Eletromagnetismo aplicado a terapias médicas

Voluntários para atividades de IC 

Se você é aluno do IFSC, veja abaixo algumas oportunidades de atividades de pesquisa, como aluno de iniciação científica voluntário (sem bolsa).  Ao finalizar as atividades,  se emitirá uma declaração de até 40 hrs de atividades de pesquisa por semestre como participante de grupo de pesquisa sob a orientação do professor. 

Em caso de interesse, entrar em contato: roddy.romero@ifsc.edu.br

Datalogger de temperatura portátil compatível com experimentos de eletroporação e hipertermia em laboratório.

As atividades a serem realizadas serão como aluno voluntário dentro de projeto de pesquisa vigente aprovado no edital 01/2023 PROPPI PIBIC-EM .

O aluno(s) interessados deverá desenvolver um protótipo funcional de datalogger capaz de:

O projeto se situa na necessidade de desenvolvimento de instrumentação customizada para ensaios de eletroporação e hipertermia, temas de pesquisa do professor proponente. O foco do desenvolvimento no contexto do PI é o datalogger, porém, uma vez funcional, ele será testado em conjunto com os sensores (T1-T4) distribuídos numa configuração que consiste em amostra aquecida em banho maria através de chapa quente(aquecedor) + agitador, conforme a imagem (anexo). No momento não há recursos disponíveis, porém acredita-se que pelo menos 90% dos componentes possam ser encontrados no almoxarifado incluindo microcontrolador + display (sugere-se utilizar o ESP OLED), e sensores, além de outros componentes passivos. Os discentes de PI2 deverão interagir com um outro aluno de ensino médio integrado em mecânica, bolsista do projeto de pesquisa, que trabalhará na elaboração de case em impressora 3D para o datalogger, e na otimização da configuração de medição da amostra e aquecedor. 

Caso o projeto do datalogger venha a ter sucesso,  o(s) discente serão convidados a dar continuação do datalogger, adicionando acionador e controle de aquecimento (hipertermia), além de poder acompanhar experimentos de eletroporação no  IEB/UFSC, e trabalhar com processamento dos dados adquiridos.  

Medidor de permissividade com cabo coaxial em aberto e VNA

As atividades a serem realizadas fazem parte de projetos futuros que envolvem aplicações do bioeletromagnetismo em altas frequências. 

O aluno deverá:

Caso seja de interesse das partes, as atividades podem ser estendidas por um periodo adicional, com o objetivo de fabricar e caracterizar materiais que repliquem tecidos biológicos.

Bolsas de pesquisa

 Se você é aluno do IFSC, veja abaixo algumas oportunidades de atividades de pesquisa, como aluno de iniciação científica bolsista e receberá atestado de participação de acordo com a carga horária prevista.

Configuração instrumental customizada para realização de experiências de eletroporação e hipertermia em laboratório, sob minha coordenação (PIBIC-EM)

Neste projeto, o aluno trabalhará no Grupo de Pesquisas em Instrumentação e Medição Aplicada do câmpus junto a professor e alunos da engenharia elétrica.  A bolsa de R$ 300,00 poderá ser implementada por até 12 meses desde Setembro de 2023, desde que o aluno não receba bolsa por outro projeto ou conte com vínculo empregatício. 

   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3899 - Ressacada, Itajaí - SC, 88307-303

Telefone: (48) 3390-1200

CNPJ 11.402.887/0013-02

O conteúdo publicado nesta página é de responsabilidade exclusiva do docente e não representa 

necessariamente a opinião do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).


Copyright © 2021 Instituto Federal de Santa Catarina IFSC

Todos os Direitos Reservados.