Sobre o Projeto

Durante a elaboração da metodologia de ensino, o docente se preocupa em quais ações e procedimentos serão adotados, para que sejam alcançados os objetivos de aprendizagem. Muitas vezes, uma das maiores dificuldades enfrentadas por alguns docentes é como elaborar essa metodologia de tal forma que conecte aspectos teóricos e práticos, para ofertar aos seus discentes uma formação crítico-reflexiva e ao mesmo tempo aplicada, mediante às exigências do mercado de trabalho. De acordo com Fontana & Fávero (2013, p.3) a reflexão e o pensamento crítico consciente, contribuem para ocasionar mudanças, conduzir a novas pistas e trazer soluções de problemas de aprendizagem por meio de sua atuação.

Para auxiliar nisso, muitos docentes têm recorrido à determinadas metodologias para unir teoria e prática. Dentre elas, podemos citar a Sala de Aula Invertida, onde segundo Valente (2014, p. 85) o aluno faz a internalização do conteúdo a ser trabalhado previamente, e posteriormente, a sala de aula passa a ser o local onde esse conteúdo é trabalhado e discutido, e podemos citar também, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL), onde segundo Grotta & Prado (2018, p.3) a realização e o desenvolvimento de projetos e produtos finais guiam a construção do conhecimento e da aprendizagem por meio de diversas atividades e tecnologias.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais é uma instituição que possui 10 campi que possuem o objetivo de ofertar educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade. Dentre os 10 campi, no campus Manhuaçu, de acordo com relatos do quadro de seus servidores, alguns possuem dificuldade em operar aplicativos de escritório do G Suite, serviço disponibilizado pelo Google com diversas ferramentas com soluções corporativas que auxiliam nas tarefas de dia a dia de uma empresa.

Em razão do problema apontado, a principal motivação desse projeto é por meio da Utilização de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos com os alunos do primeiro semestre do ano de 2020 (2020/01) do curso Técnico de Informática do campus Manhuaçu, a criação de um glossário virtual contendendo uma breve explicação através de vídeos, das principais funcionalidades dos aplicativos de escritório que os referidos servidores apontaram possuir dificuldades. Espera-se que esse glossário auxilie os servidores em suas atividades, bem como diminua quaisquer dúvidas ou obstáculos na utilização dessas ferramentas.


Créditos


Edição

DANIEL SILVA BERBERT

DANIELA FOQUER VERGILIO

FELIPE TOBIAS CORDEIRO SANCHES


Gravação/Roteiros

ABRAÃO GRAIZE DA SILVA FARIA

BRUNO OLIVEIRA VIANA VALENTIM

CARLOS MAGNO DA SILVA LOPES

CLARA DE SOUZA COELHO

GABRIELA DE CARVALHO BRITO

JEFFERSON FRANCISCO DE SOUZA

JULIANA MARTINS VIEIRA

KALLEB SOUZA PRADO SILVA

NATHAN GONÇALVES COSTA DIAS

OSCAR LIMA PEREIRA JUNIOR

PEDRO FIGUEIREDO GOMES

RUTE APARECIDA DE SOUZA COELHO

SAMUEL MILENA DA SILVA

SAMUEL VICENTE GOMES DO CARMO

WESLEY DIAS DA SILVA GOMES


Equipe de docentes envolvidos

CARLOS ALBERTO SALAZAR MERCADO

ELDER STROPPA

LOHAM SANTOS DA SILVA


Coordenador do projeto

LOHAM SANTOS DA SILVA