Psicologia Escolar e Educacional 

Pós-graduação Lato Sensu

A Especialização em Gestão da Educação é destinada a profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos, abordando conhecimentos inovadores em um currículo diferenciado com visão de totalidade. O curso busca atender às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores de escolas de nosso país, em consonância com à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, referência para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas nas modalidades de ensino infantil, fundamental e médio. Capacita ainda o diretor escolar para um desempenho eficaz, com capacidade de liderança democrática e transformacional, fundamentado por um conjunto de competências instituídas na Matriz Nacional Comum: Competências do Diretor Escolar.

Por que fazer Gestão da Educação na FSAA?

Caráter interdisciplinar, proporcionando a ocorrência de relações horizontais, o envolvimento democrático e participativo, a compreensão e a ressignificação da condição humana do educador e do educando na contemporaneidade;

Define ainda as competências que devem orientar a atuação do Diretor Escolar, capazes de responder às demandas da escola atual, em consonância com a normatização nacional: BNCC e BNC – competências do Diretor Escolar. 

Reflexão sobre o papel social da educação na era da informação, facilitando a produção compartilhada de conhecimento, além de visitas a ambientes educacionais, buscando a percepção da relação teórico-prática. 

Público-Alvo

Profissionais da área da educação, das equipes diretivas, de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços ligados às instituições, organizações e empresas.  

Cidade

Alagoinhas 

Formato das aulas

Aula Online ao Vivo

Duração

9 meses

Início das aulas: xx/xx/2022

Periodicidade

Semanal

Sex 18:30 - 22:00 - Sáb 08:00 - 12:00

Investimento 15 parcelas de R$ 166,67

Disciplinas

Aspectos do desenvolvimento neuropsicopedagógico e aprendizagem 

Exame das questões fundamentais sobre a atividade neurológica e as implicações educacionais. Estudo das bases neurais da leitura e da escrita em leitores típicos e com dislexia do desenvolvimento; sobre aspectos das dificuldades e transtornos de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns; sobre as bases biológicas da inclusão e da aprendizagem; sobre a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos e sobre cuidados e atenção com ênfase ao ambiente sócio–interativo. 

Currículo: teoria e prática educativa 

Busca de compreensão sobre o currículo numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos Estudos Culturais e na Pós-Modernidade. Ênfase na produtividade de três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação. 

Educação Básica: modalidades organizacionais e curriculares 

Estudo dos fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais implementadas no Brasil, identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, tendo como base os pressupostos legais e pedagógicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, Educação Profissional e Ensino Médio, Diversidade e Educação de Jovens e Adultos. 

Escola de Educação Básica: competências do Diretor Escolar 

Reflexão sobre parâmetros e referenciais que orientem a atuação do Diretor Escolar como um líder eficaz e inspirador, na função da coordenação político-pedagógica e institucional da escola. Estudo da Base Nacional Comum (BNC) – Diretor Escolar, fundamentado em suas quatro dimensões: Político-Institucional, Pedagógica, Administrativo-Financeira, Pessoal e Relacional. Busca de compreensão da função de direção escolar que demanda Competências que se traduzem em um conjunto de conhecimentos, de habilidades e de atitudes

Ética e responsabilidade: os desafios do educador na contemporaneidade 

Estudos, a partir de excertos das obras de Zygmunt Bauman, Theodor Adorno e Emmanuel Levinas, com apoio de comentadores, relativos à fundamentação das concepções filosóficas de ética e os elementos que contribuíram para a formação do cenário contemporâneo social e educacional, refletindo sobre a responsabilidade e os desafios do educador na gestão do ambiente educacional, recorrendo-se a decisões judiciais, que refletem conflitos entre educadores e educandos, e à legislação aplicável. 

Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática I 

Estudo das teorias administrativas e das teorias da educação, em seu desenvolvimento histórico e evolução, nos marcos das transformações do mundo contemporâneo. Processo de reconstrução de sentido das práticas educativas, com base nas teorias da complexidade e do agir comunicativo. Ênfase na mudança paradigmática, buscando a compreensão da concepção de gestão da educação, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de conflitos e da sala de aula, como suporte para ações em gestão de ambientes educativos. 

Fundamentos da gestão da educação: teoria e prática II 

Estuda a organização educacional de forma sistêmica, apresentando conceitos e aspectos a consideração na gestão da qualidade, do currículo, dos recursos e de pessoas. Considera o planejamento estratégico institucional – identificando valores, visão, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades – para o estabelecimento de objetivos e elaboração de planos de melhorias. Enfoca ainda ferramentas para a gestão de conhecimento no espaço educacional e de seus processos cotidianos. 

Pesquisa em Educação 

Introdução aos fundamentos da Ciência. Análise de trabalhos acadêmicos: artigo, resenha e monografia. Estudo das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. Estudo dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e uma monografia. Conhecimento das normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. 

Gestão do Trabalho Pedagógico 

Análise dos processos de gestão de espaços educativos, com vistas à integração de projetos e experiências de gestão escolar. Estudo das tendências dos modos de coordenação e gestão, seus princípios e finalidades no âmbito das instituições educativas; salientando a importância do planejamento e acompanhamento como instrumento de gestão. 

Movimentos de Inclusão na escola contemporânea 

Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea. Debates sobre as questões de gênero e sexualidade, raça e etnia, geração, crenças, classes sociais, as lutas dos movimentos sociais por diversidade na cidadania, na perspectiva dos Direitos Humanos. 

Coordenação Pedagógica: Conhecimentos Fundantes I 

Estudo das funções, objetivos e atribuições da coordenação pedagógica no contexto educativo contemporâneo. Análise dos documentos legais e a prática da gestão pedagógica no desenvolvimento do  processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre ações dos coordenadores como gestores mediadores das relações educativas, pesquisadores e articuladores do processo pedagógico. O Coordenador Pedagógico e as intervenções integradas, na instituição como um todo. 

Coordenação Pedagógica: Conhecimentos Fundantes II 

Busca de compreensão do papel do Coordenador Pedagógico como mediador das relações educativas, pesquisador e articulador do processo pedagógico. Reflexão sobre as intervenções integradas e a instituição como um todo. 

Orientação Educacional na contemporaneidade I 

Busca de compreensão do papel do Orientador Educacional no contexto educativo contemporâneo, seus princípios, recursos e técnicas de abordagens individuais e grupais. Orientador como gestor mediador das relações e articuladores do processo educacional a partir de um olhar sistêmico e uma atuação conjunta. 

Orientação Educacional na Contemporaneidade II 

Busca a compreensão da ação da Orientação Educacional no ambiente escolar junto aos diferentes sujeitos que dela fazem parte, como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, das relações interpessoais com vistas na formação acadêmica e integral dos sujeitos estudantes. 

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos pela coordenação.