Com o intuito de realizar uma acurada radiografia da atividade econômica concernente à cadeia produtiva da ópera, dança e música de concerto, a direção do Fórum Brasileiro propõe a criação de um novo Grupo de Trabalho: Infraestrutura e Mapeamento.
O grupo atuará inicialmente na coleta e compilação de dados, provendo subsídios ao GT de Políticas Públicas para que sejam encaminhadas as solicitações mais adequadas às instâncias governamentais e setor empresarial. Objetiva-se, em relação à infraestrutura, saber o quantitativo de espaços disponíveis, das instituições e de suas condições, da necessidade de equipamentos, entre outros fatores. Por meio de mapeamento, busca-se mensurar a quantidade de profissionais envolvidos em empregos diretos e indiretos, os montantes investidos, os retornos esperados, o público mobilizado, a quantidade de eventos, as empresas de produção, entre outras informações.
A atualização permanente dos dados será também uma meta, para que, possivelmente em futuro próximo, ações (ou omissões) de políticas públicas sejam identificadas. A compilação de todos estes dados, que serão também individualizados por estados e principais cidades, será de grande importância para os gestores do fórum, para que possam pleitear ações administrativas adequadas para seus grupos.
Os dados serão compilados a partir de bancos de dados já existentes, e por meio de pesquisas específicas desenvolvidas junto ao setor. Neste levantamento, poderão ser estabelecidas parcerias colaborativas de dados com instituições públicas e privadas, tais como Funarte, Sesi, entre outras.