O IFB campus São Sebastião abre as portas para você!

INSCREVA-SE NO EVENTO!

A IX Semana de Ciência, Arte e Cultura do IFB campus São Sebastião é um evento que quer, mais uma vez, reunir o campus do IFB com sua comunidade. Neste semestre, queremos celebrar a inclusão, a democracia, os direitos humanos e a diversidade neste espaço que busca ser acolhida e abraço para a cidade de São Sebastião! Nós acreditamos também que a Cultura da Paz está no conhecimento produzido aqui no Instituto - fruto de ensino, pesquisa e extensão - e, por isso,... 

Vem pro Campus! 

A Cultura da Paz é a gente que faz!

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Confira aqui!

Notícias da IX SCAC

ATENÇÃO! VOCÊ PERCEBEU QUE ESTÁ FALTANDO ALGUM CERTIFICADO?  


Saiba como solicitá-los para garantir suas horas complementares

Por Equipe de Comunicação, 27/09/2023, às 23:35


Alguns estudantes têm relatado que não estão encontrando os certificados de todas as atividades de que participaram. Se este também é seu caso, preste atenção nas orientações a seguir: 




FINALIZANDO COM CHAVE DE OURO


Aproveitamos o final da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura com uma festa julina boa demais!

Por Equipe de Reportagem, 17/07/2023, às 19:40


A nossa IX Semana de Ciência, Arte e Cultura (IX SCAC) teve fim nesta sexta-feira dia 14 de Julho de 2023. E, para deixar essa data ainda mais especial, encerramos o evento com uma Festa Julina, que foi aberta à comunidade interna e externa,  A festa foi incrível! Teve comida típica, música, dança e até fogueira. 


Após aproveitar uma semana cheia de atividades e que, com certeza aumentou o conhecimento de todos que estavam presentes, a festa julina do IFB foi como um final especial para deixar tudo bem guardado na nossa memória e nos deixar de barriga cheia, depois de comer as delícias que tinham na festa: churrasquinho, milho, caldo, pastel, canjica, maçã do amor, espetinho de morango com chocolate, algodão doce, cachorro quente e arroz doce, e muito mais.


A festa foi organizada, principalmente, pelos alunos do ensino médio do IFB, que, no geral, ficaram responsáveis por fazer as bandeirinhas e arrecadar os alimentos para a produção do festejo. Não somente com o intuito de festejar, mas além disso, o dinheiro arrecadado na festa será usado na formatura dos alunos do Terceirão,  responsáveis também por cozinhar os alimentos para vender na festa, montar a estrutura das barracas e deixar toda a festa enfeitada. 


Entrevistamos alguns participantes durante a festa, como o estudante John Soares Franco, do 1° ano do Ensino Médio do curso de Administração (ADM). O estudante afirmou que “a Festa Julina estava muito boa e bastante divertida para toda família”. Segundo a professora de Inglês do campus, Jaci de Oliveira, “a festa estava sensacional e com uma variedade de comida". Outro estudante, Victor Júnior, do 2° ano do Ensino Médio do Curso de Administração (ADM), também destacou as comidas: "As barquinhas estavam ótimas com variedades de comida, público bastante animado e, de tudo o que comeu, as favoritas foram canjica e pastel”.


Para o aluno Pitter, do 3° ADM, que estava na produção, afirmou que, no começo da festa, perceberam o desafio de organizar um evento como a Festa Julina, pois eles não tinham se adaptado muito bem com agitação toda dos visitantes.  O estudante explicou que organização foi dividida em duas partes: o 3° ADM ficou com a barraquinha do churrasquinho, milho, caldo, arroz doce e pastel e que o 3º SISEDU ficou com as barracas da canjica, maçã do amor e espetinho de morango com chocolate.


Outras atrações fizeram parte da festança. A barraca da LudoIF foi responsável pelas brincadeiras tradicionais dos festejos juninos, como a famosa pescaria e a apresentação da Quadrilha Sacarolha animou a todos, com coreografia e figurinos típicos. Levantou a galera com sua animação e beleza!


Com certeza, essa festividade veio para aquecer os corações porque tudo foi feito com muito capricho. Como encerramento da SCAC, a festa proporcionou um momento de comemoração, relaxamento da rotina e de conexão com a comunidade escolar e suas famílias. 



