Do analógico ao digital
Desafios da transição e resiliência fotoquímica no cimema
29 e 30 de outubro de 2026
Do analógico ao digital
Desafios da transição e resiliência fotoquímica no cimema
29 e 30 de outubro de 2026
A preservação do património cinematográfico analógico exige, hoje, uma reflexão aprofundada sobre a sua sustentabilidade. Entre os principais desafios destaca-se a necessidade de desenvolver métodos e soluções capazes de responder à crescente obsolescência dos suportes fílmicos e dos equipamentos que lhes dão vida.
Neste contexto, o presente encontro propõe-se contribuir para esse debate, em consonância com a missão da Cinemateca Portuguesa. Pretende-se discutir estratégias para a preservação e manutenção de equipamentos em funcionamento, reconhecendo o seu papel essencial na divulgação dos processos e das obras cinematográficas em contextos educativos, culturais e históricos.
Atendendo à natureza intrinsecamente interdisciplinar destes desafios, o encontro visa promover o diálogo entre profissionais de arquivos fílmicos e a academia, reunindo contributos de áreas como a conservação e restauro, a história do cinema e da tecnologia, a engenharia mecânica e eletrotécnica, a indústria e domínios afins, bem como de entusiastas deste património.
Com esta iniciativa, o EPPIC e a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema procuram fomentar a partilha de conhecimentos e experiências, incentivando a cooperação entre especialistas e reforçando a sensibilização para a importância da preservação deste legado técnico e cultural.