Ficamos dois anos distantes sem contato uns com os outros na escola e vida em sociedade. Mesmo que as aulas remotas tenham ocorrido, nada foi capaz de substituir a sala de aula presencial e a convivência uns com os outros em outros lugares.
Depois de todo esse tempo a sensação é de que, mesmo de volta a escola e a vida "normal", desaprendemos como estar juntos, como estudar e como viver em comunidade sem ter uma tela de celular/computador a nossa frente.
O nome do projeto é primeiramente inspirado na música "Alucinação" do cantor Belchior em que fala:
"A minha alucinação é suportar o dia a dia
E meu delírio é a experiência com coisas reais
[...]
Amar e mudar as coisas me interessa mais "
O subtema está ligado a um pensamento que surge: "Precisamos nos reconectar ". Mas será que um dia estivemos conectados? Será que a escola/vida tem sido o lugar que a gente quer? Nos sentimos plenamente felizes e acolhidos por onde passamos e estamos ou tem algo que ainda incomode?
O Projeto "(Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para construir a Escola dos Sonhos" é uma tentativa de colocar, sinceramente, as cartas na mesa e expor o que nos incomoda e impede essa (re)conexão e, assim, tentar ir direto ao que interessa: amar e mudar as coisas.
O Projeto "(Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para construir a Escola dos Sonhos" será dividido em quatro fases. Vamos descobrir o que nos incomoda e impede que nos sintamos bem na escola, depois compreender o problema, quem são os envolvidos, projetar as ideias para implementar soluções e então, sonhar com uma Escolha que seja ideal, dos nossos sonhos.