Crédito da foto: professora Priscila Cardoso

OS BASTIDORES DA  IX SEMANA DE CIÊNCIA, ARTE E CULTURA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

Por Equipe de Reportagem, 14/07/2023, às 14:00


Nossa equipe de reportagem fará um relato do processo pelo qual alguns oficineiros e um palestrante vivenciaram para a criação dos temas apresentados, mostrando as dificuldades, o uso da criatividade e o objetivo final. Escolhemos duas oficinas e uma palestra interativa para mostrar como cada uma ajuda no desenvolvimento criativo e intelectual das pessoas. 


A oficina “Produtividade tóxica - estude enquanto eles dormem?”, foi  apresentada no dia 11 de julho pelas alunas Bruna e Thais do quinto semestre de Letras do IFB, Campus São Sebastião, o objetivo foi o de alertar os alunos sobre  a importância do descanso e da produtividade excessiva, uma das participantes comentou que “além de ter sido uma fonte de pesquisa importante sobre o descanso como futuras professoras, é interessante o fato da gente está mediando uma oficina para estudantes do ensino médio e superior.”. Com todo o processo essas alunas tiveram a experiência um pouco parecida com as quais enfrentarão em suas futuras carreiras.”  


A palestra intitulada Direito de crianças e adolescentes em estudar perto de casa e os impactos financeiros e psicossociais ocorreu no dia 11 de julho, e relata uma situação comum aos alunos do campus de São Sebastião. O palestrante Maximiliano Magalhães não apenas falou sobre o tema, mas também apresentou situações reais. 


Dentre os casos reais utilizados para exemplificação, nos chamou a atenção o relato da Escola Classe 108 Samambaia, conhecida como a esquecida, uma escola não somente precária como também perigosa, com chances de desabar sobre a cabeça de todos. De acordo com as informações recebidas após um levantamento para conhecer melhor a escola, os estudantes não tinham o fornecimento obrigatório de água potável e filtrada, o esgoto corria ao ar livre, não existia uma área segura para a prática de esporte, etc. O apelo feito junto à Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal para a  reconstrução da escola não foi atendido a princípio e, mesmo depois da apuração do Ministério Público houve uma árdua luta da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal para que fosse, enfim, realizada. 


Um outro ponto abordado e comum aos estudantes que dependem do passe estudantil disponibilizado pelo governo, é a burocracia existente para a obtenção do cartão, o quantitativo limitado e a qualidade dos ônibus ofertados. Pode-se ressaltar que um dos motivos da evasão escolar é a impossibilidade de locomover-se até a escola, haja vista ter alunos que moram distante e não tem condição de custear o valor da passagem, e sem o benefício não frequentam os centros de ensino. Pois, há um requisito de que o percurso máximo do aluno até o estabelecimento de ensino deve ser de no máximo 5 minutos o que não condiz com a realidade dos discentes, que vivenciam cansaço, fome, desgastes e consequentemente atrasos na entrada das aulas.


O palestrante e entrevistado convidou pessoas importantes para a palestra, no entanto, não compareceram, Magalhães afirmou que “Não é uma pauta política, mas sim um tema muito ‘caro’, para o DF.”. Perguntamos ao palestrante se ele se incomodava em ter uma plateia com poucas pessoas e a sua resposta foi que: “O objetivo não são muitas pessoas e sim as pessoas que estão realmente preocupadas”, respondeu ele.


Assim, destacamos a frase que teve maior impacto: “O governo tem a mania de pôr toda a responsabilidade em terceiros”. Maximiliano Magalhães.


A oficina “Turma do Chico Bento em foco : representação ou exclusão?” que será apresentada no dia 14 de julho, das 14h até as 16h30, no IFB Campus São Sebastião, foi desenvolvida pelos estudantes do curso Superior de Letras - Língua Portuguesa: Raissa Sousa, Nicolly Caliny e Rafael Paulino.


A  oficina tem por objetivo principal refletir de forma crítica acerca da representação social ou da exclusão que a figura do Chico Bento traz em  toda sua trajetória histórica, além das concepções do que isso representa  para o  povo sertanejo. O representante da oficina, Rafael Paulino, relatou que “o processo de criação se iniciou em sala de aula dentro da disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa com a professora e orientadora Gissele Alves, nesta aula nós delimitamos o nosso objeto de estudo, o discurso de Chico Bento, em seus quadrinhos, em toda a sua história e o que motivou sua criação, e acabou se traduzindo na oficina por nós  produzida”. Essa oficina auxiliará esses oficineiros e futuros professores com a experiência de transmitir o conhecimento adquirido relacionado ao tema, e contribuirá com os movimentos dos alunos do ensino médio. 

