Desde 1996, as políticas curriculares educacionais da educação brasileira do Ensino Médio e da educação profissional possuem como princípios educativos e pedagógicos o trabalho e a pesquisa e, portanto, têm se voltado para a igualdade de acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Nesse sentido, é fundamental oportunizar aos estudantes momentos de escolha, de produção, de autoria, de aprendizagem e curiosidade, de reflexão, de erro, de descoberta e de relações coletivas.
Diante disso, em 1996, um grupo de professores da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS), atual Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul, motivou o desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa que foram socializados num evento interno denominado Feira Interdisciplinar de Matemática Aplicada (FEIMA), que ocorreu em 4 edições. Os projetos participantes das FEIMAs tinham como foco integrar conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento e eram desenvolvidos de forma extracurricular e extraclasse.
No ano de 2000, o coletivo de professores da então EAFRS decidiu ampliar as áreas de participação no desenvolvimento dos projetos, o que levou a uma outra nomenclatura - Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico (FETEC). Desde sua origem, o objetivo central da FETEC é proporcionar a interação com a comunidade através da socialização e publicização de ações de pesquisa, de ensino e/ou de extensão.
No ano de realização da II FETEC (2001) foi inserido no currículo do Ensino Médio o componente curricular “Projeto de Iniciação Científica” e que, numa perspectiva histórica, até 2009, os trabalhos apresentados nas edições da FETEC eram, na sua maioria, projetos desenvolvidos nesse componente curricular. Outro marco data 2010, quando aconteceu a XI FETEC e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos (MTA), que oportunizou a exposição de protótipos e projetos de pesquisa, de extensão e de ensino em desenvolvimento. No mesmo ano, como Campus do IFC, a instituição, manteve e implantou cursos de Ensino Médio integrados aos cursos técnicos, implantou cursos de formação inicial e continuada e cursos superiores (Licenciaturas e Bacharelados).
Desde então a FETEC também se ampliou de modo a incentiva a participação de todos os cursos do campus e também trabalhos desenvolvidos pela comunidade. Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia COVID-19, a XXI e a XXII FETEC aconteceram na modalidade virtual, contudo continuou sendo um ambiente de integração com a comunidade através da socialização e publicização de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidos pela comunidade interna e externa do IFC - Campus Rio do Sul – IFC. A partir de 2022, com o retorno das atividades presenciais, a FETEC voltou a ser realizada de forma presencial contando com a participação da comunidade externa. Em 2024 foram 8 trabalhos da comunidade abrilhantando o evento.
Neste ano completamos 25 anos de FETEC, uma data a celebrar!
Esperamos você!