A pesquisa teve o objetivo de caracterizar o mercado de trabalho em Betim tendo em vista a construção de um Painel de Monitoramento do setor industrial. Foram utilizados dados extraídos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Dados adicionais foram obtidos através da "Pesquisa Indicadores Industriais" da FIEMG.
O painel visa assinalar tanto a evolução do emprego segundo ocupações quanto tendências recentes, auxiliando no planejamento e na ação de instituições educacionais e tecnológicas envolvidas na formação de mão de obra qualificada.
Disponibilizamos os resultados em dois níveis geográficos: estadual (MG) e municipal (Betim).
Mais do que apenas indicadores de atividades econômicas, esta pesquisa considera que as ocupações são socialmente segmentadas de acordo com mecanismos específicos à realidade local, e por isso devem ser observadas em nível detalhado. Especial ênfase é conferida a ocupações do setor da indústria de transformação.
Os resultados aqui apresentados possibilitam avanços na caracterização do mercado de trabalho local, visto que no Brasil em geral é escassa a produção técnica de informações dessa natureza em nível municipal. A pesquisa foi conduzida ente 2020 e 2021.
Dados sobre mercado de trabalho, conjuntura econômica e emprego serão colhidos com periodicidade trimestral em órgãos públicos e canais de informação. Dados sobre políticas de emprego, renda e desenvolvimento industrial serão coletados junto às secretarias municipais e órgãos de representação setorial.
Tabulações de frequência simples e análise multivariada serão produzidas a partir das bases de dados da RAIS e do Caged, entre os anos de 2010 e 2019. Foram utilizadas variáveis sociodemográficas e classificações de ocupações, de modo a caracterizar tendências recentes.
------------------------
RAIS - RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS------------------------
CAGED - Cadastro Geral de Empregados e DesempregadosDocente (coordenador)