OUTUBRO
Do analógico ao digital: desafios da transição fotoquímica no cinema
Esta conferência tem como objetivo refletir sobre os atuais desafios da preservação do património cinematográfico, em particular no que respeita ao desenvolvimento de métodos e soluções para lidar com a obsolescência dos suportes fílmicos e equipamentos.
Pretende-se discutir estratégias para a preservação de equipamentos e máquinas em funcionamento, fundamentais para a divulgação dos processos e obras cinematográficas em contextos educativos, culturais e históricos, bem como o papel do digital neste processo.
Em parceria com a Cinemateca Portuguesa
Mais informação em breve
MAIO
Património Industrial do Vidro: o caso da Fábrica das Gaivotas em Lisboa
Seminário dedicado à apresentação de trabalhos e estudos sobre a Fábrica de Vidros das Gaivotas em Lisboa, evidenciando o seu papel relevante na história da indústria vidreira em Portugal. Serão também apresentados alguns acervos e colecções identificados, embora ainda não acessíveis ao público.
Destinatários: investigadores, profissionais da área patrimonial e museológica, e interessados em história e património do vidro.
Em parceria com Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços - Ecomuseu Municipal do Seixal
Mais informações em breve.
Imagem: © EMS-CDI/ Rosa Reis
Os PICo Projetos são iniciativas de curta duração, destinadas a estudantes e outros interessados, que decorrem no âmbito de projetos desenvolvidos por entidades parceiras do EPPIC. O seu objetivo é reforçar a colaboração e a inovação na área do património industrial e científico, promovendo o envolvimento ativo dos jovens e da comunidade interessada neste domínio.
Saiba mais aqui
PLAST C |Plásticos em colecções científicas: identificação, avaliação e preservação com sucesso
Curso prático e dinâmico que aborda os desafios da preservação de plásticos em coleções, proporcionando estratégias eficazes para a sua identificação, acondicionamento e conservação sustentável. Capacita os participantes a implementar uma gestão eficiente e a garantir a longevidade das suas coleções.
Formador: Susana França de Sá (NOVA FCT DCR)
Datas: 12 a 14 de janeiro de 2026
Local: Museu de Lisboa-Fábrica de Moagem
Investimento: 450 €
Parceria: Lisboa Cultura - Museus de Lisboa
ℹ️ Mais informações aqui
MAQU I |Conservação de máquinas de acervos museológicos em condição operacional Formação teórico-prática, tendo por referência património industrial in situ, mas alargada a diversificados contextos de intervenção museal (por exemplo consoante a natureza dos objectos e sua incorporação, o programa museológico e os recursos de conservação), proporcionado análises comparativas diversas, multidisciplinares.
Datas: Março
Local: Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços
Parceria: Ecomuseu Municipal do Seixal
Mais informação em breve
FOTO C | Colecções de fotografia científica: da identificação à preservação
2ª Edição
Um curso prático dedicado à identificação, diagnóstico e preservação de fotografias científicas em coleções, com metodologias adaptadas para a conservação específica de cada tipologia de espécies fotográficas.
Formador: Élia Roldão (NOVA FCT DCR)
Datas: 25 e 26 de junho de 2026
Local: Museu Skope, Aveiro
Parceria: Fundação Casa Hermes
ℹ️ Mais informações aqui
PREV C |Conservação Preventiva: o essencial em perspetiva
Curso prático que introduz os princípios fundamentais da conservação preventiva, destacando conceitos e metodologias para identificar riscos, minimizar agentes de deterioração e assegurar condições adequadas de preservação. O curso explora ainda estratégias de acondicionamento, armazenamento e monitorização.
Datas: Setembro
Parceria: Museus e Monumentos de Portugal
Mais informação em breve