Jornada de Empreendedorismo na IX SCAC

Por Equipe de Notícias, 17/07/2023, às 19:10


Quinta-feira 13/07, ocorreu a Jornada de Empreendedorismo na IX Semana de Ciência, Arte e Cultura. Foi realizada a palestra sobre "Lei de Inovação em empreendedorismo aplicada às ICTS: o caso da doulagem", apresentada pela professora Thatiane Sampaio (IFB/CCEI) que explicou alguns temas de muita relevância para quem quer ser empreendedor. 


A professora deu dicas para apresentação de negócios no modelo pitch. Ela afirma que o é preciso ser direto, observador e carismático, para conseguir a atenção de seu cliente, de modo a convencê-lo a comprar seu produto. A professora Thatiane Sampaio chamou a atenção para o conceito de inovação que não está relacionado necessariamente à tecnologia, pois a inovação pode vir da imaginação e do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, segundo ela, os profissionais de educação são alguns dos mais propícios ao pensamento inovador.


Ainda segundo ela, a educação empreendedora baseia-se na observação do ambiente em que se está inserido para perceber as oportunidades. Para ser um empreendedor, é necessário buscar a objetividade, criatividade, motivação, ter dedicação e evitar, ao máximo, dar desculpas. 


Durante e após a palestra, alguns exemplos de empreendedores apresentavam seus produtos para os potenciais clientes que circulavam no espaço. A maioria deles foram orientados pela professora Erika de Oliveira, da área de Administração. Houve "feirinha" com brechó, organizado por alunos do 3º ADM,  feira do troca, além de stands de pessoas da comunidade vendendo seus produtos, na já famosa Quitanda IFB.  Estas atividades serviram como um ótimo exemplo para o assunto da palestra, pois os ensinamentos e orientações abordados na palestra puderam ser percebidos na prática durante a "feirinha".



Atividades de terça-feira: alguns destaques 

Por Equipe de Notícias, 14/07/2023, às 09:04


Primeiros socorros: oficina ensina procedimentos básicos que você precisa saber

Nesta terça-feira (11/07), no segundo dia da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura, no Campus de São Sebastião, ocorreu a oficina de Primeiros Socorros: RCP e Engasgo, ministrada pela professora Vera Bueno. A professora orientou o  "como" e "o que fazer", caso você presencie alguém tendo uma convulsão, parada cardíaca ou, até mesmo, um engasgo e as maneiras recomendadas de lidar com essas situações. 


Segundo a ministrante, a primeira ação recomendada é ligar para o Samu e, logo depois, em caso de engasgo, efetuar a manobra de Heimlich, que consiste em, com as duas mãos um pouco acima do umbigo, levantar o adulto para cima e fazer pressão no estômago até ver resultado. Também foi demonstrado como desengasgar crianças e bebês. Por fim, após todas as explicações e técnicas mostradas pela tutora, as pessoas presentes tiveram a oportunidade de treinar o que aprenderam na prática.


Palestra sobre Direito de Crianças e Adolescentes com a OAB na IX SCAC

No auditório do campus, ocorreu a palestra sobre o Direito de Crianças e Adolescentes em estudar perto de casas e os impactos financeiros e psicossocial apresentada pelo Dr. Maximiano Magalhães de Lima, advogado e presidente da Comissão de Integração com a Sociedade Civil, da OAB.


O palestrante buscou destacar a obrigação do Estado garantir os direitos básicos e importantes aos cidadãos. Em seu ponto de vista, é importante que as escolas abram suas portas aos alunos, mas, principalmente, que busquem levar às pessoas até essa "porta", tendo em mente o incentivo para melhorar a realidade das pessoas e de suas comunidades. 


Oficina de Química: jogos para aprendizagem

A oficina "Jogos de Química" foi proposta e executada pela Profa Rosineide Miranda Leão, junto a alguns dos seus alunos do 3° ano ADM. 


A oficina foi dividida em dois jogos, o primeiro jogo tratava-se de um tabuleiro online que solicitava que fossem formados quatro grupos para responder perguntas relacionadas a modelos atômicos. No jogo seguinte, a sala foi dividida em dois grupos, para que cada participante dos grupos respondesse três perguntas a respeito da caixa nomeada "caixa periódica" com siglas dos elementos da tabela periódica.


