STATUS DE OPERAÇÃO DO APARELHO
MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA (TESCAN VEGA 3) - EM OPERAÇÃO
ESPECTROSCOPIA DE RAIOS X POR ENERGIA DISPERSIVA (OXFORD X-MAX N 20) - EM OPERAÇÃO
Como agendar:
1. Acesse o Calendário de Agendamento (disponível abaixo) e escolha um horário disponível.
2. Aguarde o recebimento de um e-mail de confirmação da abertura do chamado.
Observação: O e-mail será enviado pelo sistema de chamados do Núcleo de Laboratórios do IFPA – Campus Belém, no prazo de até um dia útil, e conterá o número do chamado.
3. Após receber a confirmação, responda ao e-mail anexando o Formulário de Solicitação (também disponível abaixo para download), devidamente preenchido e assinado.
Atenção:
O formulário deve ser assinado por um docente do IFPA Belém ou por um docente colaborador de Programa de Pós-Graduação (PPG) do IFPA Belém.
Caso o formulário não seja enviado até o dia anterior à data agendada para o ensaio, o horário será automaticamente cancelado.
Os agendamentos são realizados em sessões de três horas cada, limitado a uma sessão por semana/usuário.
Na contabilização do tempo está incluso o tempo necessário para metalização, acondicionamento das amostras no equipamento e do processo de vácuo do sistema.
Em casos de extrema necessidade poderá ser agendado mais sessões na semana.
Informações Gerais sobre a Análise:
O MEV suporte até 06 (seis) amostras de no máximo 10mm de diâmetro, por operação. Quaisquer outros tamanhos de amostras, converse com o técnico do MEV antes do envio do formulário.
Para a correta realização da análise, as amostras devem estar completamente desengorduradas e secas para eliminar qualquer saída de gás de contaminação orgânica e água. O pesquisador é responsável por buscar os meios e métodos adequados para a secagem da sua amostra. Em todo caso, recomenda-se fortemente que a secagem da amostra seja realizada pelo menos 24 horas antes do ensaio e que ela seja acondicionada, após o processo de secagem e antes do ensaio, em recipientes adequados para evitar ao máximo a reumidificação.
Amostras com resquícios de umidade não serão analisadas.
Amostras que degasam e que apresentem características pastosas ou oleosos deverão ser evitadas. Nesses casos recomenda-se a utilização de microscópio que trabalhe em baixo vácuo. Mesmo assim, o técnico responsável deverá avaliar se será viável ou não a realização das análises.
A preparação da amostra para análise de MEV é obrigação do solicitante. Verifique em livros e publicações ou fale com o seu orientador para saber qual é o melhor método de preparo para observar aquilo que você deseja caracterizar em sua amostra. Se sua amostra não for condutora, será necessário recobri-la com material condutor (temos as opções de carbono e ouro).
É responsabilidade do pesquisador conhecer o método de análise, saber o que deseja visualizar no ensaio e a interpretação os resultados. Por isso, o acompanhamento do interessado durante o ensaio é imprescindível, de modo a orientar o técnico responsável pela aquisição dos dados.
Você publicou algum trabalho com apoio do LabMEV do IFPA?
Nos informe por meio do formulário disponível NESTE LINK OU ABAIXO ⬇️
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE
CALENDÁRIO DE AGENDAMENTO
Técnicos Responsáveis:
Rosinaldo Silveira: Técnico de Laboratório - área: Mineração
Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura
IFPA - Campus Belém
Av Almirante Barroso, 1155
Bloco M - Térreo