Ei pessoal,
Esta semana falaremos sobre resfriamento de computadores. Já sabemos o que são ventoinhas, bem como o que são coolers (dissipador metálico + ventoinha).
Abaixo, coloco algumas perguntas para vocês refletirem e contribuírem com uma discussão no fórum:
Por que ventoinhas são necessárias?
Como dispô-las no computador?
Que prejuízo você pode ter se a refrigeração no seu computador não estiver adequada?
Quais o tipos de equipamentos e estratégias de refrigeração existem atualmente e podem ser usados?
Para a leitura, gostaria de indicar essa matéria de um blog de tecnologia: clique aqui!!
Observe que você já é capaz de ler esse tipo de conteúdo porque agora já conhece os termos usados. Se houver algum que ficou na dúvida, não exite em perguntar.
Boa semana e boa diversão.
Como sugestão, investigue! Utilize alguma ferramenta para descobrir as temperaturas dos seus componentes e se eles estão em temperatura saudável ou se você está matando aos poucos seu equipamento.
Estando no Windows, você pode usar a ferramenta HWMonitor para verificar essas temperaturas! Ficou na dúvida de qual link baixar? Neste você baixa a versão 1.43!
Algumas temperaturas normais:
HDD (Hard Disk Drive): entre 20 e 30 ºC
Processadores: recomendado que fique o mais frio possível, mas se você conseguir mantê-lo sempre abaixo de 70ºC, não terá problemas. Recomendo que investigue no fabricante qual a máxima temperatura o seu processador suporta.
PCH (Plataform Controller Hub): está relacionada ao chipset da placa-mãe. É importante manter em temperaturas como do processador, abaixo de 70ºC. Você já estaria expondo o PCH a temperaturas críticas se deixá-lo acima de 80ºC.
A temperatura do HDD WD (marca Western Digital) de 500 GB ao lado pode gerar mal funcionamento, perda de dados, lentidão no sistema até culminar em parada de funcionamento total.
Espera-se temperaturas altas do PCH, mas se sua máquina está travando e observou temperaturas como essas, pode estudar limpar a máquina, melhorar a circulação de ar e/ou incluir um dissipador/cooler no chip.
Quais as temperaturas do seu equipamento? Que ferramenta usou para aferir?
Como funciona o esquema de resfriamento do seu equipamento? Investigue e faça um desenho por onde o ar entra e por onde ele sai!
As temperaturas que você aferiu estavam saudáveis? Se não, o que pode fazer para melhorar?