Inaugurado em 8 de setembro de 2021, o Centro de Educação e Cidadania (CEC) é um Centro Assistencial que atende mulheres, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no estado do Pará.
A amplitude de atuação do CEC pelos seus Projetos Agentes de Ação Social e Juventude Cidadã na comunidade é reconhecida como referência pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Ananindeua. Essa visibilidade se deve às formações oferecidas, à elaboração e vivência de projetos de vida, ao suporte psicológico e social à população, além da oferta gratuita de certificação profissional para mulheres e jovens da região.
Projeto de Agente Social
O Projeto de Agente Social busca o protagonismo das mulheres em situação de vulnerabilidade, fomentando o exercício da cidadania e a sua inserção social, também atuando no enfrentamento das violações de direitos e na busca por relações de gênero mais igualitárias.
No âmbito da qualificação profissional, destaca-se por promover o empoderamento feminino e o fortalecimento da autoestima por meio de cursos de qualificação, entre eles, Penteado Profissional, Maquiagem Profissional, Design de Sobrancelhas, Corte de Cabelo e Informática.
As formandas além de aprenderam um novo ofício, vislumbraram a importância de serem as protagonistas de suas histórias.
Desde janeiro de 2024, o Projeto conta com o apoio do Instituto Nelson Wilians que complementou o ciclo formativo das alunas com as seus programas Compartilhando Direito e Potencialize, complementando as temáticas de ética, moral, tipos de violência, saúde mental e empreendedorismo feminino.
Projeto Juventude Cidadã
O Projeto Juventude Cidadã oportuniza o fortalecimento do protagonismo juvenil ao incentivar a formação profissional e o exercício da cidadania plena dos jovens, ampliando sua participação social, e também, atendendo às demandas relacionadas à saúde mental dos participantes.
Na seara da qualificação profissional, os jovens formam-se nos cursos de Auxiliar Administrativo e Informática Básica.
A partir da parceria com o Instituto Nelson Wilians, o Projeto passou a contar com os ciclos formativos Compartilhando Direito e Potencialize que abordaram temáticas sobre democracia, os três poderes, violência contra as mulheres, direitos e responsabilidades civis, oratória, elaboração de currículo, negociação e mercado de trabalho.
O Projeto Juventude Cidadã, no ano de 2024, formou 178 jovens, capacitando-os nos cursos de Auxiliar Administrativo e Informática Básica.
Projeto Somos Periferia
O Projeto Somos Periferia é uma iniciativa voluntária dos profissionais do CEC La Salle na área da beleza e estética que possibilita aprendizado, com capacitações voltadas para diversas áreas essenciais ao universo da moda e da arte, incluindo desfile, fotografia, maquiagem, teatro e outras expressões artísticas.
As atividades, que tiveram início no ano de 2024, têm se mostrado importantes pela inclusão e valorização cultural, proporcionando novas oportunidades e impulsionando o desenvolvimento da moda juvenil e adulta na região.
Acompanhe as notícias sobre os projetos
Ler
Juntas transformamos a história.
Unidas somos suas autoras.
A todas, e por todas, que lutam pelos nossos direitos!