Desde 1996, as políticas curriculares educacionais da educação brasileira do Ensino Médio e da educação profissional possuem como princípios educativos e pedagógicos o trabalho e a pesquisa e, portanto, têm se voltado para a igualdade de acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Nesse sentido, é fundamental oportunizar aos estudantes momentos de escolha, de produção, de autoria, de aprendizagem e curiosidade, de reflexão, de erro, de descoberta e de relações coletivas.
Diante disso, em 1996, um grupo de professores da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS), atual Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul, motivou o desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa que foram socializados num evento interno denominado Feira Interdisciplinar de Matemática Aplicada (FEIMA), que ocorreu em 4 edições. Os projetos participantes das FEIMAs tinham como foco integrar conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento e eram desenvolvidos de forma extracurricular e extraclasse.
No ano de 2000, o coletivo de professores da então EAFRS decidiu ampliar as áreas de participação no desenvolvimento dos projetos, o que levou a uma outra nomenclatura - Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico (FETEC). Desde sua origem, o objetivo central da FETEC é proporcionar a interação com a comunidade através da socialização e publicização de ações de pesquisa, de ensino e/ou de extensão.
No ano de realização da II FETEC (2001) foi inserido no currículo do Ensino Médio o componente curricular “Projeto de Iniciação Científica” e que, numa perspectiva histórica, até 2009, os trabalhos apresentados nas edições da FETEC eram, na sua maioria, projetos desenvolvidos nesse componente curricular. Outro marco data 2010, quando aconteceu a XI FETEC e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos (MTA), que oportunizou a exposição de protótipos e projetos de pesquisa, de extensão e de ensino em desenvolvimento. No mesmo ano, como Campus do IFC, a instituição, manteve e implantou cursos de Ensino Médio integrados aos cursos técnicos, implantou cursos de formação inicial e continuada e cursos superiores (Licenciaturas e Bacharelados).
Desde então a FETEC também se ampliou de modo a incentiva a participação de todos os cursos do campus e também trabalhos desenvolvidos pela comunidade. Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia COVID-19, a XXI e a XXII FETEC aconteceram na modalidade virtual, contudo continuou sendo um ambiente de integração com a comunidade através da socialização e publicização de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidos pela comunidade interna e externa do IFC - Campus Rio do Sul – IFC. A partir de 2022, com o retorno das atividades presenciais, a FETEC voltou a ser realizada de forma presencial contando com a participação da comunidade externa. Em 2024 foram 8 trabalhos da comunidade abrilhantando o evento.
Na edição de 2025 comemorou-se os 25 anos de FETEC com recorde de trabalhos inscritos:
Foram 207 trabalhos (197 do IFC campus Rio do Sul e 10 da comunidade externa);
336 expositores/apresentadores (315 do IFC campus Rio do Sul e 21 da comunidade externa);
79 (Co)Orientadores (sendo 09 orientadores de trabalhos externos);
advindos de instituições de ensino de redes pública (municipal, estadual e federal) e privada;
Os trabalhos foram inscritos nas categorias: I - Estudante - Ensino Técnico integrado/Subsequente - IFC Campus Rio do Sul (92); II - Estudante - Ensino Superior - IFC Campus Rio do Sul (103); III - Servidor - IFC Campus Rio do Sul (01); IV - Egresso - IFC Campus Rio do Sul (01); V - Comunidade - Estudante da Educação Básica (10).
Os trabalhos foram inscritos em quatro modalidades: a) Pesquisa e Inovação (157); b) Ensino (12); c) Extensão (12); e c) Ações integradas (14). Destacamos que os trabalhos da comunidade externa não foram classificados quanto à modalidade. Além disso, também considerou-se duas tipologias: a) trabalhos concluídos (167); e b) trabalhos em desenvolvimento (40).
Em relação à visitação pública, se alcançou um quantitativo de 1500 pessoas, aproximadamente. Dentre esse público estavam interessados servidores e estudantes do campus, professores e estudantes de várias unidades escolares, bem como membros comunidade em geral. Desses últimos, foram 708 pessoas oriundas de 16 escolas (18 delegações) dos municípios de Agrolândia, Agronômica, Aurora, Presidente Nereu, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Rodeio, Taió e Timbó.
E você, já conhece a FETEC?
Convidamos você a estar conosco no evento para prestigiar os trabalhos!