O Projeto DECIFRA, desenvolvido no Laboratório DIMP do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, marcou presença na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento integrou também o Festival Curicaca, reunindo Institutos Federais de todo o Brasil em uma celebração da inovação, da ciência e da inclusão. A solenidade contou com a presença de autoridades nacionais, entre elas o Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, que destacaram o papel estratégico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na construção de um país mais justo, sustentável e acessível.
Durante o evento, o Projeto DECIFRA apresentou ao público nacional soluções criativas para a produção de ferramentas de moldagem e placas táteis, visuais e acessíveis, desenvolvidas com tecnologias de modelagem 3D e manufatura aditiva. O estande do projeto se destacou principalmente pela sua proposta interativa, permitindo aos visitantes acompanhar de perto o processo de fabricação das placas táteis, visuais, objetos temáticos, de conhecer os materiais utilizados e compreender como a acessibilidade pode ser aliada à inovação e à sustentabilidade.
Mais do que uma exposição tecnológica, o projeto DECIFRA levou à 5ª SNEPT um exemplo concreto de educação inclusiva, inovadora e transformadora, despertando o interesse de estudantes, professores e gestores públicos pela sua abordagem interdisciplinar, que une engenharia, design e responsabilidade social. A participação do projeto demonstrou o potencial da educação profissional e tecnológica como instrumento de desenvolvimento humano e ambiental, capaz de promover autonomia, igualdade e cidadania por meio da pesquisa.
Com sua participação em um dos mais importantes eventos educacionais do país, o projeto é mais do que uma pesquisa, o projeto representa um movimento e um compromisso coletivo de estudantes e educadores dedicados a transformar a tecnologia em um meio de inclusão e autonomia. Ao integrar ciência, criatividade e empatia, o projeto reafirma o poder da educação pública em gerar soluções que ultrapassam os limites da sala de aula e alcançam a sociedade.
A cada nova, ferramenta ou placa tátil, visual desenvolvida, o Projeto DECIFRA reafirma o compromisso do IFSul com a construção de uma sociedade mais acessível e sustentável. O projeto demonstra, na prática, que a verdadeira inovação nasce quando o conhecimento técnico se une à sensibilidade social, transformando ideias em soluções concretas que promovem autonomia e inclusão.