Técnicas de visualização

Matriz de dispersão

Uma das técnicas mais antigas e popular. Ela permite o analista visualizar o comportamento da relação entre os atributos, projetando os atributos em pares criando células mapeadas pelo eixo X e eixo Y.

Clique aqui para utilizar a Matriz de Dispersão na linguagem R.

Dispersão de dados 3d

Esta visualização é projetada em três dimensões representada pelas coordenadas X, Y e Z. Onde cada resgistro representa um ponto e as coordenadas o seu atributo, esta técnica é eficiente para identificar padrões, relações e tendências entre os atributos.


Clique aqui para utilizar a Dispersão de dados 3D na linguagem R.

Coordenadas paralelas

Está técnica representa todos os atributos em uma mesma visualização, assim permite a realização das interpretações visuais entre os atributos.


Clique aqui para utilizar a técnica de visuzaliação coordenadas paralelas na linguagem R.

Faces de chernoff

Está técnica foi idealizada por Chernoff (1973), sendo um dos primeiro trabalhos que tem como base icone. O autor sugeriu que os icones pudessem ser representados por faces, associando suas propriedades (tais como as formas da boca, cabelo e olhos) com atributo de dados.


Clique aqui para utilizar a técnica faces de chernoff na linguagem R.


Gráficos em estrela (Star Glyphs)

Nesta visualização um círculo é construído para servir como referência e do seu centro são projetadas linhas que representam os atributos que emanam como raios formando uma estrela.