Panorama geral do trabalho

INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO¹

População (2020):

444.784

Pessoal ocupado

113.827

População ocupada

26,3 %

Renda média mensal

3,4 SM

Betim está situada estrategicamente em relação à capital Belo Horizonte e a importantes eixos rodoviários nacionais. Desde a década de 1970, o município vem se consolidando enquanto território de expansão de parques industriais e de grandes unidades produtivas.

Esse movimento também atraiu força de trabalho para o município, o que resultou na expansão e na ocupação desordenada do espaço urbano. Na década de 1990, houve bairros betinenses que tiveram de crescimento populacional de mais de 20% no período de 5 anos, consolidando o eixo Leste-Oeste do município que interliga o centro urbano e áreas industriais.

No início dos anos 2000, diferente do setor de serviços, os setores da construção civil, serviços industriais de utilidade pública e indústria de transformação apresentaram aumento de participação no produto estadual de Minas Gerais.

De modo geral, naquela década a produção industrial mineira tendeu a se direcionar para as áreas mais modernas e industrializadas do estado, em geral próximas ao grande mercado consumidor. Essa tendência se refletiu no mercado de trabalho de Betim: em 2003 os empregos no setor da indústria ultrapassaram o do setor de serviços.

A predominância dos empregos no setor industrial prevaleceu até o ano de 2016, conforme mostra o gráfico a seguir. Desde então, o setor de serviços é o que tem empregado mais trabalhadores no município. Frente a essa realidade, esta pesquisa busca acompanhar as tendências recentes no mercado de trabalho industrial do município.

¹ Fonte: https://cidades.ibge.gov.br

O TRABALHO NO SETOR INDUSTRIAL DE BETIM

Esta pesquisa conferiu especial atenção às ocupações do setor industrial no município de Betim. A partir dos dados da RAIS, podemos assinalar algumas tendências do mercado de trabalho nos anos recentes.

Entre as mais significativas, destacam-se o crescimento dos empregos no setores de administração pública, imobiliário, ensino, metalúrgico e de saúde.

Já nos setores de material de transporte e mecânico, que contemplam a indústria automotiva, houve uma redução significativa do número de empregos. Tendências de contração também foram observadas nos setores de produtos alimentícios, química e transporte e comunicações. A tabela a seguir sintetiza dados sobre emprego no município por setor.


EVOLUÇÃO DO EMPREGO POR SETOR (IBGE) - BETIM, 2015-2018

MOVIMENTAÇÃO DO EMPREGO EM BETIM, 2020

Admissões

32.396

Demissões

29.900

Saldo

2.496

No ano de 2020 o município de Betim teve um saldo de 2.496 empregos. O setor que mais gerou postos de trabalho foi o de produção de bens e serviços industriais.

O setor com mais desligamentos durante o ano foi o de Membros Superiores do Poder Publico, Dirigentes de Organizacoes de Interesse Publico e de Empresas, Gerentes.

Assim como ocorreu no estado de MG, os meses de abril e maio foram os que registraram o maior número de demissões no ano. A geração de novos postos de trabalho passou a ocorrer com maior intensidade a partir do mês de julho.

A faixa etária mais atingida pelas demissões é a de 50 a 64 anos (-589) e 65 anos ou mais (-113). A maior parte dos admitidos possui de 18 a 24 anos e ensino médio completo.