Cloud Storage

Linha do Tempo

Cloud Storage

O armazenamento em nuvem permite que você salve dados e arquivos em um local externo que pode ser acessado por meio da Internet pública ou de uma conexão de rede privada dedicada. Os dados que você transfere para um local externo para armazenamento torna-se responsabilidade de um provedor de nuvem terceirizado. O provedor hospeda, protege, gerencia e mantém os servidores e a infraestrutura associada e garante que você tenha acesso aos dados sempre que precisar.

Por que o Cloud Storage é muito utilizado pelas empresas atualmente?


O armazenamento em nuvem oferece uma alternativa econômica e escalonável ao armazenamento de arquivos em discos rígidos locais ou redes de armazenamento. Os discos rígidos de computador só podem armazenar uma quantidade finita de dados. Quando os usuários ficam sem armazenamento, eles precisam transferir arquivos para um dispositivo de armazenamento externo.

Tradicionalmente, as organizações constroem e mantêm redes de área de armazenamento (SANs) para arquivar dados e arquivos. SANs são caros para manter, no entanto, porque à medida que os dados armazenados aumentam, as empresas têm que investir na adição de servidores e infraestrutura para acomodar o aumento da demanda.

Os serviços de armazenamento em nuvem fornecem elasticidade, o que significa que você pode dimensionar a capacidade conforme seus volumes de dados aumentam ou diminuir a capacidade, se necessário. Ao armazenar dados em uma nuvem, sua organização economiza pagando por tecnologia de armazenamento e capacidade como serviço, em vez de investir nos custos de capital de construção e manutenção de redes de armazenamento internas. Você paga apenas pela capacidade que usar. Embora seus custos possam aumentar ao longo do tempo para contabilizar maiores volumes de dados, você não precisa provisionar em excesso as redes de armazenamento em antecipação ao aumento do volume de dados.