso e ao pôster de divulgação da oficina.
Inicialmente, o público-alvo eram licenciandos do curso de Pedagogia, contudo, devido a ampla divulgação, contamos com profissionais de diversas áreas da Instituição.
Tutorial elaborado para o curso de graduação em Pedagogia na disciplina Informática e Educação do ISERJ. A seguir, uma ilustração do tutorial.
O ensino através dos jogos online parte da premissa de que vivemos em uma Era Tecnológica, onde as crianças cada vez mais cedo têm acesso às tecnologias. Por essa razão, o grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC) desenvolve a Oficina de Jogos online. São apresentados jogos acessíveis para adoção no planejamento de diversas disciplinas, dentre elas, história (jogos mais teóricos) e matemática (jogos mais práticos). Articular as novas tecnologias com as aulas é permitir aos alunos uma educação de qualidade, bem próxima de sua realidade.