Mulheres em pauta
Projetos da Fundação La Salle voltados à pauta de equidade de gênero.
Projetos da Fundação La Salle voltados à pauta de equidade de gênero.
O segundo semestre do ano de 2025 está sendo marcado por Pré-Conferências e Conferências de Políticas para Mulheres, eventos de suma importância para políticas públicas por equidade de gênero nos âmbitos municipal, estadual e nacional. A Fundação La Salle incentiva e integra tais movimentos.
As Conferências Municipais, Estaduais e Livres, que devem acontecer em todo o Brasil, integram a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, cujo tema central é: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
Tanto as Conferências Municipais como as Estaduais são espaços estratégicos para o debate interinstitucional e intersetorial, promovendo a escuta qualificada das mulheres em seu formato diverso de articulação nos territórios, movimentos, trabalhadoras, gestoras e conselheiras em políticas públicas. São organizadas por órgãos e instituições da Administração Pública ou que atuam com foco nas políticas para as mulheres com a participação dos Conselhos de Direitos das Mulheres. As Conferências deverão ser convocadas pelos seus Governos, sendo os Conselhos dos Direitos da Mulheres parceiros dos processos de organização, mobilização, encaminhamentos e monitoramento das deliberações das conferências de políticas para as mulheres.
Conferências Municipais e Regionais de Políticas para as Mulheres
28 de abril a 28 de julho 2025
Conferências Livres
28 de abril a 15 de agosto de 2025
Conferências Estaduais e Distritais de Políticas para as Mulheres
1 de julho a 31 de agosto de 2025
5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
29 de setembro a 1 de outubro de 2025
5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Conferência Nacional tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.
Ao final, a Conferência resultará na formulação da Plataforma das Mulheres, que sistematizará as prioridades em políticas públicas apresentadas pelas mulheres com vistas a fortalecer a democracia, garantir a igualdade e promover avanços na efetivação dos direitos de todas.
6ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul
Já a etapa de âmbito estadual no Rio Grande do Sul será a 6ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres Miguelina Vecchio, em 12 a 14 de setembro, em Porto Alegre.
O encontro irá homenagear a socióloga Miguelina Paiva Vecchio, vice-presidente nacional e estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Líder feminista e trabalhista, Vecchio faleceu em decorrência de um câncer de mama em 2023.
Fonte: Partido Democrático Trabalhista. Disponível em: Miguelina Vecchio: Um legado de luta e inspiração.
5° Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Canoas (RS)
No município de Canoas (RS) a Fundação La Salle, integrante da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, esteve presente por meio das representantes dos projetos Centros de Acesso a Direitos (CADs), Observatório de Segurança Pública de Canoas, Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), Centro de Referência para Mulher Patrícia Esber (CRM) e da área finalística dos Projetos Sociais da instituição. O evento ocorreu no dia 22 de julho no Auditório Irmão Arsênio Both da Universidade La Salle.
Para saber mais informações sobre as Conferências de Políticas para Mulheres - Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas, seus respectivos materiais e cronogramas, acesso aqui.
Juntas transformamos a história.
Unidas somos suas autoras.
A todas, e por todas, que lutam pelos nossos direitos!