POEMAS CONCRETOS
VARAL DE POESIAS
Foi desafiador para o 4° ano C, vivenciar essa atividade! Realizamos coletas de dados, trocamos conhecimento e produzimos diversos POEMAS CONCRETOS. Aprofundar o conhecimento sobre o gênero, veio ao encontro da propota apresentada pela coleçao NAUTAS.
As crianças se dedicaram, construindo os seus poemas concretos (em dupla e trio), ficaram eufóricas para cada passo realizado durante todo o processo de elaboração dos seus trabalhos.
Confira nossos vídeos e fotos!
PARA VOCÊ SABER...
O poema concreto surgiu, no Brasil, na década de 1950. Sua estrutura é diferente da estrutura da poesia tradicional, pois ele não segue a divisão em versos e estrofes apenas, mas explora diferentes recursos: como os visuais (quando as palavras se unem para formar desenhos ou quando o poeta utiliza fontes diferentes), os sonoros (por meio do uso de onomatopeias), os variados sentidos de uma palavra, entre outros.
Assim, para compreender um poema concreto, é necessário ficar atento a todos esses aspectos, e saber que nada é por acaso, pois até os espaços em branco podem ter significado.