Fisioterapia e Terapia Ocupacional

AMBULATÓRIOS DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL:

Atualmente, os atendimentos dos ambulatórios são de Reabilitação Cardiorrespiratória, Motricidade Infantil e Reabilitação em Terapia Ocupacional.

Quando: os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, por meio de agendamento prévio.

Motricidade infantil:
Onde: localizado no 3º andar na faixa verde.

Reabilitação Fisioterapêutica Cardiorrespiratória:
Onde: localizado no 2º andar, na faixa azul / branca.

Reabilitação em Terapia Ocupacional:
Onde: localizado no 2º andar, na faixa azul / branca.

O ambulatório de Reabilitação Cardiorrespiratória também possui atendimento por telereabilitação. Esta é uma modalidade alternativa de programa de reabilitação, realizada à distância, por meio de tecnologias de telecomunicações como telefone, internet, vídeochamadas. É acessível aos pacientes acometidos por enfermidades pulmonares que encontram dificuldades de estar presencialmente na instituição, como pessoas que tem barreiras com o transporte.

O atendimento virtual permite consulta e tratamento personalizados com o atendimento fisioterapêutico remoto, ampliando a rede de acesso à reabilitação, possibilitando a melhora da função respiratória e da qualidade de vida destes pacientes.

FISIOTERAPIA NO PACIENTE INTERNADO NA ENFERMARIA OU UTI ADULTO

Fisioterapeuta
Quem é?

O profissional de Fisioterapia, dentro do HC, trabalha com reabilitação física para melhorar a capacidade funcional do paciente internado. Seu objetivo é que você volte para casa realizando o máximo das atividades que fazia antes da internação.

Precisa ficar parado na cama do hospital?

Geralmente não. A equipe em conjunto com o fisioterapeuta sabem quais exercícios você poderá realizar desde a UTI até a enfermaria! Sua colaboração é muito importante nesse momento!

É bom se movimentar no hospital?

Sim, movimentar-se previne complicações em diversas partes do corpo, diminui problemas no coração, pulmão, ossos, músculos e veias. É seguro, deixa você mais acordado, diminui confusão mental, melhora a forma de fazer as suas ocupações e pode reduzir dias e custos da internação. Além disso, aumenta a chance de você ir para casa fazendo as atividades mais parecidas com as que você fazia antes da internação.

Os aparelhos e os fios vão atrapalhar?

Podem parecer barreiras para se movimentar, mas não é bem assim. Esses equipamentos servem para dar suporte e acompanhar sua condição durante a sua internação.

Como fazer exercícios no hospital?

São utilizados recursos de mobilização: mudar de posição na cama, sentar-se na beira da cama, sentar-se na poltrona, fazer exercícios com os braços, ficar em pé, treinar equilíbrio e andar. Quanto mais cedo começar a se exercitar, melhor será a sua recuperação.

E depois da internação na UTI?

Alguns pacientes podem apresentar mudanças emocionais, físicas e mentais. Essa condição é chamada de Síndrome Pós Terapia Intensiva. Essas alterações podem permanecer por longo período mesmo após a alta hospitalar e diminuir a qualidade de vida do paciente e da família. A equipe da UTI e Enfermaria trabalham para evitar essas complicações da internação. O objetivo é atuar com qualidade e segurança para promover a recuperação do paciente.

Tenha uma boa recuperação!

Atenção! O Hospital de Clínicas da Unicamp oferece atendimento 100% SUS e não realiza nenhum tipo de cobrança financeira de procedimentos, consultas, exames, medicamentos, cirurgias e internações.