Espaço de Criatividade

Breve história

Após criação de grupo de trabalho para elaboração de um regimento, implementado pela Portaria 88/2018, segue-se a institucionalização do NAC pelo Conselho de Campus, que o submete à chancela da Coordenação de Extensão do Campus Petrolina Zona Rural. Posteriormente, a portaria 43/2019 insititui a equipe de trabalho para o primeiro ano de funcionamento do núcleo.

No entanto, cabe ressaltar o Núcleo de Música, antecessor do NAC, cuja existência, fincada na estrutura física onde hoje funciona o Núcleo de Arte e Cultura, contribuiu para melhores possibilidades de trabalho, tanto do ponto vista material, com a aquisição de instrumentos e equipamentos, ampliando o quantitativo já existente no campus, assim como para a melhoria do espaço físico, impulsionada pelo desenvolvimento das atividades.

O núcleo de Música incrementou a adesão para ampliação e apoio às atividades culturais no campus Petrolina Zona Rural. Contribuiu para o fortaleciemento de elos de ligação entres agentes culturais do campus, firmando parcerias em projetos como o “Quintas Culturais” (com Rosângela Silva de Carvalho, Antonise Coelho, Ana Rita Leandro), promovendo cursos de formação na área, incentivando a criação de bandas de música popular pelos estudantes, proporcionando orientação, espaço para ensaios e instrumentos musicais. O antigo Núcleo de Música também foi responsável pela sonorização de eventos da instituição até a chegada de profissional da área, nosso colega Edivaldo Cadeira do Prado.

As atividades educativas em música do Núcleo de Música iniciaram no mês de agosto de 2012, alguns meses após o preenchimento da vaga para cargo de professor de Arte/Música no campus Petrolina Zona Rural, em vacância há mais ou menos seis meses.

Algumas ações foram necessárias para levantamento das demandas e organização do espaço, sendo realizado inventário de equipamentos e instrumentos do setor.

Em 2013 foram formalmente solicitadas adequações do espaço através de memorando à então Direção de Ensino. Em 2014 o Núcleo de Música é transformado em projeto de extensão.

Estrutura interna equipada para aula de violão

Situação atual

Nesse período melhorias foram realizadas, como a colocação de forro pvc, instalação de aparelhos de ar condicionado nas duas salas menores do núcleo.

Também foram adquiridos, nesse intervalo de tempo, mobiliário (armários, mesas, cadeiras) e instrumentos musicais para a reestruturação da Banda de Marcha do Campus. Somando-se a isso, as solicitações de aquisição de computadores e instalação de internet com wi-fi, constituiram um significativo aporte para melhoria dos serviços prestados à comunidade interna e externa.

O espaço de atendimento à comunidade, sala maior do núcleo, recebeu, em 2019, climatização, ampliação do palco, rampa de acessibilidade, janelões de vidro e serviço de pintura, durante reforma solicitada para o já instituido NAC.

A equipe de trabalho, constituida por representantes das categorias docente, técnico administrativo e discente, uniu esforços para a colocação de película em todas as janelas, no intuito de proporcionar o funcionamento adequado do projeto de cinema (Cine Alumiar) do NAC.

Em parceria firmada com a Univasf através da artista plástica Clarissa Campelo, professora do Curso de Artes Visuais do Campus Juazeiro, foi realizada intervenção artística na área externa do prédio do núcleo, com alunos da disciplina “Pintura Urbana”, ministrada pela professora.