ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Área do conhecimento (CAPES): 7.08.04.00-1 ENSINO-APRENDIZAGEM


OBJETIVO

O curso de especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia tem como objetivo proporcionar qualificação científica e formação profissional nas áreas de ensino, promover a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneos, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino/aprendizagem em seus diversos níveis.


PERFIL DO EGRESSO

Este curso de especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia é coerente com as políticas do Ministério da Educação. Além disso, os conhecimentos que os estudantes deverão adquirir dentro dos componentes curriculares propostos neste curso dialogarão necessariamente com a prática do trabalho pedagógico dos professores que irão atuar na Especialização, uma vez que se trata de uma proposta pautada no exercício profissional da docência.

Deste modo, esta especialização visa proporcionar qualificação científica e tecnológica e formação profissional nas áreas de ensino, promovendo a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneos.

Ao concluírem o curso, espera-se que os profissionais formados adquiram a capacidade para refletir sobre a teoria e prática, possam elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino/aprendizagem em seus diversos níveis.


REQUISITO

Conclusão do ensino superior.

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a professores e demais profissionais da área de educação que atuam ou pretendam atuar nos diferentes níveis de ensino, sendo vinculados:

– ao Instituto Federal do Paraná;

a Secretaria de Estado da Educação – SEED;

a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba – SME-TB;

a outras instituições de ensino de Telêmaco Borba e região, oriundos das diversas áreas de Educação, Ensino, Ciências, Tecnologias e áreas afins.


CARGA HORÁRIA

360 horas com tempo máximo da integralização de 30 meses, distribuídos da seguinte maneira:

200 horas de componentes curriculares obrigatórios:

160 horas de componentes curriculares optativos;

Além desta carga horária distribuída em componentes curriculares obrigatórios e optativos, o estudante deverá desenvolver as seguintes atividades:

15 (quinze) horas de atividades de estágio supervisionado;

15 (quinze) horas de atividades complementares; e

Trabalho de Conclusão de Curso –TCC na forma de Artigo.