Conheça mais um pouco sobre essas mulheres maravilhosas que sempre ajudam pais e alunos!
Cristiane Ely Lemke
Vanessa Mariquelly Vauchinski
Gabriella Thaís Schorn
Dia 28/06/22 fizemos algumas perguntas para a coordenadora pedagógica, Cristiane e para a psicóloga Vanessa. Foram feitas perguntas sobre o seu cargo no Núcleo Pedagógico desta escola.
A Cristiane trabalha com os planejamentos, aulas e professoras. Já a Vanessa, com relacionamentos entre alunos, conversa com os pais e trabalha os problemas dos alunos.
Primeiro perguntamos a elas sobre relacionamentos entre colegas de trabalho. Elas falaram que nunca brigam e nem discutem. Sempre compartilham ideias e pensamentos para novas coisas.
Elas disseram a nós que a maior dificuldade do trabalho é sempre ter algo a fazer. Às vezes, elas estão fazendo um bilhete e de repente tem algum aluno querendo conversar com a Vanessa. Depois, já tem uma família querendo falar com a Cristiane. Vanessa nos contou que o que ela mais gosta em seu trabalho é o contato com os alunos, a possibilidade de ajudar e orientar as questões das relações, escutar as histórias, as dúvidas e as dificuldades das crianças, ajudando-os a refletir e criar estratégias para resolverem conflitos e se tornarem pessoas melhores e mais fortalecidas. Porém ela nos disse que não gosta quando não consegue concluir suas tarefas.
Para Vanessa, a opinião dos estudantes é de extrema importância, pois ela trabalha para desenvolver o seu bem estar dos alunos.
Ela trabalha como Psicóloga há 13 anos, e na escola Oswaldo Cruz, há 6 anos. A maior conquista de Vanessa é quando ela percebe ou recebe retornos positivos dos professores, alunos e famílias que estão satisfeitos e felizes no ambiente escolar.
Cristiane diz que gosta muito de pensar ideias para atividades diversificadas com os alunos, gosta de fazer propostas que movimentam a escola, professores e alunos. Mas ela não gosta muito de lidar com situações de conflito, quando alunos desrespeitam seus colegas e/ou professores, mas ela diz que faz parte do trabalho.
Perguntamos para a Cristiane sobre as opiniões dos alunos. Ela disse que a opinião dos estudantes é de extrema importância. Ela gosta de ouvir suas colocações acerca das aulas, didática dos professores, atividades escolares. Ela sempre diz que os alunos da escola são o foco do trabalho dela. A Cristiane diz que trabalha na escola há 22 anos, mas como coordenadora, faz 1 ano e meio. Ela diz que a maior conquista dela é o respeito dos professores. Diz ela que o ambiente de trabalho é muito bom.No dia 07/07/2022, foi entrevistada a coordenadora Gabriella Thais Schorn. Ela nos contou que, em seu trabalho, adora ajudar os professores e crianças. Ainda não tem nada que ela não goste nesta função.
Ela também disse que uma das vantagens é poder liderar um grupo de professores muito qualificado e aprender todos os dias com os adultos e as crianças.
A coordenadora ainda não viu nenhuma desvantagem neste trabalho. Ela nos contou que a opinião dos alunos é fundamental, pois é para eles e por eles que ela está aqui. Gabriella está no cargo desde janeiro de 2022.
O relacionamento com os seus colegas é muito bom. Eles se dão bem, compartilham coisas entre si, trocam ideias e ela ajuda em tudo o que pode. A sua maior conquista até agora foi organizar uma semana de arte e literatura tão bonita e importante para a escola.
Para nós 3, foi muito interessante fazer esta reportagem, pois conhecemos um pouco mais sobre o núcleo pedagógico da nossa escola.