O Noroeste Empreendedor (NOE) é um projeto que une as Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto. Tem como objetivo estratégico apoiar de forma eficiente os empreendedores da Região Noroeste de Portugal. Fá-lo através da disponibilização de um conjunto de iniciativas, ferramentas e mecanismos que permitem auscultar, validar, implementar e acelerar ideias de negócio, com vista à criação de novas empresas, orientadas para o mercado global, em setores considerados emergentes.
Com a implementação deste projeto, pretende-se garantir um acompanhamento efetivo e constante aos empreendedores, através da disponibilização de serviços de consultoria e mentoria, bem como através do acesso a redes e parceiros com conhecimentos e experiências reconhecidos no mercado.
Quais as atividades do NOE?
São três os eixos de atividade do projeto Noroeste Empreendedor:
I - Impacto do empreendedorismo e da terceira missão das Universidades da Região do Noroeste;
II - Auscultação, desenvolvimento e validação de ideias de negócio;
III - Aceleração e crescimento das ideias de negócio, redes de networking e mentoria.
A Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho (através da TecMinho) e a Universidade do Porto criaram um Observatório de Empreendedorismo. Esta iniciativa consiste na realização de um inquérito assente numa metodologia comum que tem como objetivo principal caracterizar os ecossistemas de empreendedorismo, dando assim a conhecer dados que permitem caracterizar e compreender a sua evolução.
A metodologia está detalhada num documento que é público e que permite a outros agentes de inovação adoptar a metodologia no seu ecossistema e comparar os seus resultados com os resultados apurados no âmbito das Universidades do Noroeste: U.Aveiro, U.Minho e U.Porto.