Disquete

Linha do Tempo

Disquete

Os extintos disquetes tiveram seus primeiros modelos lançados no final da década de 1960, mas só chegaram ao mercado e foram disponibilizados para o consumidor final em 1971, como componentes de produtos IBM. O disquete é um disco de armazenamento composto por um disco fino e flexível de armazenamento magnético, protegido por um invólucro de plástico quadrado. Eles são lidos e gravados por uma unidade de disquete, do inglês Floppy Disk Drive (FDD).

O que tem dentro de um disquete?

Vídeo de The Tech Lab

Os disquetes eram tão comuns na cultura do final do século XX que muitos programas de software continuam a usar ícones de salvamento que parecem disquetes até o século XXI. Eles eram usados para diversas funções em conjunto com os computadores pessoais (Personal Computer), como distribuição de software, transferência de dados e criação de backups. Antes da popularização dos discos rígidos nos PC's, os disquetes eram frequentemente usados para armazenar o Sistema Operacional do computador, que normalmente era em BASIC. 

As primeiras versões tinham oito polegadas e apenas 80 Kb de armazenamento disponível. Depois, surgiu o modelo de 5,25 polegadas e, em meados dos anos 1990, se popularizou o formato de 3,5 polegadas e capacidade de armazenamento de até 1,44 Mb. 

Como os leitores de disquetes antigos funcionavam?

Vídeo de The 8-Bit Guy.

(Ative as legendas em português)

As mídias magnéticas (Disquetes e Fitas)

Video de Computerphile.

(Áudio e legendas em inglês)

"Drives Musicais"

Algo muito característico dos drives de disquete é o barulho que eles faziam no momento da leitura/gravação. Esse barulho é gerado pelo motor de passo que controla o movimento do cabeçote leitor. Dessa forma, com o fim da era dos disquetes, podemos transformar os drives que seriam jogados no lixo em uma pequena banda musical! Uma forma de fazer isso é utilizar  um Arduino para controlar o motor de passo presente no drive. Neste caso, o Arduino faz com o motor reproduza o som na frequência da música. 

Ficou curioso? Você pode conferir as instruções para a montagem em www.instructables.com/Arduino-Floppy-Music/