Projeto Integrador
(Época Regular - 3º ano - 2º Semestre)
(Época Regular - 3º ano - 2º Semestre)
Projeto Integrador (PI) é uma unidade curricular do 2º Semestre do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), lecionada em conjunto pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, a funcionar nas instalações da FEUP.
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência de aplicação de conhecimentos adquiridos no curso à resolução de um problema real, através de uma das seguintes modalidades: realização de um projeto em equipa; ou realização de um estágio curricular numa empresa, instituição, unidade de investigação ou laboratório de investigação.
Para mais detalhes, consultar a página oficial da UC no SIGARRA.
Esta unidade curricular permite duas modalidades de funcionamento distintas:
Projeto em Equipa (PE)
Estágio Curricular (EC)
Nas secções com o mesmo título, dar-se-á mais detalhes sobre cada uma delas.
Tipologia de projetos
Nesta modalidade, o objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência de projeto em Engenharia Informática (desenvolvimento de um protótipo, exploração de um problema de investigação, etc.), em equipa, para resolução de um problema real, podendo envolver a cooperação com entidades externas (empresas, instituições de solidariedade social, utilizadores finais, etc.), com potencial impacto social segundo o lema "coding for social impact".
Os estudantes devem aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo dos 3 anos de formação da L.EIC no desenvolvimento de um projeto multidisciplinar de alguma complexidade, compreendendo competências técnicas e não-técnicas (trabalho em equipa, comunicação, etc.).
Intervenientes e responsabilidades
Os projetos serão realizados por equipas de 4 estudantes.
Serão acompanhados por um tutor, membro da equipa docente, que orientará os estudantes na persecução dos objetivos de aprendizagem. No decorrer do projeto, é expectável que ocorra uma reunião semanal de cerca de 25 minutos com o tutor para acompanhamento do projeto (ou uma reunião quinzenal de cerca de 50 minutos), dentro do horário atribuído (em hora a acertar com o tutor).
O proponente (quando não é simultaneamente o tutor) deve reunir regularmente (de preferência, semanalmente) com a equipa, em horário a acordar entre as partes (preferencialmente à sexta-feira, que está reservada para esta unidade curricular). Neste caso, a orientação principal é da responsabilidade do proponente, competindo ao tutor acompanhar o regular funcionamento do projeto e garantir a eficaz comunicação e interação entre os membros da equipa e o proponente.
Duração e local
O projeto deve ser desenvolvido durante o período de aulas do 2º semestre, nas instalações da FEUP ou da entidade proponente. No caso de realização nas instalações da FEUP, os estudantes têm a 6ª-feira reservada no horário para o efeito. Quando relevante e desde que mutuamente acordado entre as partes, os estudantes poderão ocasionalmente efetuar deslocações para fora da FEUP.
π Projects Fair (este ano, num novo formato)
Nesta modalidade, está previsto um evento público de apresentação dos projetos desenvolvidos durante a ocorrência da UC denominado "π Projects Fair", onde as equipas apresentam (com a ajuda de um póster/slide) e demonstram os seus resultados perante um júri, para efeitos de avaliação. Na edição de 2025/26, a data prevista para a realização do evento é o dia 19 de junho, ainda sujeita a confirmação.
Esforço
É expectável que os estudantes dediquem a esta unidade curricular, no mínimo, entre 8h a 10h por semana.
Previamente ao inicio do semestre em que decorre a UC, haverá uma "chamada a propostas de projetos em equipa" direccionada a potenciais proponentes. O respetivo processo e calendário (Figura 1) referente a esta chamada e à atribuição dos projetos a equipas é definido de seguida.
1. Submissão de propostas de projetos (10 Nov a 9 Jan, 9 semanas)
As propostas podem ser submetidas por docentes ou entidades externas convidadas, através deste formulário.
Se os estudantes quiserem propor o seu próprio projeto (em equipa), devem procurar um docente que aceite ser o tutor/proponente desse projeto e, por via deste, submeter a respetiva proposta. O projeto terá de ter a dimensão adequada para uma equipa de 4 estudantes.
