Diante das inúmeras demandas da sociedade, as instituições de ensino têm sido chamadas a assumir uma postura mais responsiva sobre os resultados de suas ações, especialmente no desenvolvimento de soluções para os problemas do cotidiano. Incentivos à criação de novas startups e a adoção da cultura maker têm ganhado cada vez mais espaços na sociedade e nas instituições de ensino. Tais ações têm incentivado a criação de uma cultura orientada para o “faça você mesmo" (do it yourself) ou “faça com os outros" (do it with others), emergindo novas formas de pesquisa, ensino e aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos inovadores.
O Espaço Maker visa contribuir para a iniciação científica e tecnológica dos estudantes, além de gerar outras contribuições de natureza teórica e prática, além disso, o envolvimento dos discentes na cultura maker poderá estimular o surgimento de novas startups, incentivando a dinâmica da inovação e o desenvolvimento regional.
O objetivo geral é o desenvolvimento de projetos inovadores a partir da cultura maker e da integração entre diferentes áreas do conhecimento. Tais projetos podem contribuir para o desenvolvimento do comportamento empreendedor nos estudantes participantes e, ainda, para a resolução de problemas da sociedade, gerando novas pesquisas, tecnologias, inovações e startups. Além disso, busca-se:
redução da distância entre o conhecimento teórico com a resolução de problemas práticos da sociedade;
acesso às novas tecnologias;
aproximação do conhecimento científico com a dinâmica da inovação;
desenvolvimento de projetos orientados por demandas da sociedade.
Canal no Youtube: acesse aqui!