Atores moleculares e celulares envolvidos na regeneração muscular humana, no envelhecimento muscular e nas distrofias musculares, incluindo distrofia muscular oculofaríngea (OPMD) e distrofia muscular de Duchenne (DMD).
Desenvolvimento e crescimento do músculo e de suas ligação; crescimento e reparo cardíaco; peixe-zebra; mecanobiologia, células tronco; envelhecimento, interação neuro-muscular, biologia celular; evolução.
Estudo do papel da via de sinalização Wnt/beta-catenina na miogênese
Estudo do envolvimento de calpaínas na miogênese e em distrofias musculares
Escolha de destinos celulares, diferenciação celular e geração de células-tronco
Montagem de músculos e nervos do corpo e a evolução da mobilidade tridimensional dos vertebrados
Desenvolvimento de células precursoras, migração celular, movimentos morfogênicos
Investiga mecanismos moleculares e adaptações celulares envolvidas na regeneração do músculo esquelético. Visa compreender as vias relacionadas ao controle da população mitocondrial e de nutrientes que podem influenciar o processo regenerativo.
Papel do Ca2+ e da sinalização do óxido nítrico nas funções contráteis, metabólicas e regenerativas dos músculos esqueléticos em diferentes condições (hipóxia, doença inflamatória crônica e envelhecimento).
Investiga as bases genéticas da ação das células-tronco do músculo esquelético durante o desenvolvimento, evolução, regeneração e doença. Utiliza o peixe-zebra como organismo modelo para entender como o músculo esquelético é construído e regenerado.
Entender as vias de sinalização que controlam a síntese e degradação proteica, biogênese de organelas, autofagia, regulação transcricional e como estes sistemas reverberam dos músculos para o corpo todo para um envelhecimento saudável.
Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Metabolismo, principalmente nos seguintes temas: atrofia e hipertrofia muscular, autofagia e sinalização mediada por GPCRs.
Atua nas áreas de biologia celular e molecular e em métodos de bioinformática para mineração de dados e análise de big data, principalmente no estudo de vias moleculares envolvidas na caquexia associada ao câncer.
Controle celular e molecular da função e remodelamento dos músculos esquelético e cardíaco no treinamento físico na insuficiência cardíaca e no câncer.
Dissecção da comunicação celular durante o envelhecimento muscular, fibrose e regeneração
Desenvolvimento de abordagens terapêuticas.
Infecção congênita e adquirida por Toxoplasma gondii, com ênfase na morfogênese do Sistema Nervoso Central e muscular e alterações na microcirculação
Invasividade da Barreira Hematoencefálica por SARS-CoV-2
Papel das mitocôndrias como nódulos intracelulares que regulam função, morfologia e decisão de vida/morte em células somáticas e progenitoras. Usa diferentes abordagens moleculares, bioquímicas e fisiológicas para descobrir novos alvos relacionados às mitocôndrias que afetam a biologia celular.
Pesquisa translacional identificando novas terapias para crianças com distrofia muscular. Papel da matriz extracelular e da sinalização da integrina no desenvolvimento muscular e na doença.