Projetos norteadores das atividades do Núcleo

Identificação de plantas medicinais nativas como alternativa de uso sustentável da biodiversidade e desenvolvimento regional
Luciano da Silva Lima - Coordenador 
Descrição: Plantas medicinais têm sido largamente utilizadas como fonte terapêutica alternativa e é de fundamental importância a realização de estudos que caracterizem quimicamente para que este conhecimento possa ser utilizado no desenvolvimento regional. Muitas plantas vêm sendo exploradas comercialmente fruto do potencial fitoterápico e a busca por novas fontes de plantas que podem ser comercializadas surge como uma necessidade atual do mercado e até mesmo, como opção para o desenvolvimento econômico de forma sustentável das comunidades que vivem em torno de regiões de grande biodiversidade. Nesse cenário, o Extremo Sul da Bahia concentra uma ampla faixa da Mata Atlântica de rica biodiversidade com potencial de plantas com atividades farmacológicas com potencial comercial e muitos desses vegetais encontram-se em perigo e podem se perder com o crescimento urbano e suas consequências ambientais. Dessa forma, torna-se necessário a investigação química e farmacológica de plantas da região para que possam ser utilizadas para fins medicinais de interesse comercial, como alternativa de uso sustentável da Mata Atlântica pela descoberta de plantas com perfil químico e biológico semelhantes a plantas que já são comercializadas em locais especializados. Outros aspecto relevante abordado no projeto, trata-se da preparação de solventes eutéticos para a extração dos constituintes bioativos das plantas como opção mais limpa do que os solventes orgânicos que normalmente são usados nos procedimentos extrativos. Estes solventes apresentam como principal característica a menor toxidez e podem ser reutilizáveis. Portanto, o presente projeto visa a comparação dos perfis químicos de extratos de plantas que já são comercializadas e nativas da mesma espécie pelo uso de ferramentas de Análises Multivariadas para prospecção de novas fontes que possam ser comercializadas por locais especializados, contribuindo para uso sustentável e comercial da biodiversidade e consequentemente o desenvolvimento da região. Além da preparação de solventes eutéticos para a extração de compostos bioativos em substituição aos solventes tradicionais utilizados como opção mais limpa de acordo aos princípios da Química Verde. 
Caracterização de espécies bioenergéticas
Allívia Rouse Carregosa Rabbani - Coordenadora
Bartolo Elias Barrios Barrios - Coordenador
Thyane Viana da Cruz - Coordenadora
A demanda crescente por energia, e a preocupação que surge devido ao uso exacerbado do combustível fóssil, fazem procurar novas alternativas de consumo energético. Uma delas são os biocombustíveis. Quando trata-se de plantas como matéria-prima, busca-se, geralmente, encontrar espécies adaptadas ao clima, às condições hídricas, ao solo, e às diversas características próprias da região, o que as fazem ter maior rendimento e melhor desenvolvimento. Logo, a carência de informações científicas de espécies para a região nordeste impulsiona o presente projeto a estudar seu estabelecimento e caracterização dos indivíduos.
Desenvolvimento Socioambiental para a Agricultura Familiar (DSAF) 
Gabriela Narezi (UFSB) - Coordenadora