Metodologias como as apresentadas pela professora Rosineide são ótimos exemplos de como é possível aprender conteúdos de forma ativa e participativa. 



SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A IX SEMANA DE CIÊNCIA, ARTE E CULTURA DO IFB CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

Várias oficinas, palestras e exposições foram elaboradas por alunos e professores do Instituto para toda a comunidade de São Sebastião e certificados são entregues para os participantes

Por Equipe de Reportagens, 12/07/2023, às 11:00



A IX Semana de Ciência, Arte e Cultura está sendo realizada entre os dias 10 e 14 de julho no IFB Campus São Sebastião com o intuito de divulgar a ciência, o conhecimento, a arte e a cultura através de palestras, oficinas artísticas e culturais que abrangem diversos temas para todos os gostos e para que todos possam saber um pouco do que os alunos da instituição aprendem e desenvolvem no campus.

 

O evento proporciona diversos caminhos de aprendizagem, possibilitando aos participantes oportunidades de conhecer novos assuntos ou conhecer um pouco mais daquilo que já lhes interessa. No meio dessas experiências, é possível até descobrir profissões a serem seguidas, atividades interessantes diversão e, principalmente, desenvolver o pensamento crítico em conjunto com temas que nos fazem refletir sobre questões importantes da sociedade, tais como a defesa pela cultura de paz nas escolas, tema da IX SCAC e da palestra de abertura com a professora Catarina de Almeida Santos.

 

Outras temas relevantes da semana, presentes em oficinas e palestras envolvem a preocupação com a  produtividade tóxica, primeiros socorros em casos de emergências, aulas de Krav-Magá, preparação para concursos públicos e a construção da identidade profissional docente.

 

No primeiro dia de evento, a oficina Marmitando foi muito concorrida ensinou como fazer uma boa marmita, um assunto interessante para aqueles que querem fazer disso uma oportunidade de trabalho ou de melhorar seus talentos culinários.

 

A coordenadora geral da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura, Larissa Dantas, é professora e mestra em Língua Portuguesa, defende a importância do evento e explicou como é estar à frente de uma semana em que diversas pessoas participam e estão envolvidas. De acordo com ela, “a importância dessa semana é apresentar às pessoas o que existe e o que se faz no campus, o que produzimos, o que pesquisas, o que aprendemos na sala de aula! Por isso, a principal contribuição da nossa semana é abrir as portas do nosso campus para que os nossos parentes, nossos vizinhos e nossos amigos possam fazer parte também da nossa produção de conhecimento”.

 

 Na abertura do evento, estavam presentes a Coordenadora Larissa Dantas e o Diretor-Geral do campus IFB São Sebastião, Robson Caldas de Oliveira, que lembrou das inúmeras atividades da programação, incluindo a Festa de Encerramento da Semana, a Festa Julina, no dia 14/07.

 

 A programação do evento foi pensada e desenvolvida com bastante empenho por parte dos alunos e professores e conta com muitos convidados, de modo que  comunidade interna e externa tenham a chance de aproveitar as oportunidades participando das oficinas, palestras e subeventos que a Instituição propõe para a diversão e para a construção de senso crítico. 

 

 



Oficina Marmitando alia bons hábitos alimentares e cuidados com os alimentos

Por Equipe de Notícias, 11/07/2023, às 15:00



No dia 10/07/2023, segunda-feira, foi realizada a primeira oficina da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura  no Campus São Sebastião. Às 09h30, a oficina Marmitando, que tem como intuito ensinar  as pessoas a ter uma alimentação saudável. As organizadoras começaram explicando sobre alimentação e o que constitui um prato simples e saudável. Uma dica valiosa, dada pela oficineira, foi o tempo em que os alimentos ficam de molho, como o feijão, que deve ficar, no mínimo, 14 horas de molho. Após essas orientações, os participantes aprenderam, em grupos, a cortar os legumes, temperar o frango e fazer o purê de batata. Enquanto os alimentos estavam no fogo, efetuou-se uma roda de conversa para que as dúvidas fossem esclarecidas. 


Ressaltaram o curto tempo em que as marmitas podem ficar fora da refrigeração, garantindo a sua conservação. Em seguida foram servidas as marmitas, após todos experimentarem a oficina foi encerrada.


IX Semana de Ciência, Arte e Cultura do IFB iniciou com tudo

Por Equipe de Notícias, 11/07/2023, às 15:00



Nesta segunda-feira (10) aconteceu a abertura da "IX Semana de Ciência, