iorubás e bantos

Iremos falar sobre os Iorubás e Bantos. Para entender melhor, faremos uma breve introdução.

Os Bantos constituem um grupo etnolinguístico, localizado principalmente na África subsaariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes.

Os Iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo.

Agora você já sabe quem são eles, vamos apresentar aspectos sobre esses povos:

Localização:

Iorubás: povo do sudoeste da Nigéria. Habitavam o reino de Ketu e o império de Oyo (África ocidental). Formaram comunidades importantes em Benim, Gana, Togo e Costa do Marfim. Muitas partes da cultura, língua, musica e demais costumes foram expandidos por regiões do continente americano, com destaque para Brasil, Cuba, Trinidad e Tobago e Haiti.

Bantos: habitavam a África central, nas regiões em que hoje é a Angola por exemplo.

Política:

Iorubás: A herança e a sucessão seguem a linhagem paterna e os descendentes vivem juntos, partilham alguns nomes e tabus, louvam seus próprios deuses e também participam de diversas associações, como a aro, uma associação de ajuda aos trabalhadores da terra. A autoridade é representada pelo obá, que é também o líder religioso, e por um conselho de chefes.

Bantos: A política, pode-se constatar que no mundo banto o poder era concentrado nas mãos dos chefes religiosos e militares. O poder do rei estava diretamente ligado ao poder religioso, ainda quando o rei tivesse ganho sua posição pelo uso da força militar e, posteriormente, pelo controle do tráfico de escravos, mas, acima de tudo, o papel religioso era o que justificava o seu direito de governar.

O povo pagava tributos aos chefes, que eram, ao mesmo tempo, seus líderes religiosos. Em troca disso, os chefes deveriam garantir a presença da chuva, a caça e a colheita com sucesso e ainda a permanência de relações harmônicas dentro do clã.



Economia:

Iorubás: Cerca de 75% dos homens são agricultores que vivem daquilo que cultivam. As mulheres geralmente são encarregadas de vender parte do excedente nos mercados populares das cidades. Alguns indivíduos possuem grandes fazendas de cacau onde o trabalho é realizado por mão de obra contratada. Nas cidades, os iorubás respeitam além das autoridades formais, o líder temporal, o “oba”. O Oba é geralmente auxiliado por um conselho de chefes.

Bantos: Os homens caçavam, pescavam e coletavam alimentos; já o trabalho na agricultura é feito por mulheres. Cultivavam verduras, frutas e cereais.

Além disso criavam galinhas, porcos, carneiros, bois e cabras e praticavam o artesanato: teciam com fibras das folhas de ráfia; forjavam o ferro na qual produziam instrumentos de trabalho e armas; e eram escultores, tanto no trabalho em madeira quando em cobre.

Cultura:

Eles possuem uma cultura muito interessante. rios estudiosos acreditam que sua cultura tem alguma relação com certas práticas egípcias, enquanto outros acham que possuem laços com a da Núbia. Exemplos típicos originados desse povo é o desenvolvimento dos babalaôs , os babalorixás e os ialorixás que consistem em pais e mães que presidem as iniciações no orixá. Também são responsáveis pelo culto a ossaim que consiste em uma esfera de folhas que representa a natureza.

Obrigada pela sua atenção!

Grupo: Anna Giulia; Beatriz Melo; Gabriela Borges; Maria Clara; Maria Rita

Fontes: https://www.infoescola.com/sociologia/povo-ioruba/

https://escola.britannica.com.br/

Livro didático “História Sociedade e Cidadania”