Fazendo um HCPA mais sustentável


Fazendo um HCPA mais sustentável economicamente

O HCPA valoriza as práticas focadas no desenvolvimento sustentável, que promovam o bem-estar das pessoas e a proteção do planeta. Busca, assim, fazer o uso responsável dos recursos naturais para reduzir eventuais impactos negativos relacionados à sua atuação.


Materiais de Consumo

Entre os eixos trabalhados pelo PLS está o de materiais de consumo, com ações voltadas a reduzir a utilização de determinados produtos e a substituí-los por opções mais sustentáveis. As iniciativas têm como foco principal os seguintes itens: 


Consumo de folhas A4

Para atingir a meta de reduzir o consumo de folhas A4, o HCPA tem promovido iniciativas em diferentes áreas, cujos resultados são acompanhados anualmente, conforme informado na tabela. São exemplos desse trabalho a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitação de processos e documentos, a utilização do prontuário eletrônico do paciente para registros antes feitos em papel, o uso do aplicativo Meu Clínicas em substituição à emissão de documentos físicos e o envio de relatórios periódicos às áreas para controle da quantidade de impressões realizadas.


Consumo de copos descartáveis

Estamos empenhados em reduzir ou eliminar completamente o uso de copos descartáveis em nossas instalações, incentivando o uso de garrafas e copos reutilizáveis. O que contribuirá para a sustentabilidade financeira e ambiental de longo prazo do hospital. 


Consumo de materiais médico-hospitalares

Para garantir uma gestão sustentável dos materiais médico-hospitalares, adotamos uma abordagem proativa que abrange todo o ciclo de vida desses materiais. Estamos constantemente avaliando novas tecnologias e práticas para reduzir o desperdício, minimizar o uso de recursos naturais e optar por materiais com menor impacto ambiental, sem comprometer a segurança e a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. 


Reutilização de mobiliários e equipamentos

Nossa abordagem para promover a reutilização de mobiliário e equipamentos é baseada em princípios de economia circular e gestão eficiente de recursos. Implementamos políticas que priorizam a reutilização e recuperação sempre que possível, através de práticas como manutenção preventiva, reparo e realocação de itens dentro das instalações do hospital. 

Espaços de Bem-Estar

O HCPA investiu, em conjunto com a Unicred Porto Alegre e o Coletivo Arquitetos Voluntários, em espaços de bem-estar para a comunidade interna. A parceria viabilizou a criação de duas salas de descompressão, uma voltada aos residentes multiprofissionais e outra para médicos residentes e contratados, e a ambientação de uma sala de convivência no 5º andar do Bloco C, destinada aos funcionários. 

Salas no Novo Bloco Cirúrgico 

Entre os espaços inaugurados com a transferência do Bloco Cirúrgico para o Bloco B, três salas foram equipadas em parceria com a Unicred Porto Alegre. São elas: um refeitório, uma sala de estar e uma sala de estudos, todos voltados para profissionais. 

Brinquedos e Fraldas para a Pediatria 

Ação solidária organizada por acadêmicos da Liga de Pediatria da UFRGS, da Associação Atlética Acadêmica 20 de Setembro e pelo ex-aluno da Faculdade de Medicina Henrique Scherer, que já promove doações às crianças desde 2015, propiciou a entrega de brinquedos e fraldas para o Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional HCPA, ajudando a qualificar o atendimento a pacientes pediátricos. 



Sala de lanches do Centro de Pesquisa Clínica

A parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed) possibilitou a entrega  de uma sala de lanches dentro do Centro de Pesquisa Clínica, com dez lugares para os pesquisadores fazerem suas refeições.