Este GT se propõe a debater e socializar investigações, bem como aprofundar as análises acerca das políticas educacionais nas relações com as diversas classes sociais, forças políticas e grupos sociais. Portanto, deverão ser apresentados estudos e debates acerca das seguintes temáticas: políticas públicas no âmbito da educação brasileira no contexto socioeconômico contemporâneo; estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros países; análise da relação das políticas educacionais com as demandas dos movimentos sociais; estudos sobre a gestão educacional tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino; organização do trabalho pedagógico nas escolas; financiamento da educação e da escola; Estado e Direito à Educação; organização da educação básica; plano nacional de educação; base nacional comum curricular; trabalho e formação docente no âmbito da educação básica.
Este GT busca a produção de conhecimentos por meio da socialização de pesquisas que integrem saberes inerentes ao mundo do trabalho e aos princípios científicos historicamente sistematizados. Objetiva debater pesquisas em Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), envolvendo a reflexão das temáticas: processos de ensino em Espaços de Educação formais ou não formais; educação de jovens e adultos; gestão escolar e de sistemas e redes de ensino; organização do trabalho pedagógico no âmbito da EPT.
O campo de estudo da formação de professores no Brasil estruturou-se a partir do aprofundamento das discussões sobre as propostas de formação para este profissional. Neste contexto, este GT visa à articulação de pesquisas no campo da formação, do trabalho e da identidade docente compreendendo estudos sobre o processo de construção e desenvolvimento dos saberes necessários ao exercício da profissão docente, seus impactos e resultados.
Tem como objetivo desenvolver estratégias e materiais didáticos que facilitem a integração da computação e suas diversas aplicações no currículo da escola básica. Isso inclui estimular o pensamento computacional e a aquisição de habilidades digitais entre os alunos. Propõe-se discutir o uso de tecnologias e ferramentas no ensino básico, incluindo dispositivos e recursos tecnológicos disponíveis, plataformas e aplicativos educacionais, e o ensino de programação com linguagens e ambientes adequados.
O encontro entre o professor e as TICs não é recente, pois as mídias e os recursos digitais foram incorporados às atividades docentes, assim como o computador e a internet. E este GT tem a proposta de discutir o papel que essas mídias desempenham no contexto educacional, tanto no âmbito escolar como não-escolar. Como as tecnologias e sua aplicação na educação podem contribuir para o aprendizado; como podem ser utilizadas neste contexto.