Hemocentro

Hospital São Paulo

Doação de Sangue

Clique e conheça a cartilha com orientações sobre a Doação de Sangue

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação

Uma informação importante é que a doação não é um meio para se testar para AIDS ou outro agente infeccioso, pois há um período entre a infecção e a sua identificação pelos exames laboratoriais, chamado de Janela Imunológica, que pode variar de semanas a meses dependendo do tipo de agente infeccioso. Durante o período de janela imunológica os testes laboratoriais revelam-se negativos e o agente infeccioso pode ser transmitido através da transfusão de sangue.

Portanto, se você estiver em dúvida se pode ou não doar sangue, leia mais os textos a seguir ou ligue para número (11) 5576-4240 - Opção 1.

Da sinceridade e consciência do doador pode depender a saúde de quem receberá a transfusão de sangue.

Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue.

Como doar

Há 3 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.

Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

Como é feita uma doação de sangue total?

  1. Cadastro

O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica

  1. Triagem clínica

O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador

  1. Coleta de sangue

A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue

  1. Lanche

Após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue

Todas as pessoas podem doar sangue?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Requisitos básicos para doar sangue

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

  • Estar bem de saúde

  • Ter entre 16* e 69 anos (incompletos)
    * jovens com 16 ou 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais (ver o item "Doadores menores de 18 anos podem doar sangue?")

  • Pesar no mínimo 50 Kg

  • Não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)

Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue

  • Febre (acima de 37°C)

  • Gripe ou resfriado

  • Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)

  • Amamentação (até 1 ano após o parto)

  • Uso de alguns medicamentos

  • Anemia

  • Cirurgias

  • Extração dentária 72 horas

  • Tatuagem: 1 ano sem doar

  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

  • Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano

Maiores esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação

Saiba mais sobre os critérios de doação na home page

O HEMOCENTRO do Hospital São Paulo dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contate doesangue@unifesp.br

Cartilha sobre doação de sangue

Endereço

Rua Dr. Diogo de Faria, 824 (esquina com a Rua dos Otonis) - Vila Clementino

Telefone: (11) 5576-4240 - Opção 1

Horário de atendimento (exceto feriados)

Exceto feriados, de segunda a sexta-feira das 8 às 17h30 e aos sábados das 8 às 12 horas

Doadores menores de 18 anos podem doar sangue?

A PORTARIA Nº 158, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016 no artigo 38 define as condições e limite de idade para a doação de sangue. No caso de menores de 18 anos é necessário um formulário de autorização assinado. Clique aqui para acessar o nosso modelo de "Autorização para doação de menor de 18 anos".

"Art. 38. O doador de sangue ou componentes deverá ter idade entre 16 (dezesseis) anos completos e 69 (sessenta e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

§ 1º Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar.

§ 2º O consentimento do responsável legal de que trata o §1º deve incluir a autorização para o cumprimento de todas as exigências e responsabilidades estabelecidas aos demais doadores na Seção II deste Capítulo, bem como para submeter-se a triagem clínica e realizar e receber os resultados da triagem laboratorial na forma prevista nos arts. 67 e 68."