2. Aprovação e publicação de propostas de projetos (12 a 16 Jan, 1 semana útil)
As propostas submetidas são analisadas pela equipa docente na sua dimensão, âmbito, viabilidade e adequabilidade. As propostas aprovadas serão publicadas junto dos estudantes, para que estes as possam analisar. Se assim entenderem, poderão contactar os proponentes e mesmo chegar a um acordo informal de atribuição com os mesmos.
Na edição corrente, os projetos em equipa, aos quais os estudantes se podem candidatar, podem ser consultados aqui (link a aparecer em breve).
3. Submissão de candidaturas a projetos (19 a 23 Jan, 1 semana útil)
Apenas se podem candidatar estudantes inscritos à UC que tenham optado por esta modalidade, ou seja, que não tenham uma proposta de estágio aprovada ou em fase de aprovação (introduzida no sistema). As propostas de projeto a candidatura pode ser consultadas aqui (em breve).
Os estudantes (auto)organizam-se em equipas de 4 elementos, sem excepção.
A equipa deverá submeter a sua candidatura através deste formulário (disponilizado em breve).
Para além dos elementos da equipa, dever-se-á igualmente indicar, por ordem de preferência, 5 a 10 projetos aos quais se candidatam e a respetiva motivação para cada projeto em questão. Deve igualmente ser indicada qual a sessão (6ª feira de manhã ou 6ª feira de tarde) que a equipa pretende frequentar para o acompanhamento semanal com o tutor do projeto, para acomodar eventuais restrições de horário por parte de membros da equipa.
O pedido de indicação de um maior número de possibilidades aumenta a probabilidade de atribuição de um dos projetos aos quais a equipa se candidata.
4. Ordenação das candidaturas pelos proponentes (26 a 27 Jan, 2 dias)
Após a submissão das candidaturas, os proponentes ordenam estas por ordem de preferência. Não se espera que haja contato direto com os candidatos nesta fase para não atrasar o processo (daí o campo "motivação" da candidatura para ajudar o proponente a decidir como as ordenar).
5. Atribuição dos projetos pela equipa docente (28 Jan, 1 dia)
Após recolher as preferências de candidatos e proponentes, os projetos são atribuídos usando o método dos "casamentos estáveis", na tentativa de maximizar a preferências de ambas as partes.
Atribuição de sessões/sala: A cada equipa será atribuída uma sala e um horário dos disponíveis no horário da UC.
Os resultados da atribuição serão comunicados ao final do dia.
6. Submissão de candidaturas a projetos - 2ª fase (29 a 30 Jan, 2 dias)
Se após o passo 5., houver equipas às quais não foram atribuídos projetos, estas podem voltar a candidatar-se a projetos que não tenham sido atribuídos a equipas. Nesta fase, tentar-se-á agilizar o contato entre candidatos e proponentes para acelerar o processo e, em dois dias, ter todas as equipas com projetos atribuídos.
Caso no passo 5. todas as equipas ficarem com projetos atribuídos, fica este passo sem efeito.
7. Atribuição de tutores (2 a 6 Fev, 5 dias)
No caso do proponente ser um docente desta lista (tutores elegíveis), será, à partida, o tutor do projeto.
Noutros casos, o tutor será atribuído de entre a lista de tutores elegíveis, após recolher destes as suas disponibilidades e preferências para tutorar projetos.
A responsabilidade de atribuição de tutores é da regência da UC, no entanto, nada impede que os estudantes, logo após saberem da atribuição do seu projeto, possam abordar potenciais tutores. Caso haja um "pré-acordo", este pode ser depois indicado pelo tutor aquando da indicação das suas disponibilidades.
A atribuição de tutores será comunicada logo que esteja finalizada e nunca depois do 5º dia.
8. Início dos projetos (18 Fev)
Espera-se que os projetos possam começar no 1º dia de aulas da UC, com uma reunião de "kick-off" com o tutor, a decorrer na sala/sessão atribuída (ou noutro local mais adequado, desde que na FEUP). Nesta reunião é expectável que se aborde, entre outros aspetos, uma revisão/discussão dos objetivos e resultados esperados, assim como da metodologia e plano de trabalho.
