O CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas

Conforme o MEC, o Tecnólogo em Gestão Ambiental, "Planeja, gerencia e executa atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas. Coordena equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental. Elabora, implanta, acompanha e avalia políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação (MEC/SETEC, 2016, p. 11).

A região do sul de Minas Gerais, notadamente a de Poços de Caldas apresenta características geomorfológicas e ambientais especiais e únicas. O planalto de Poços de Caldas é uma caldeira vulcânica delimitada por um anel quase completo, com bordas alcançando grandes altitudes, que encerram em seu interior um sistema hidrográfico próprio. Complementarmente, as fitofisionomias de Mata Atlântica diferenciadas que compõem a paisagem do planalto também merecem especial atenção tendo em vista sua importância ecológica e os processos de degradação sofridos.

Com relação aos recursos hídricos, a sub-bacia hidrográfica dos rios Mogi-Guaçu Pardo sofre graves problemas de poluição difusa e pontual como lançamento de efluentes domésticos e industriais, exploração mineral na calha do rio e contaminação por pesticidas e fertilizantes. Esta poluição é decorrente da falta de planejamento ambiental territorial ao longo do processo histórico de ocupação local e regional.

A região de Poços de Caldas, por suas características ambientais, é muito procurada para o turismo, especialmente por seu clima ameno, relevo montanhoso e águas termais. O município apresenta também um histórico sedimentado na exploração de recursos naturais, especialmente a extração de minérios e a retirada da vegetação para o desenvolvimento da agricultura. Com esse panorama, os efeitos ambientais adversos são evidentes, resultando na fragmentação da paisagem, contaminação de mananciais e remoção das matas ciliares em boa parte do Planalto. Dessa forma, a região de Poços de Caldas se torna especialmente interessante para estudos nas mais diversas áreas da gestão ambiental.

Diante deste panorama de alta vulnerabilidade ambiental e a necessidade de preservação de ecossistemas tão específicos, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas trabalha com a perspectiva de formar profissionais de nivel superior, aptos a planejar e desenvolver de forma plena e inovadora atividades relacionadas à preservação e conservação dos recursos naturais locais e regionais, bem como tecnologias que ofereçam a compreensão crítica das implicações entre o setor produtivo, o ambiente e a sociedade.

Não obstante, o setor industrial, entidades governamentais, o setor publico e privado necessitam cada vez mais de profissionais capazes de planejar e executar atividades que busquem a qualidade ambiental. Dessa maneira, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental possibilita ao profissional atuar amplamente em diversos segmentos sociais, bem como participar de pesquisas ou mesmo constituir sua própria empresa de consultoria ambiental.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental terá um papel fundamental neste contexto, podendo oferecer aos discentes a inserção nestas atividades de iniciação científica e inovação tecnológica, devolvendo à sociedade cidadãos capazes de sanar as lacunas abertas ao longo do processo de ocupação territorial deste município e região.

LOCALIZAÇÃO