Curso Superior de Tecnologia em Estradas (Antigo Curso de Movimento de Terra e Pavimentação)

O Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil modalidade Movimento de Terra e Pavimentação, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação em 20 de abril de 1970 (Decreto Federal nº. 66.835, de 03 de junho de 1970) e obteve seu reconhecimento pelo Decreto 74708 de 17 de outubro de 1974, com vigência mantida pelo Artigo 1º do Decreto Federal de 25 de abril de 1991, combinado com o Artigo 2º da Portaria nº 1790 de 22 de dezembro de 1993.

Desde o reconhecimento do curso em outubro de 1974 os objetivos gerais e específicos e o perfil do profissional com suas competências e habilidade foram se aperfeiçoando, sem nunca perder seu foco, ou seja, o campo de atuação Movimento de Terra e Pavimentação.

A portaria CEE-GP 64, de 09 de fevereiro de 2023, publicada no DOE/SP em 10 de fevereiro de 2023, renova por cinco anos o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil - Movimento de Terra e Pavimentação.

Renovação e Modernização do Curso

O curso de Movimento de Terra e Pavimentação foi reestruturado, modernizado de acordo com as novas diretrizes no intuito de melhor atender as novas demandas de mercado, com modificações na estrutura curricular e será oferecido, a partir do primeiro semestre de 2022, com a denominação “Estradas”. 

O PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Estradas, projeta, planeja, coordena, orienta e supervisiona a pavimentação, o traçado geométrico, a terraplenagem, os sistemas de drenagem, a sinalização viária e a recuperação de pavimentos. de acordo com as suas competências e habilidades, está direcionado principalmente à infraestrutura viária, projetando, coordenando, planejando, orientando e supervisionando a pavimentação, o traçado geométrico, a terraplenagem, os sistemas de drenagem, a sinalização viária e a recuperação de pavimentos, além de atividades afins. O aluno de Estradas já encontra oportunidades de trabalho antes mesmo de concluir o curso, já que nos últimos anos a área se destaca em crescimento e desenvolvimento. O índice de empregabilidade do curso de Estradas da FATEC SP é próximo de 100%.


ÁREAS DE ATUAÇÃO

O profissional de Estradas pode trabalhar em empresas e organizações com atuação em projeto, planejamento, direção e supervisão de obras de pavimentação, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; Institutos e Centros de Pesquisa; e Instituições de Ensino.

Desenvolve as seguintes atividades, entre outras:

Coordena, orienta, fiscaliza a execução das atividades de campo, projetos, procedimentos e normas específicas de execução, controle tecnológico, segurança, qualidade, saúde e meio-ambiente.

Elabora licitações e orçamentos.

Dirige obras e serviços na área. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.



CURSO

O curso Estradas é oferecido no turno: Noite.


Horário das aulas:

·     Noite: 19h00 às 22h35

·     Duração da hora/aula: 50 minutos.

Carga horária total do Curso

2.880 horas aula = 2.400 horas.


Número de vagas oferecidas

·     Noite: 40 vagas, por semestre

·   Obs: os alunos que frequentam aula no período noturno também terão aulas de sábado

Tempo para integralização:

·    Mínimo: O prazo mínimo para conclusão do curso é de 3 anos / 6 semestres

·      Máximo: O prazo máximo para conclusão do curso é de 5 anos / 10 semestres