No caso do proponente do projeto ser externo à Universidade do Porto, é possível que se tenha de formalizar um contrato. Deve a equipa contatar o secretariado de L.EIC para que, caso se confirme, dar início ao processo de formalização. Este processo não impede o inicio do projeto.
A. Acompanhamento dos projetos (18 Fev a 5 Jun, período letivo)
No decorrer do projeto, é expectável que ocorram reuniões regulares com proponente e tutor para acompanhamento do projeto, dentro do horário atribuído (em hora a acertar entre as partes).
B. Entrega dos elementos de avaliação (durante junho)
Ver secção "Avaliação"
Figura 1 - Calendário relativo à modalidade de Projeto em Equipa (PE) na edição 2025/26
A vertente de "Estágio Curricular" é da responsabilidade dos estudantes interessados, que devem ser proativos na procura de oportunidades de estágio que sejam do seu interesse, consultando a bolsa de emprego da FEUP ou contatando diretamente as instituições de acolhimento (empresas, instituições, unidades de investigação, laboratórios de investigação, etc.). As instituições interessadas poderão submeter propostas de estágio pela Bolsa de Emprego da FEUP, mas tal não é obrigatório.
Para além do conhecimento da realidade da organização (empresa, instituição, unidade de investigação, ou laboratório de investigação) em que decorre o estágio, este deve envolver a resolução de um problema real, aplicando conhecimentos de Engenharia Informática adquiridos no curso e durante o estágio.
A instituição de acolhimento do estágio (empresa, instituição, unidade de investigação, ou laboratório de investigação) terá de ser uma entidade externa à UP (Universidade do Porto), ou seja, visto implicar a formação de um contrato com a FEUP, a instituição de acolhimento terá de ter uma identidade jurídica própria (um NIF diferente do da FEUP/UP).
Intervenientes e responsabilidades
O estágio é composto por 3 intervenientes: estagiário, tutor e supervisor (na empresa/instituição).
O estagiário é o estudante que efetua o estágio e que se encontra inscrito à UC. É responsável pela persecução dos objetivos do estágio e pela produção e entrega dos elementos de avaliação, dentro dos prazos estipulados para o efeito. É igualmente responsável por reportar semanalmente ao regente da UC o estado do progresso dos trabalhos, através deste formulário (link a aparecer em breve).
O supervisor é responsável por acompanhar de perto os trabalhos e progresso do estagiário, fornecendo-lhe todas as condições necessárias para que este possa atingir com sucesso os objetivos do trabalho.
O tutor é responsável pela validação (melhoria, se assim achar necessário) dos objetivos e plano de trabalho do estágio, pela monitorização do regular funcionamento do estágio, e pela avaliação final do relatório e trabalho desenvolvidos.
É expectável que, durante o estágio, ocorram três reuniões tripartidas (com tutor, estudante e supervisor da empresa/instituição), de cerca de 30 minutos, tipicamente no início ("kickoff"), a meio (para monitorização do progresso) e próximo do final do estágio (para aferição de resultados alcançados e discussão de conteúdos do relatório). Nada impede que não possam haver mais reuniões, se os intervenientes acharem pertinente.
Duração e esforço
O estágio curricular tem a duração de 162 horas (esforço correspondente a 6 ECTS), devendo ser realizado de forma distribuída durante o 2º semestre, tipicamente às 6ªs feiras (dedicadas ao Projeto Integrador) assumindo-se um esforço semanal mínimo de 8 horas (o que corresponde a 20 semanas, incluíndo as semanas de paragem letiva). Pode o estudante acordar com a empresa um horário semanal diferente, desde que isso não prejudique o restante esforço académico. Assim sendo, o estágio deve decorrer entre 18 de fevereiro e 03 de julho (limite máximo de entrega de todos os elementos de avaliação. Ver secção "Avaliação").
Contratualização
Um estágio obriga à assinatura de um contrato antes de se iniciarem os trabalhos. Ver secção "Preenchimento e assinatura do contrato de estágio".
