Integrantes: Carlos Eduardo da Silva Carvalho, Hosana Lopes Francisco, Péricles Ferreira Menezes, Marco Aurélio Silva, Tânia Volkmann
Apresentação
O Instituto de Tecnologia do Paraná é uma empresa pública do governo do Estado, fundada em 1940, voltada à pesquisa e desenvolvimento de serviços nas áreas de ciência e tecnologia, com ênfase em saúde, inovação e empreendedorismo.
Está localizado em uma comunidade situada na periferia da cidade de Curitiba e devido ao alto índice de drogadição, violência e baixa renda das famílias, os jovens e adolescentes que vivem ali estão suscetíveis a um ambiente de alta vulnerabilidade social. Com vistas a contribuir com o desenvolvimento e a criação de oportunidades na região, o bairro conta com organizações da sociedade civil que desenvolvem trabalhos no contraturno escolar.
O Instituto foi muitas vezes procurado pelos dirigentes dessas instituições na tentativa de auxiliá-los com aporte financeiro, mas por se tratar de empresa pública e possuir limitações para esse tipo de auxílio, não é possível ajudá-los com recursos financeiros.
Assim, visando oferecer resposta às instituições da sociedade civil que apresentavam demandas para desenvolvimento de suas atividades foi criado, em novembro de 2018, o Programa de Voluntariado Empresarial Tecpar em Ação. O programa está dentro da Divisão de Relações Públicas do Instituto e é coordenado pela gestora da área, Hosana Lopes Francisco.
O Programa conta com 4 projetos, dentre os quais está o Tecpar em Ação Cultural que contempla 2 subprojetos, objetos deste trabalho: Teatro e Coral formados por colaboradores do Instituto (funcionários, bolsistas e estagiários).
Projetos desenvolvidos pelo Tecpar em Ação com seus subprojetos
Conheça o Programa Tecpar em Ação: https://www.tecpar.br/Pagina/Programa-de-VoluntariadoEmpresarial-Tecpar-em-Acao
Ambos os grupos foram formados em fevereiro de 2019 por solicitação do Diretor-Presidente da época com a finalidade de levar cultura para o público interno e comunidade local. Dessa forma, as apresentações do coral e peças de teatro são replicadas para as instituições (Ongs e Escolas Públicas) atendidas pelo programa de voluntariado e acontecem em datas festivas como Dia Internacional das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, Aniversário do Instituto, Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (SIPAT).
Eventualmente, as apresentações são levadas para instituições não contempladas pelo programa, desde que escolas públicas e organizações da sociedade civil.
As apresentações ofertadas para a comunidade local e instituições beneficiadas dá a eles a oportunidade de ter contato com projetos de arte e cultura, o que para muitos não é possível de outra forma. Além disso, pode-se destacar os seguintes benefícios:
-Integração e Engajamento Comunitário: fortalece os laços entre a instituição e as pessoas que vivem ao seu redor, promovendo um senso de pertencimento e engajamento por parte dos colaboradores e da própria comunidade; Conheça o Programa Tecpar em Ação: https://www.tecpar.br/Pagina/Programa-de-VoluntariadoEmpresarial-Tecpar-em-Acao
-Promoção da Cultura e das Artes: contribui para a promoção da cultura e das artes, oferecendo entretenimento e enriquecendo o cenário cultural local;
-Impacto Social Positivo: As apresentações podem ter um impacto social positivo, proporcionando momentos de alegria, reflexão e inspiração para os membros da comunidade, especialmente em locais onde o acesso à cultura é limitado. RESULTADOS ALCANÇADOS NO PERÍODO 2019-2025 Para que os grupos recebam capacitação e se preparem para as apresentações são contratados professores de teatro e maestro regente de coral e disponibilizadas 1h30 semanais, dentro do horário de expediente. As apresentações são sempre um sucesso e sinônimo de “casa” cheia. O que demonstra a importância da atividade para a comunidade interna e externa. Como benefícios aos integrantes do Coral e Teatro, em função da capacitação recebida, destaca-se: -Integração e Engajamento: promove a integração entre os colaboradores, estimulando o trabalho em equipe e o senso de pertencimento à instituição e proporciona um momento de lazer, levando música e teatro para as pessoas atendidas pelas instituições cadastradas no programa; -Desenvolvimento Pessoal: contribui para o desenvolvimento pessoal dos participantes, ajudando a melhorar a autoconfiança, a expressão emocional e a comunicação interpessoal; -Redução do Estresse: cantar, dançar e atuar podem proporcionar uma válvula de escape para o estresse do dia a dia, ajudando os colaboradores a relaxarem e a lidar de forma mais positiva com as demandas do trabalho.
