O profissional técnico em montagem e manutenção de computadores deve possuir várias ferramentas, como chaves de fenda, chave Philips, alicates, fita isolante, etc. A seguir as ferramentas imprescindíveis de um profissional da área:
Kit de ferramentas: esse é realmente indispensável! Ele contém diversas chaves que te permitirão abrir e fechar seu equipamento.
Os kits podem ser bem variados e conterem tipos e tamanhos de ponteiras variados, como os de precisão (ponteiras menores e voltadas para manutenção de notebooks e celulares), bem como pinças e espátulas como o da imagem ao lado.
Multímetro: o 'multi' esta associado às múltiplas funções de aferição que este equipamento tem! No caso mais comum, os tipos de aferição são tensão, resistência e corrente.
É uma ferramenta que serve para verificar, a exemplo: (1) se fontes, pilhas ou baterias estão produzindo tensão suficiente; (2) se o circuito está conduzindo energia e a corrente está adequada.
Pulseira anti estática: colocada no pulso e a ponta fixada em superfície metálica, a pulseira descarrega a energia estática do corpo, evitando assim danos aos componentes eletrônicos sensíveis.
Chave de fase: chave de fenda que possui lâmpada indicadora de pólo com fase (tensão elétrica). Utilizada para verificar qual o pólo dos terminais de uma tomada. As tomadas mais comuns são monofásica (polo + neutro = 110v - imagem ao lado) ou bifásica (polo + polo = 220v) .
Lembrando! Na energia alternada, o pólo da tomada energizado alterna entre positivo e negativo várias vezes por segundo. Repetindo, este é pólo chamado de fase.
Os outros terminais da tomada são o neutro e o terra. O neutro estará presente nas tomadas monofásicas e servirá para fechar o circuito elétrico. O terra serve como saída de sobrecarga de energia da sistema elétrico, desde que o imóvel tenha aterramento.
Ferro de solda elétrico: possui uma ponta que aquece e derrete a solda, normalmente o estanho: metal condutor com ponto de fusão (derretimento) baixo.
A solda tem duas funções, a conexão elétrica, como também a conexão mecânica entre fios e/ou componentes eletrônicos a circuitos.