Estágio "em equipa". Casos há em que mais do que um estudante pretende fazer estágio na mesma instituição de acolhimento. Por uma questão de facilidade, permite-se firmar um contrato de estágio "em equipa" partilhando os estudantes o mesmo tutor. Não obstante esta "agregação", as propostas de estágio deverão sempre ser submetidas em nome individual, sendo o seu conteúdo detalhado apenas para aquele estudante. Se o objetivo for de "agregar" posteriormente a proposta a outra(s), pode-se indicar isso na proposta submetida.
Nos restantes casos, o contrato será sempre individualizado para cada estudante.
Acordos de confidencialidade, NDAs e similares
Recomenda-se que ao contatar as empresas no contexto da obtenção de um estágio, se peça esclarecimentos relativamente à existência de acordos de confidencialidade e/ou cedência de Propriedade Intelectual que a empresa ou organização obrigue o estagiário a assinar. Pese embora, seja da total responsabilidade do candidato a assinatura de tais acordos diretamente com a empresa, não é incomum que isso torne incompatível a elegibilidade do estágio do lado da FEUP, por questões do foro jurídico, nomeadamente, na assinatura do contrato de estágio entre as partes (e emitido pela FEUP). Recomenda-se veemente que se contacte o secretariado da L.EIC, no caso se haver questão deste foro para prevenir situações de inviabilização do estágio.
Previamente à submissão de uma proposta de estágio, o estudante, tipicamente, deverá ter feito duas coisas:
Procura de estágio. O estudante enceta uma procura ativa de propostas de estágio existentes.
Acordo com a entidade proponente. Assim que encontra uma proposta que lhe agrade e após contato com a entidade proponente, acorda com a mesma a frequência do respetivo estágio. A entidade proponente terá de indicar-lhe qual o supervisor que o irá acompanhar durante o estágio.
O procedimento e calendário (Figura 3) para submissão e atribuição de estágios, procede da seguinte forma:
1. Submissão de propostas de estágio para aprovação (17 Nov a 30 Jan, 11 semanas)
Após acordo com a entidade proponente, o estudante submete a proposta de estágio no SIGARRA para validação e aprovação pela equipa docente (tipicamente a regência, mandatada pela Direção da L.EIC). Para mais instruções, ver secção "Instruções para submissão da proposta de estágio no SIGARRA" abaixo.
A proposta a submeter deve ter o aval da entidade proponente do estágio, podendo esta auxiliar no preenchimento e na geração dos conteúdos da proposta.
2. Avaliação de propostas de estágio (19 Jan, 26 Jan, 2 Fev).
Após a submissão da proposta de estágio no SIGARRA, esta será avaliada pela equipa docente. Como resultado desta avaliação, as propostas passam a um dos seguintes estados:
Aprovada. A proposta é aceite e atribuída ao estudante, passando à próxima fase (atribuição de tutor).
Rejeitada parcialmente. A proposta não é liminarmente rejeitada, podendo o estudante proceder a alterações consoante o parecer (este aparece no topo da proposta) dado pelo avaliador e voltando a submeter a mesma.
Rejeitada. A proposta é rejeitada, não sendo atribuído o estágio ao estudante.
As propostas de estágio regem-se pelo diagrama de estados constante da Figura 2.
Figura 2 - Diagrama de estados de uma proposta de estágio no SIGARRA
Esta avaliação decorrerá em 3 alturas distintas, com uns dias de intervalo, permitindo aos estudantes melhorar propostas que não sejam imediatamente aprovadas ("Rejeitada parcialmente") e resubmetê-las novamente à aprovação. Na última altura de avaliação, todas as propostas no estado "Em aprovação" serão aprovadas ou rejeitadas, desprezando-se todas as restantes propostas, independentemente do estado em que se encontrem.
Uma proposta no estado "Rejeitada parcialmente" só será reavaliada mais uma vez, ou seja, os estudantes apenas têm uma oportunidade de melhorar uma proposta submetida.
3. Atribuição de tutores (2 a 6 Fev, 5 dias)
O tutor será atribuído de entre a lista de tutores elegíveis, após recolher destes as suas disponibilidades e preferências para tutorar estágios.
A responsabilidade de atribuição de tutores é da regência da UC; no entanto, nada impede que os estudantes, logo após saberem da aprovação da sua proposta de estágio, possam abordar potenciais tutores, desde que estejam na lista de tutores elegíveis. Caso haja um "pré-acordo", este deve ser comunicado à regência da UC logo que possível, através deste formulário, para posterior confirmação junto do tutor.
