1 - Pré-História
A história da computação começa no início da civilização, quando os povos pré-históricos começaram a contar. As primeiras tentativas cômputo (contagem) que se têm registro vieram a partir da descoberta das primeiras ferramentas de tabulação dos dados e a manutenção dos seus registros.
Nesse período, destaca-se o ábaco (2500 a.c.), ferramenta feita com pedras (daí o termo cálculo) organizada em varetas representando as unidades, dezenas, centenas, etc.
O ábaco foi utilizado para a a automatização de cálculos simples de soma, subtração, multiplicação e divisão.
Exemplos de ábacos
Outras ferramentas também se destacaram nesse período, como o calendário Maia, as ferramentas utilizadas na construção das grandes pirâmides do Egito, e os sistemas védicos de numeração (invenção do zero), dentre outros.
Imagem ilustrativa de como se supõe que os egípcios ergueram blocos pesados para a construção das pirâmides do Egito no périodo do Antigo Império.
Os calendários Tzolkin (esq) e Haab,
Os calendários Tzolkin e Haab combinados.
2 - Era Mecânica
Era marcada pela construção de artefatos mecânicos, algumas com grande complexidade de operação, que realizaram cálculos mais complexos que o ábaco.
Dentre esses artefatos, destacam-se:
1642, o matemático francês Blaise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da história, a Máquina de Pascal. Realizava apenas soma e subtração, porém em valores maiores que o ábaco. Em 1672, o alemão Gottfried Leibnitz incluiu na máquina as operações de divisão e raiz quadrada.
Em 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico (Máquina Analítica), que aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões. Além disso, instruções e comandos podiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registradores primitivos. A precisão chegava a 50 casas decimais.
Máquina de Hollerith.
O conceito de cartões desenvolvido no Tear Programável foi muito útil para a realização do censo de 1890 nos Estados Unidos. Na ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerou todo o processo de computação de dados.
3 - Era Elétrica
Os esforços dos aliados durante a segunda guerra mundial (por volta de dos de 1940), demandou cálculos complexos de balística e decifração de mensagens criptografadas.
Dentre os cientistas destacarem-se John von Neumann e Allan Turing.
Von Newmann propôs a base de todos os computadores modernos, o modelo de Von Newmann, em que todo computador possuísse : CPU, memória, entra e saída de dados em unidades separadas e interconectadas. Esse modelo foi base para os primeiros computadores: ENIAC, Mark I (1944) e até os atuais.
ENIAC (1946): utilizado para cálculos balísticos
Colossus, criado por Allan Turing, auxiliou na quebra do código secreto de comunicação alemã.
4 - Era Eletrônica
Era marcada pela criação do transistor, tecnologia amadurecida nas décadas de 60 a 70. Substituiu a válvula, com funções parecidas: o controle, do fluxo elétrico pelo circuito. Porém o transistor é menor, consome menos energia e dissipa menor calor que a válvula, além de ser mais resistente.
O transistor permitiu a diminuição dos computadores e o início do processo de popularização. Porém na década de 60, somente as grandes instituições tinham condições de ter os chamados mainframes, ou computadores corporativos.
5 - Era da Microeletrônica
Era marcada pela miniaturização dos componentes eletrônicos com o advento do microchip, circuitos minúsculos contendo milhares de transistores.
Nessa era, década de 70 a 80, houve um grande advento tanto de software (sistemas operacionais UNIX, Windows, linguagens C, PASCAL, etc) e no hardware, os micro computadores pessoais, que se tornaram eletrodomésticos de uso comum, apesar do atraso da sua chegada no Brasil.
6 - Era da Portabilidade
Era marcada pelos dispositivos móveis (celulares, laptops, notebooks, palmtops, etc).
Houve a integração entre telefonia e computação, reunindo em um só aparelho funções de telefone e informática.
Nessa era houve um boom no uso desses artefatos, popularizados principalmente pelo uso das redes sociais.
Futuro ?
Computador quântico da google.
Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa, mas é mais reconhecida hoje em dia por ter escrito e publicado o PRIMEIRO ALGORITMO para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.
Assista ao vídeo sobre a evolução dos computadores!