MSP
A prestação de serviços de tecnologia está passando por uma revolução. O modelo tradicional baseado em break-fix já não atende às necessidades das empresas modernas, que necessitam do máximo de disponibilidade para se manterem competitivas. Mas, afinal, você sabe o que é MSP?
As empresas prezam cada vez mais pela disponibilidade de seus serviços, cada minuto parado pode ocasionar diversas perdas e prejudicar muito o seu negócio. A maioria dos fornecedores de TI já está voltando seus modelos de negócio para o MSP, buscando garantir o cumprimento dessa demanda.
Vamos falar um pouco mais sobre esse modelo de prestação de serviços, como ele funciona e suas principais vantagens para quem fornece soluções e também para o cliente.
Qual o cenário atual da prestação de serviços de TI?
Antes mesmo de iniciar nossa conversa sobre o que é MSP, vamos falar um pouco do cenário atual de prestação de serviços em TI. Boa parte dos fornecedores utiliza o conceito de break-fix, ou seja, tem uma postura reativa. Desse modo, suas equipes agem apenas quando o cliente realiza uma reclamação ou abre um chamado junto ao seu sistema de atendimento.
Esse modelo não é o ideal, pois acaba sobrecarregando seu time de profissionais e causando insatisfação em seus clientes. É o chamado modelo “apaga incêndio”, no qual a TI é lembrada sempre como um problema a ser resolvido. Como você e seu time agem apenas quando o problema já está instalado, é comum que haja a indisponibilidade dos serviços ao cliente e, com isso, perda de produtividade.
Qualquer atitude de controle só é tomada quando as ameaças e riscos estão totalmente claros, ou já foram responsáveis por algum tipo de prejuízo para o contratante. O resultado disso são clientes insatisfeitos com os prazos não cumpridos, uma equipe estressada e muitos problemas a serem resolvidos em um curto espaço de tempo, sem brechas para falhas.
No mercado atual, altamente competitivo, não há espaço para esse modelo ultrapassado, sendo que a maioria dos clientes já busca por alternativas. É preciso evoluir e buscar um modelo moderno e adaptado aos desafios que se impõem diante de seus clientes, melhorando o poder de resposta de sua equipe.
O que é MSP?
Podendo ser traduzido de forma livre como provedores de serviços gerenciados, o MSP (Managed Service Provider) consiste em empresas fornecedoras de soluções em TI com uma nova filosofia de trabalho, voltada para a prevenção de riscos.
Como recém destacamos, um provedor tradicional de TI utiliza o modelo “break-fix”, realizando qualquer medida apenas quando o problema aparece e precisa ser resolvido, causando a indisponibilidade dos serviços.
Já em um MSP, o modelo de trabalho é preventivo, sendo que é exercido um monitoramento contínuo de todos os ativos de tecnologia da informação para garantir que nada de inesperado aconteça, identificando potenciais ameaças antes que elas se tornem um problema.
Um dos principais objetivos do modelo de Managed Service Provider é garantir a total disponibilidade de serviços de TI para o cliente, permitindo que a equipe interna do contratante direcione suas energias para atividades internas, sem se preocupar com manutenções ou outros problemas.
Aqui, o fornecedor não deve se portar de forma reativa e sim proativa, tomando atitudes conforme o monitoramento constante dos ativos de TI revele possíveis problemas ou ameaças.
MSP e a evolução da tecnologia
Estamos em plena era da informação e novas tecnologias surgem todos os dias, deixando o ambiente de TI ainda mais complexo e exigindo dos fornecedores um maior comprometimento para alcançar resultados satisfatórios junto aos seus clientes.
Os serviços gerenciados são uma alternativa para os fornecedores melhorarem sua performance junto aos contratantes, mantendo toda a TI organizada e em pleno funcionamento durante a maior parte do tempo, contribuindo para a continuidade dos negócios.
Pequenas e médias empresas já buscam por MSPs no mercado com o intuito de realizar a terceirização de boa parte da gestão de TI e infraestruturas por meio de acordos de prestação de serviços, minimizando a necessidade de compor equipes internas para lidar com os desafios das novas tecnologias.
Os serviços gerenciados são a melhor solução para que os fornecedores de TI possam entregar soluções que atendam às demandas de disponibilidade, segurança e continuidade exigidas por seus clientes.
Da mesma forma, as empresas que buscam por esse serviço esperam encontrar o know-how e eficiência de serviços com a qual não podem contar internamente em suas equipes.
MSP: um novo modelo de negócios
Os MSPs utilizam softwares especiais para realizar o monitoramento de seus clientes e os ativos de TI pelos quais são responsáveis dentro dessas empresas. Contudo, o que deve ficar claro é que Managed Service Provider não é uma tecnologia e sim um novo modelo de negócio para empresas que realizam o fornecimento de serviços de TI.
Como um MSP funciona?
Os serviços gerenciados são direcionados principalmente para pequenas e médias empresas, que não dispõem de uma equipe interna de TI bem estruturada ou profissionais especializados em tecnologia e, por conta disso, precisam buscar por auxilio externo.
Nesse contexto, o MSP, ou seja, a empresa fornecedora dos serviços gerenciados, presta o fornecimento de TI com base em valores fixos por ação ou um determinado pacote de ações, compondo uma espécie de assinatura mensal.
Sendo assim, boa parte das atividades é realizada remotamente, por meio de software de RMM, monitoramento e gestão remota, caso seja necessário.
Tendo isso em vista, pode haver a alocação de um recurso humano de forma temporária na empresa do cliente, apenas para participar de algum projeto, realizar alguma alteração localmente ou acelerar a implantação de novas tecnologias.