Descrição: O projeto é fruto de um processo de cooperação, com ações coordenadas de ensino, pesquisa, inovação, e extensão rural, entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (NEA-PB) da UFSB e a empresa VERACEL Celulose, envolvendo ações de interesse comum às partes, e previstas nos planejamentos estratégicos de ambas instituições, mediante suas capacidades e competências, com foco no desenvolvimento rural e socioambiental de bases sustentáveis da agricultura familiar. Possui como principais objetivos o desenvolvimento de pesquisas e articuladas às ações de extensão que busquem promover a agroecologia como estratégia produtiva sustentável para a agricultura familiar; promover a recuperação de áreas degradadas e a conservação da biodiversidade nas áreas de atuação; promover o desenvolvimento socioambiental da agricultura familiar com foco no beneficiamento e certificação de produtos, na inserção em cadeias comerciais estratégicas, na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida. 
EcoIoT: Rede de monitoramento de qualidade da água via Internet das Coisas no Extremo Sul da Bahia
Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (UFSB) - Coordenador 
O monitoramento ambiental é geralmente realizado com equipamentos caros e com dados pós-processados. Em países em desenvolvimento, o investimento necessário para esse tipo de observação é dificultado - ou mesmo inviabilizado, pelos altos custos financeiros associados. Essas limitações podem restringir a cobertura espaço-temporal e, em especial, a capacidade de compreensão dos respectivos fluxos e processos, com impactos negativos na capacidade de planejamento e gestão. Esta proposta objetiva a implementação de um sistema que utiliza a Internet das Coisas (IoT) para criação de uma rede de monitoramento da qualidade da água, de baixo custo, com dados em tempo real e de acesso público. Como vetor de envolvimento direto da sociedade, ações de ciência cidadã, além de divulgação e disseminação científica, estão no cerne da proposta. A área de estudo piloto se localiza na região de Porto Seguro (BA) e cobre parte de uma bacia hidrográfica, seu estuário e a zona costeira adjacente. Essa região ainda é reconhecida pela sua megabiodiversidade e pela presença de importantes ambientes recifais do Atlântico Sul e, portanto, compreender as trocas de energia e matéria entre continente e oceano é tarefa urgente. O sistema EcoIoT começou a ser desenvolvido e validado no mestrado de um dos componentes da equipe e despertou o interesse do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS), parceiro da proposta. Dentre as variáveis a serem monitoradas, destacam-se: temperatura da água, condutividade elétrica (salinidade), pressão (nível da água), oxigênio dissolvido, pH e turbidez. Espera-se que o EcoIoT sirva como modelo para a ampliação da qualidade, cobertura e efetividade de sistemas de monitoramento de ambientes aquáticos em escalas nacional e internacional, sobretudo para países em desenvolvimento, além de buscar a aproximação com a sociedade para compreender e valorizar a importância da preservação ambiental via acesso público de dados. 
Fórum sobre Sustentabilidade

Allison Gonçalves da Silva (coordenador)Allívia Rouse Carregosa Rabbani (coordenadora)Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani (UPE, Coordenadora)Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani (UFSB, Coordenador)Thyane Viana da Cruz (coordenadora)

Visando amenizar os impactos da interferência do homem na natureza, o IFBA tem desenvolvido ações nas três dimensões do instituto para garantir uma educação que integre a sustentabilidade na solução dos problemas locais e regionais. Com o intuito de expandir atitudes e os valores sustentáveis no dos futuros profissionais e cidadãos, principalmente pelo processo acelerado de urbanização, e escasso acesso a tecnologias que apoiem o desenvolvimento sustentável do País, propõe-se o “Fórum sobre Sustentabilidade”, espaço a ser utilizado para realização de palestras e divulgação de ações institucionais na promoção de ações ambientais.
A dinâmica de poluentes no ambiente aquático e a relação com o uso do solo e cobertura vegetal


Allison Gonçalves Silva  (coordenador)

As atividades antrópicas conduzidas à utilização de recursos hídricos afetam fortemente os ecossistemas aquáticos, provocando alterações na sua forma e composição original. São cada vez mais notórios os impactos ambientais causados pelo homem nos ecossistemas aquáticos, ocasionados principalmente pelo esgotamento sanitário inadequado, crescimento populacional exacerbado, carência de saneamento básico e uso e ocupação desordenado do solo. Cenários como esse podem estar ocorrendo em rios ubanos da cidade de Porto Seguro, como Vila, Mundaí, Mangues e Pitinga, onde são encontrados usos e ocupações do solo de forma desordenada, retirada e/ou substituição de cobertura vegetal e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ausência de sistema de esgotamento sanitário que atenda a todos os municípios, uma vez que em Porto Seguro apenas 66,7% do efluente gerado é tratado. Diante desse cenário e da ausência de monitoramentos periódicos da qualidade da água desses rios, o objetivo desse trabalho consiste em desenvolver, otimizar e validar metodologias analíticas com a técnica de espectrometria de emissão atômica com plasma induzido micro-ondas (MP-AES) para a determinação de Cd, Co, Pb, Cr, Ni, Zn, Mn todos totais e Cu dissolvido em água doce classe II (CONAMA 357/2005). Serão analisados pontos de amostragem ao longo dos rios, através dos parâmetros abióticos (oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e temperatura) as formas orgânicas e inorgânicas, dissolvidas e particuladas de nitrogênio e fósforo.

