As vagas são destinadas para candidatos civis com graduação/mestrado em Engenharia Civil, Produção, Computação, Arquitetura, Economia e demais áreas afins.
Localizado no Bairro da Urca no Rio de Janeiro, ao lado da Praia Vermelha e Bondinho do Pão de Açúcar, o Instituto Militar de Engenharia oferece cursos de Graduação e Pós-graduação nas diversas áreas das Engenharias.
As áreas de concentração são Planejamento e Operação de Transportes e Infraestrutura de Transportes. Os docentes atuam nas diversas áreas como Geologia, Obras de Terra, Pavimentação, Rodovias, Ferrovias, Hidrovias, Aeroportos, Estruturas de Aço e Concreto, Análise e Reforço de Estruturas, Hidrologia, Saneamento, Hidráulica, Meteorologia, Planejamento de Transportes, Logística, Pesquisa Operacional, Algoritmos, Sistemas de Informações Geográficas e demais áreas correlatas.
As inscrições ocorrem no período de 27 de outubro a 23 de novembro de 2025 para início na primeira semana de março de 2026.
Para o primeiro semestre de 2026, serão pré-selecionados até:
30 (vinte e um) candidatos civis para matrícula no Curso de Mestrado, e
21 (vinte e um) candidatos civis para matrícula no Curso de Doutorado.
O processo de admissão será realizado seguindo as etapas:
Análise curricular, fichas de recomendação e proposta preliminar (1 página). Os candidatos selecionados são divulgados na página do IME.
Prova Escrita de Nivelamento de matemática básica, com caráter eliminatório e classificatório e os resultados são divulgados nesta página.
Entrevista para apresentação da Proposta Preliminar de Pesquisa e Programa de Estudos. O candidato deverá entrar em contato com um docente permanente do programa para obter mais informações sobre o tema e projeto de pesquisa escolhidos (apenas para o curso de Doutorado).
Os candidatos selecionados se apresentam no IME no dia 05 de fevereiro de 2026, às 8:30 para a realização de uma prova escrita de nivelamento, com duração de até 2 horas. A prova escrita de nivelamento terá caráter eliminatório e classificatório para fins de distribuição de bolsa. A nota de corte na prova é de 5,0 (cinco e zero). Esta prova será composta de 20 questões de múltipla escolha (cinco opções, apenas uma correta), focadas na bibliografia recomendada.
O resultado da prova será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2026, às 9:00, na secretaria da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção (SE/2) e na página do Programa. Serão matriculados no curso apenas os alunos pré-selecionados que forem aprovados na prova de nivelamento.
Os alunos egressos do curso de Mestrado em Engenharia de Transportes do IME que já fizeram a prova de nivelamento não são obrigados a fazê-la novamente, sendo opcional para o caso de desejarem concorrer a uma bolsa.
LISTA DE ASSUNTOS PARA A PROVA ESCRITA MATEMATICA BÁSICA
1) Matemática Básica: Matrizes, Determinantes e Sistema de Equações Lineares.
2) Noções de Cálculo: Cálculo Diferencial a uma Variável, Cálculo Integral a uma Variável, Máximo e Mínimo de Funções.
3) Raciocínio Lógico-Quantitativo.
4) Probabilidade e Estatística.
Bibliografia de referência:
Iezzi, G. e Murakami, C. Fundamentos da Matemática Elementar. 9 a Edição. Editora Atual, 2013.
Morgado. A.C. e Cesar, B. Raciocínio Lógico- Quantitativo: teoria, questões resolvidas, questões de concursos, mais de 850 questões. 3a Edição, Elsevier Editora Ltda., Rio de Janeiro, 2008.
Para ser aceito no curso de Mestrado, o candidato deve conhecer as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa, identificar uma área de pesquisa e deve formalizar em um pequeno documento (cerca de 1 página), utilizando o Modelo de proposta de estudo/pesquisa.
Para ser aceito no curso de Doutorado, o candidato deve conhecer as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa, identificar um campo de pesquisa e orientador mais adequado dentro do quadro de docentes do PPGT. O candidato deve formalizar em um pequeno documento (cerca de 10 páginas), utilizando o Modelo de proposta de estudo/pesquisa e com os seguintes tópicos:
Resumo da Proposta de Pesquisa (1 página).
Objetivos e a metodologia a ser utilizada na pesquisa, de forma a expor sua viabilidade, relevância, originalidade, apresentando as referências bibliográficas mais relevantes (8 páginas).
Programa de estudos com um conjunto de disciplinas, cobrindo no mínimo os 27 créditos exigidos no curso de Doutorado (1 página).
Além dos requisitos gerais regulamentares, o Programa exige dos candidatos: ser portador de título de Mestre em: Engenharia de Civil, Transportes, Produção, Computação, Matemática, Informática, Sistemas, ou cursos similares, reconhecidos como tal pela Comissão de Pós-graduação do PPGT. A critério da Comissão de Pós-graduação e das demais instâncias previstas nas disposições regulamentares, esta exigência pode ser dispensada para candidatos que tenham demonstrado evidente capacidade para pesquisa aprofundada em linha de interesse do PPGT.