Veja como é fácil e rápido assinar eletronicamente sua vistoria na Giacomelli





A assinatura eletrônica possui a mesma equivalência jurídica da assinatura física, alterando basicamente a forma e o meio de como ela é realizada.


Entenda a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital




Você assinará eletronicamente sua vistoria através do sistema Docusign. É tudo bem simples e intuitivo. Não há custo algum para um usuário assinar um documento, nem há necessidade de se inscrever ou se cadastrar.

Participam deste processo o Locador (proprietário do imóvel), o Locatário (inquilino do imóvel) e demais colaboradores da Giacomelli.

O documento só é finalizado após a conclusão das rubricas e assinaturas de todas as partes presentes no documento.

Aos contratos de locação ainda será exigido o reconhecimento de firma presencial, via cartório, porém, estamos trabalhando para tornar o contrato eletrônico também.

Criamos este tutorial para melhor lhe auxiliar neste seu primeiro processo de assinatura eletrônica.


O que é o sistema DocuSign?





Passo 1 - Recebendo o e-mail


Você receberá em seu endereço de e-mail cadastrado na Giacomelli Imóveis, um e-mail parecido com o exemplo abaixo. Confira se o remetente é Flávia de Araújo da Giacomelli via DocuSign.

Caso você não estiver encontrando o e-mail em sua caixa de entrada, confira a caixa de spam.

Abrindo o e-mail, clique no botão "ANALISAR DOCUMENTO" ou "REVER DOCUMENTO";


































Passo 2 - Inserindo código de acesso para envio de código SMS


Digite o código de acesso já recebido via e-mail ou whatsaap e clique no botão "VALIDAR".

O sistema, por segurança, vai enviar um SMS para o seu celular cadastrado na Giacomelli para confirmar se realmente é você que está iniciando o processo de vistoria. Confira e selecione o número de seu telefone celular e clique em "ENVIAR SMS".


















































Passo 3 - Autenticação com código SMS


Você receberá um SMS com um código de autenticação DocuSign.

Lembre-se que o recebimento do SMS depende da sua operadora de telefonia, portanto ela pode demorar alguns minutos.

Assim que você receber o código, insira o código no campo e clique em "CONFIRMAR".



















































Passo 4 - Concordar com o uso da assinatura eletrônica


A partir de agora o sistema DocuSign reconhece que será sua a assinatura no documento. Selecione na parte azul da tela o campo "Concordo em usar assinaturas e registros eletrônicos." e clique no botão amarelo "CONTINUAR";

































Passo 5 - Iniciando assinaturas


Podemos agora começar a assinar o documento clicando no botão amarelo "INICIAR".

O laudo de vistoria deverá obrigatoriamente ter todas as folhas rubricadas e ser assinado ao final.

Rubrique e assine eletronicamente e, se houver qualquer divergência, faça a contestação ao laudo de vistoria através do e-mail vistoriadeentrada@giacomelli.com.br.

O prazo para contestar o laudo de vistoria é de 72 horas do recebimento deste para o Locador e, o mesmo prazo para o Locatário, contados da entrega das chaves.

Caso necessário, nosso vistoriador poderá fazer nova visita ao imóvel para sanar as dúvidas e, verificando a necessidade de corrigir qualquer aspecto do laudo, será elaborado termo aditivo ao mesmo.



















Passo 6 - Inserindo rubrica e assinatura


Ao abrir o documento, clique no botão "Rubricar". Cada pessoa no documento possui uma cor distinta deste botão, conforme imagem abaixo:

Desenhe sua rubrica com o dedo sobre a tela de seu smarthphone. Se você não gostou do resultado é só apagar e repetir quantas vezes for preciso, clicando no link "Apagar" acima de seu desenho. Você adota uma rubrica definitiva ao clicar no botão amarelo: "ADOTAR E RUBRICAR".

Esse processo precisa ser feito apenas para a primeira rubrica. Para inserir novas rubricas, neste e nos documentos que você futuramente assinar eletronicamente com a Giacomelli, clicando no botão "Rubricar", aparecerá automaticamente a sua rubrica adotada.
















































O botão amarelo da parte superior "AVANÇAR" corresponde a um atalho para os próximos botões de inserção das rubricas no documento. Algumas vistorias possuem mais de 100 páginas que devem ser devidamente rubricadas eletronicamente.



















A ultima página será para sua assinatura. Clique no botão "Assinar". Cada pessoa no documento possui uma cor distinta deste botão, conforme imagem abaixo:

Desenhe sua assinatura da mesma maneira da rubrica. Se você não gostou do resultado é só apagar e repetir quantas vezes for preciso, clicando no link "Apagar" acima de seu desenho. Você adota sua assinatura definitiva ao clicar no botão amarelo: "ADOTAR E RUBRICAR".

















































Passo 10 - Concluir assinaturas


Após você inserir todas as rubricas, e também sua assinatura, o botão "AVANÇAR" é substituído pelo botão "CONCLUIR". Agora é só você clicar neste botão para que suas assinaturas sejam validadas no Laudo de Vistoria e o sistema DocuSign avise a Giacomelli que você concluiu o processo.


















Agora o seu documento de vistoria está devidamente rubricado e assinado.

Alguns lembretes:

  • Após o recebimento do e-mail com o laudo, o prazo para concluir as rubricas e a assinatura eletrônica é de 72 horas.
  • Quando você for retirar as chaves, pode ser o próprio locatário, fiador ou terceiro nomeado via e-mail pelo locatário. Será enviado logo em seguida um e-mail ao locatário, declarando a retirada das chaves naquela data e já dando o início ao prazo para contestação do laudo.
  • Após a assinatura do documento de vistoria e da entrega das chaves do imóvel, inicia-se o prazo de 72 horas para contestação do laudo.





Baixar documento combinado


Quando todos os envolvidos no processo também concluirem suas assinaturas, o sistema DocuSign enviará automaticamente um e-mail informando com link direto ao documento. Você poderá fazer download através do link disponível no menu principal: "Baixar documento combinado".