Projetos aprovados com financiamento

2023

Águas compartilhadas: avaliação da qualidade dos rios, reservatórios e lagos da fronteira do Brasil  -  Coordenador Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva -  Edital nº 03/2023/Arinter/IFBA.

Fortalecimento da resiliência socioambiental: uma parceira internacional entre Brasil, Suíça e México - Coordenadora Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani -  Edital nº 03/2023/Arinter/IFBA.

Judicialization of environmental inequalities and empowerment of traditional communities in Brazil and Mexico: comparative analyses, interdisciplinary

perspectives - Coordenadora brasileira Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani -  Edital Leading House 2023 - St. Gallen University, Suiça.

Otimização de extração verde de constituintes de plantas pelo uso de Solventes Eutéticos - Coordenador Prof. Dr. Luciano da Silva Lima -  Edital nº 03/2023/PRPGI/IFBA.

Recuperação de Sulfeto de Hidrogênioatravés do processo de dessorção gasosa - Coordenador Prof. Dr.  André Burigo Leite -  Edital nº 03/2023/PRPGI/IFBA.

2022

Agricultura Familiar, diversificada e sustentável - Coordenador UESC - Edital SECTI/FAPESB INCITE Nº 005/2022. 

Avaliação de Culturas Energéticas no Extremo Sul da Bahia   -  Coordenadora Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani  - Edital nº 14/2022/PRPGI/IFBA

Solventes eutéticos de materiais de reaproveitamento para a extração de bioativos de plantas -  Coordenador Prof. Dr. Luciano da Silva Lima -  Edital nº 25/2022/PRPGI/IFBA.

Caracterização das fenofases da Jatropha mollissima em campo experimental   -  Coordenadora Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani  - Edital nº 02/2022/PRPGI/IFBA. 

Estudo comparativo das propriedades química e físico química de óleos de pinhão-manso cultivados na Costa do Descobrimento-BA extraídos por solvente orgânico e eutético  -  Coordenador Prof. Dr. Luciano da Silva Lima  - Edital nº 05/2022/PRPGI/IFBA. 

Investigação do potencial fotoprotetor e antioxidante de espécies vegetais da mata atlântica do sul da Bahia  -  Coordenador Prof. Dr. Luciano da Silva Lima  - Edital nº 01/2022/PRPGI/IFBA. 

Micropoluentes emergentes em rios urbanos: determinação de cafeína como marcador químico de atividade antrópica -  Coordenador Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva  - Edital nº 02/2022/PRPGI/IFBA. 

Preparação de solventes extratores verdes (solventes eutéticos) para a avaliação biológica in vitro de espécies vegetais -  Coordenador Prof. Dr. Luciano da Silva Lima  - Edital nº 03/2022/PRPGI/IFBA. 

O Parque Natural Municipal Marinho do Recife de Fora em Porto Seguro – BA e sua gestão  - Coordenadora Profa. Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani  - Edital nº 13/2022/PRPGI/IFBA  

Otimização de métodos analíticos para determinação de metais tóxicos em água por espectrometria de emissão atômica complasma induzido por micro-ondas (MP AES)  - Coordenador Prof. Dr. Allison Gonçalves Silva  - Edital nº 01/2022/PRPGI/IFBA