A atribuição de tutores será comunicada logo que esteja finalizada e nunca depois do 5º dia.
4. Preenchimento e assinatura do contrato de estágio (2 a 18 Fev, 2 semanas).
Para dar início ao estágio, é preciso o preenchimento e a assinatura de um contrato de realização de estágio curricular entre a FEUP, o estudante e a entidade proponente. Este processo deve ser feito em estreita colaboração com a secretaria do curso. Para mais instruções, ver secção "Contratos" abaixo.
A. Ocorrência do estágio
Após ultrapassar todas estas fases com sucesso, o estudante pode dar início ao estágio curricular, sob o acompanhamento de ambos, supervisor e tutor. Assim sendo, o estágio deve decorrer entre 18 de fevereiro e 03 de julho (limite máximo de entrega de todos os elementos de avaliação. Ver secção "Avaliação").
Figura 3 - Calendário relativo à modalidade de Estágio Curricular (EC) na edição 2025/26
A submissão de proposta de estágio é feita pelo estudante no SIGARRA.
Após se autenticar no SIGARRA, o estudante deve usar esta ligação direta para introduzir a proposta de estágio, através da opção "Nova Proposta", disponível no menu do lado direito durante o período definido para submissão de propostas.
O formulário da proposta de estágio tem os seguintes campos, que se devem preencher da seguinte forma:
Dados da proposta
Título: título da proposta de estágio.
Label: referência da proposta. Tipicamente, um link (url) para o site da empresa onde está publicada a proposta de estágio ou o respetivo anúncio no Bolsa de Emprego ou algo similar.
Tipo: selecionar a opção "Estágio"
Áreas envolvidas: Escolher a(s) área(s) de domínio de conhecimento que o trabalho envolvido na proposta aborda:
Arquitetura de Computadores, Sistemas Operativos e Redes
Cibersegurança
Engenharia de Software
Inteligência Artificial
Interação e Multimédia
Programação
Sistemas de Informação
Orientador: Deixar em branco. A atribuição de um tutor será feita após a aprovação da proposta.
Coorientador: Deixar em branco. Caso haja um co-tutor, esta atribuição será feita após a aprovação da proposta.
Instituição de Acolhimento: Caso a instituição de acolhimento esteja inscrita na Bolsa de Emprego da FEUP, é possível selecioná-la aqui. Senão, não preencher este campo e usar o seguinte.
Outra Instituição de Acolhimento: Denominação da instituição de acolhimento, no caso de não estar inscrita na Bolsa de Emprego da FEUP. Indicar igualmente o NIF da instituição de acolhimento para acelerar o processo de emissão do contrato a assinar pelas partes (secção "Contratos"), caso a proposta seja aprovada.
(*) Instituição de acolhimento = empresa, instituição, unidade de investigação ou laboratório de investigação onde irá ser realizado o estágio. Nota: Não precisa de estar inscrita na Bolsa de Emprego da FEUP para ser elegível para estágio.
Supervisor na Instituição de Acolhimento
Nome: nome da pessoa que irá supervisionar o estágio na instituição de acolhimento.
Email: endereço de e-mail do supervisor.
Telefone: telemóvel/telefone direto do supervisor.
Proposta de Estágio
Descrição da proposta (contexto, objetivos, plano de trabalho, etc.): Texto que detalha a proposta de estágio e que inclui o contexto/enquadramento do trabalho, os objetivos a atingir e o plano de trabalho esperado durante todo o decorrer do estágio.
Enquadramento temporal esperado (datas de início e fim): Detalhar o plano de trabalho, indicando para cada tarefa a sua informação temporal (início, fim/duração) e quais os entregáveis esperados (se aplicável). Indicar igualmente quais as datas pretendidas de início e fim do estágio para uma melhor percepção de quando este poderá ocorrer e qual o esforço semanal previsto.
Após preencher o formulário, clicar em:
Gravar, para guardar o conteúdo, que pode, mais tarde, ser editado. Para isso, na página de submissão das propostas dever-se-á aceder ao menu Lista de Propostas Próprias, selecionar a proposta em causa e usar a opção de Editar, disponível no fim do menu do lado direito.