RESULTADOS ALCANÇADOS NO PERÍODO 2019-2025
Para que os grupos recebam capacitação e se preparem para as apresentações são contratados professores de teatro e maestro regente de coral e disponibilizadas 1h30 semanais, dentro do horário de expediente.
As apresentações são sempre um sucesso e sinônimo de “casa” cheia. O que demonstra a importância da atividade para a comunidade interna e externa.
Como benefícios aos integrantes do Coral e Teatro, em função da capacitação recebida, destaca-se:
-Integração e Engajamento: promove a integração entre os colaboradores, estimulando o trabalho em equipe e o senso de pertencimento à instituição e proporciona um momento de lazer, levando música e teatro para as pessoas atendidas pelas instituições cadastradas no programa;
-Desenvolvimento Pessoal: contribui para o desenvolvimento pessoal dos participantes, ajudando a melhorar a autoconfiança, a expressão emocional e a comunicação interpessoal;
-Redução do Estresse: cantar, dançar e atuar podem proporcionar uma válvula de escape para o estresse do dia a dia, ajudando os colaboradores a relaxarem e a lidar de forma mais positiva com as demandas do trabalho.
RESULTADO EM NÚMEROS
Este resultado refere-se aos anos de 2019 e 2023-2025, uma vez que as atividades foram interrompidas em função da pandemia e retomadas em 2023.
CONSIDERAÇÕES
Para pensar em uma espécie de balanço do programa, pode-se recorrer ao depoimento de um dos participantes do voluntariado enquanto colaborador, Marcelo Rolim Bento. O participante relata que, em função da sua participação no teatro, aprimorou a sua criatividade e desenvolveu a habilidade de escrita passando a escrever os roteiros das peças de teatro, o que fez com que durante a pandemia colocasse em prática seu sonho de escrever um livro.
De acordo com a coordenadora do programa “é perceptível o desenvolvimento de muitas habilidades nos demais participantes como a autoconfiança, presença de palco, desenvolvimento de habilidades de comunicação e vencimento da timidez o que tem lhes dado facilidade para falar em público”.
Ainda, deve-se frisar que o projeto de voluntariado se utiliza de mecanismos, recursos e dispositivos institucionais para promover a produção, difusão e acesso à cultura e à arte, notadamente por meio das linguagens da música e do teatro.
As peças teatrais, além de levarem e celebrarem momentos de cultura e entretenimento, buscam comunicar ideias e transmitir mensagens sobre determinada temática, contribuindo para a ressignificação de aspectos diversos da vida, além de promover empatia, respeito e valorização pelo outro.
Nesse sentido de contribuição social, demonstrando o papel potente da associação entre educação e cultura, pode-se observar a realização de peças apresentadas na SIPAT que procuram tratar de temas relacionados à prevenção de acidentes e assédio no ambiente de trabalho, bem como peças ligadas ao Dia Internacional das Mulheres que abordam as desigualdades e situações ainda vividas por elas com mensagens que tratam do respeito, valorização e igualdade de gênero.
Apresentações do Teatro e Coral para colaboradores e comunidade
Apresentação do Teatro na SIPAT
Apresentação do Teatro no evento em comemoração ao Dia das Mulheres
Peça de Natal para crianças da comunidade
Peça do Dia das Crianças em instituição da comunidade
Apresentação do Coral em Instituição apoiada pelo Tecpar em Ação
Apresentação do Coral em instituição da comunidade
Apresentação do Coral na abertura da SIPAT