2026
2026
OUTUBRO
Do analógico ao digital: desafios da transição fotoquímica no cinema
Esta conferência tem como objetivo refletir sobre os atuais desafios da preservação do património cinematográfico, em particular no que respeita ao desenvolvimento de métodos e soluções para lidar com a obsolescência dos suportes fílmicos e equipamentos.
Pretende-se discutir estratégias para a preservação de equipamentos e máquinas em funcionamento, fundamentais para a divulgação dos processos e obras cinematográficas em contextos educativos, culturais e históricos, bem como o papel do digital neste processo.
Em parceria com a Cinemateca Portuguesa
Mais informação em breve
2025
2025 | 18 e 19 de novembro
Modos de Ver o Património Industrial: Multidisciplinares, Territoriais, Prospetivos
Nos dias 18 e 19 de novembro realizou-se, no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT e em formato online, o Encontro Nacional Modos de Ver o Património Industrial: Multidisciplinares, Territoriais, Prospetivos. O evento reuniu cerca de 100 participantes — entre estudantes, investigadores e profissionais — provenientes de várias instituições nacionais e estrangeiras.
O encontro contou com a participação de convidados de destaque: Stefan Berger (Universidade de Bochum, Alemanha), Carlos Faísca (Universidade de Coimbra), Sofia Simões (LNEG) e José Manuel Lopes Cordeiro (APAI).
A iniciativa teve como objetivo promover uma reflexão prospetiva sobre o património industrial, bem como identificar e fortalecer vias de colaboração na sua investigação, salvaguarda e valorização.
ℹ️ Conheça mais aqui.
Imagem: © AML| Alto-forno na siderurgia nacional, Augusto Jesus Fernandes, AJF000593, 1961