Poder-se-á também apagar a proposta antes de a submeter. Os procedimentos são semelhantes à Edição, indicada no ponto anterior. No final da ficha da proposta estará disponível a opção Apagar.
Submeter, para concluir a proposta (sem este passo final, a proposta não é considerada). Depois de submetida, a proposta não pode ser alterada antes da avaliação.
É obrigatória a existência de um contrato nas modalidades de Estágio Curricular e Projeto em Equipa cujo proponente seja alguém de uma entidade externa à FEUP. Neste último caso, e na dúvida, contatar o secretariado da L.EIC para confirmar que é necessário firmar um contrato.
O estudantes que realizam um estágio têm obrigatoriamente de proceder à assinatura de um contrato antes de iniciarem os trabalhos na entidade proponente (mas só depois de a proposta de estágio ser aprovada pela equipa docente). Este contrato, para além de formalizar as condições de realização do estágio fora das instalações da FEUP, protege também os estudantes, através do seguro escolar (as coberturas do seguro podem ser encontradas aqui), de acidentes que possam ocorrer durante a realização do estágio.
O processo de formalização dos contratos de estagio passará sempre pelo secretariado da L.EIC. Assim, após estar o estágio aprovado, o estudante deverá usar um dos formulários online disponíveis para submeter todos os dados necessários para que o secretariado possa emitir o respetivo contrato para posterior assinatura pelos intervenientes. Se houver duvidas sobre qual o formulário a utilizar e que mais se adequa, contatar diretamente o secretariado (secretariado.leic@fe.up.pt).
Formulários de formalização de contrato
Estágio Curricular. Para estágios a ocorrer durante o plano temporal da UC.
Projeto/Estágio em Equipa. Para projetos em equipa cujo proponente é uma entidade fora de FEUP/FCUP (empresas ou outras instituições) ou estágios onde vários estudantes integram a mesma equipa/projeto de desenvolvimento numa empresa (mas com propostas de estágio individuais com tarefas individuais bem definidas).
Estágio "Extracurricular". Para estágios fora do plano temporal da UC, consultar a página "Estudante Fora de Época".
Por uma questão de comodidade, disponibilizam-se de seguida as minutas dos contratos, apenas para consulta. O preenchimento deverá ser feito sempre através dos formulários.
Estágio Curricular (individual).
Projeto/Estágio em Equipa (difere do anterior, no facto de identificar todos os elementos da equipa e os objetivos individuais de cada um).
Após o preenchimento do formulário, o secretariado da L.EIC irá verificar todos os dados, gerar o contrato e enviá-lo para o email institucional do estudante. Deve o estudante, de seguida, contactar a Entidade de Acolhimento (EA) e o Tutor para recolher as assinaturas necessárias para a efetivação do contrato. Quando todos os intervenientes tiverem assinado – o estudante; o representante da EA; o supervisor do lado da EA e o tutor – devem fazer chegar o contrato ao secretariado para recolher as assinaturas da Direção da L.EIC e da Direção da FEUP. Apenas após todas as assinaturas recolhidas é que o contrato passa a ter efeito.
Algumas notas prévias:
É obrigatória a assinatura do Contrato de Estágio da FEUP, não sendo permitida a assinatura de documentos que não sejam disponibilizados pelo Secretariado da L.EIC. Se determinada empresa exigir a assinatura do seu próprio contrato/protocolo interno e for inflexível nesse aspeto, o estágio não se pode realizar, devendo o estudante procurar novo estágio.
A Direção da FEUP é sempre a última outorgante a assinar o Contrato. Em casos muito específicos, poderá ser solicitada a inversão da ordem das assinaturas. Neste caso, dever-se-á contactar o secretariado da L.EIC.
Dependendo do tipo de assinatura do contrato, o mesmo poderá ser emitido em vários exemplares ou cópia única:
Se o contrato for assinado digitalmente, apenas precisam de fazer chegar ao secretariado uma cópia original (em PDF) assinada pelo Estudante, Entidade de Acolhimento e Tutor.
