Painel de Monitoramento do mercado de trabalho industrial

o município de Betim

Sobre a pesquisa

A pesquisa teve o objetivo de caracterizar o mercado de trabalho em Betim tendo em vista a construção de um Painel de Monitoramento do setor industrial. Foram utilizados dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Dados adicionais foram obtidos através da "Pesquisa Indicadores Industriais" da FIEMG.

O painel visa assinalar tanto a evolução do emprego segundo ocupações quanto tendências recentes, auxiliando no planejamento e na ação de instituições educacionais e tecnológicas envolvidas na formação de mão de obra qualificada.

Disponibilizamos os resultados em dois níveis geográficos: estadual (MG) e municipal (Betim).

Mais do que apenas indicadores de atividades econômicas, esta pesquisa considera que as ocupações são socialmente segmentadas de acordo com mecanismos específicos à realidade local, e por isso devem ser observadas em nível detalhado. Especial ênfase é conferida a ocupações do setor da indústria de transformação.

Os resultados aqui apresentados possibilitam avanços na caracterização do mercado de trabalho local, visto que no Brasil em geral é escassa a produção técnica de informações dessa natureza em nível municipal. A pesquisa foi conduzida ente 2020 e 2021.

NOTA TÉCNICA, METODOLOGIA E FONTE DE DADOS

Dados sobre mercado de trabalho, conjuntura econômica e emprego serão colhidos com periodicidade trimestral em órgãos públicos e canais de informação. Dados sobre políticas de emprego, renda e desenvolvimento industrial serão coletados junto às secretarias municipais e órgãos de representação setorial.

Tabulações de frequência simples e análise multivariada serão produzidas a partir das bases de dados da RAIS e do Caged, entre os anos de 2010 e 2019. Foram utilizadas variáveis sociodemográficas e classificações de ocupações, de modo a caracterizar tendências recentes.

------------------------

RAIS - RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS
A RAIS é um registro administrativo, que recebe dados informados por empresas ou estabelecimentos. A RAIS foi criada originalmente para fins trabalhistas e para suprir as necessidades de controle, estatística e informações das entidades governamentais da área social.A principal vantagem dessa fonte de informação é a sua abrangência, uma vez que permite o cruzamento de variáveis, englobando níveis ocupacionais, setoriais e geográficos, incluindo o nível municipal. A RAIS foi instituída pelo Decreto nº 76.900, de 2 de dezembro de 1975,com a finalidade de suprir as necessidades de controle, estatística e informações das entidades governamentais da área social.Trata-se de um registro administrativo de periodicidade anual e constitui um instrumento imprescindível para o cumprimento das normas legais, como também é de fundamental importância para o acompanhamento e a caracterização do mercado de trabalho formal brasileiro.A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPRT-ME) mantém um sistema de consulta aos dados da RAIS para comprovação de vínculos dos trabalhadores e possui, desde 1987, o Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), que tem por objetivo divulgar informações estatísticas oriundas dos registros administrativos à sociedade.
Características
  • Natureza do levantamento: Registro Administrativo.
  • Periodicidade: anual. As declarações são prestadas geralmente no período de janeiro a março e referem-se ao ano anterior
  • Abrangência geográfica: todo o território nacional.
  • Desagregação geográfica: Brasil, Regiões Naturais, Mesoregiões, Microregiões, Unidades Federativas e Municipais.
  • Cobertura: universo do mercado formal brasileiro.
  • Principais variáveis investigadas empregos em 31 de dezembro e admitidos e desligados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, tempo de serviço e rendimentos, desagregados em nível ocupacional, geográfico e setorial. Contém informações sobre número de empregos por tamanho de estabelecimento, massa salarial e nacionalidade do empregado.
  • Número de estabelecimentos declarantes: segundo os dados de 2009, entre os 7,4 milhões de estabelecimentos que declararam a RAIS, cerca de 4,2 milhões correspondem a RAIS Negativa, e 3,2 milhões, a RAIS com vínculos empregatícios.
  • Rendimentos: representa a remuneração média, em salário mínimo, no período vigente do ano-base, da força de trabalho empregada. Para efeito estatístico, não são consideradas as remunerações referentes ao 13º salário.

------------------------

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

O CAGED constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pela Lei 4.923 de 23/12/1965, quando instituiu-se a obrigatoriedade das informações sobre admissões, desligamentos e transferências.
Características
  • Natureza: Registro Administrativo.
  • Periodicidade: mensal. As declarações de estabelecimentos com movimentação são prestadas até o dia 7 do mês subsequente, exceto para o trabalhador em percepção do Seguro-Desemprego, cuja declaração deve ser enviada no dia do inicio das atividade.
  • Processamento: essas informações, após processadas, apresentam duas séries distintas: uma, com origem em jan/85 se prolongando até dez/97 e outra com início em jan/92, em nível mais agregado, e desagregado a partir de 1996.
  • Abrangência: todo o território nacional.
  • Desagregação geográfica: Brasil, Regiões Naturais, Mesoregiões, Microregiões, Unidades Federativas e Municipais.
  • Cobertura: varia de acordo com a área geográfica. A média situa-se em torno de 85% do universo de empregados celetistas.
  • Principais variáveis investigadas: um conjunto de informações que possibilita o cálculo do índice de emprego, taxa de rotatividade e a flutuação de emprego, desagregados em nível geográfico, setorial e ocupacional. Permite igualmente a obtenção de dados sobre os atributos dos empregados admitidos e desligados: gênero, grau de escolaridade, faixa etária, salários e tempo de emprego.
  • Número de estabelecimentos declarantes: cerca de 900 mil por mês.
  • Rendimentos: representam os salários de fluxo dos admitidos e desligados, e não da totalidade do estoque de trabalhadores. Correspondem aos salários que constam na Carteira de Trabalho.


http://pdet.mte.gov.br/o-que-e-caged


Equipe

Prof. Dr. Gustavo Taniguti

Docente (coordenador)

Evellyn Fernanda de Almeida Lima

Engenharia de Controle e Automação

Rodrigo Ribera Descarpontriez

Técnico em Controle e Automação