Se o contrato for assinado manuscritamente, deve ser impressa uma via para cada um dos outorgantes (FEUP, Entidade de Acolhimento e Estudante(s) envolvidos).
Apenas são permitidas assinaturas manuscritas e assinaturas digitais certificadas (com cartão de cidadão).
Não são aceites contratos com assinaturas mistas (manuscritas e digitais) nem digitalizadas.
No caso de estágios curriculares, as datas do contrato devem corresponder ao período de realização do estágio, em que o seu término nunca deverá ultrapassar o fim do semestre em que decorre a UC Projeto Integrador. No limite, a data mais tarde a que o estágio pode terminar é 27 de junho.
Em ambas as modalidades de Projeto em Equipa e Estágio Curricular, existem três componentes de avaliação:
QT - Qualidade do trabalho (50% da nota final)
QR - Qualidade do relatório (35% da nota final)
QA - Qualidade da apresentação final (15% da nota final)
Projetos em Equipa
As componentes QT e QR serão avaliadas pelo tutor do projeto, podendo igualmente considerar a opinião do proponente, quando este é outra pessoa. A componente QA é composta por um póster/slide e respetiva apresentação na π Projects Fair e será efetuada por um painel de três docentes da UC, distintos do tutor ou proponente. Mais detalhes sobre a π Projects Fair surgirão mais perto da data do evento, num link no topo desta página.
Os estudantes poderão dispor de mais 2 semanas, até ao dia 03 de julho, para concluir e submeter o relatório (via Moodle). As diretrizes para a sua elaboração podem ser encontradas aqui.
Estágio Curricular
Os elementos de avaliação a entregar nesta modalidade são os seguintes:
Relatório de Estágio. Este documento deverá ser elaborado pelo(s) estudante(s) e submetido (via Moodle) para posterior avaliação pelo tutor (componente QR). As diretrizes para a sua elaboração podem ser encontradas aqui.
"Estágios em Equipa" poderão entregar um relatório único conjunto, desde que este indique claramente o trabalho que cada estagiário fez e o contributo que isso teve para o resultado final.
Vídeo curto (3 a 5 minutos). Vídeo curto ("teaser") que apresenta o contexto, objetivos, metodologia e resultados do trabalho realizado no estágio, para posterior avaliação por um painel de 3 docentes (distintos do tutor ou proponente, componente QA). Pode ser preparado gravando uma sessão Zoom com partilha de ecrã e vista de orador.
No caso de "Estágios em Equipa", caso tenha sido entregue um único relatório conjunto, apenas poderá ser submetido um vídeo correspondente (e não um vídeo por cada elemento da equipa) pelo mesmo elemento que submeteu o relatório.
Inquérito de satisfação da instituição de acolhimento. A instituição de acolhimento terá de preencher um inquérito de satisfação no qual se pronunciará sobre o trabalho e o percurso do estudante durante o estágio. Este inquérito poderá ser preenchido através deste formulário, que produzirá um PDF enviado para o email indicado no mesmo formulário e o qual terá de ser assinado digitalmente pelo supervisor. Depois de assinado, o PDF deverá ser submetido novamente através de um outro formulário, cujo link constará do email supracitado. Apenas após a recepção do PDF assinado, será válida toda a informação nele constante. Esta informação é levada em conta pelo tutor, em conjunto com outras informações, para decidir a classificação na componente QT.
No caso de "Estágios em Equipa" é necessário submeter uma avaliação por estudante.
De forma a prevenir eventuais indisponibilidades perto da data de término do estágio por parte do supervisor e a colocar em causa a submissão deste inquérito até ao prazo estipulado, recomenda-se que tal seja previamente acordado com o supervisor e este submeta o formulário de forma autónoma e em tempo útil.
Todos estes elementos devem ser submetidos até à data de término do contrato de estágio, sem nunca ultrapassar o dia 03 de julho. Ver instruções de submissão no Moodle.
Secretariado da L.EIC
E-mail: secretariado.leic@fe.up.pt
Local: Sala I 012A
Morada: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Informática
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto, Portugal
Horário: Segunda a sexta | 10h-12h / 14h30-16h30
Telefones: +351 22 5082134| +351 22 0414538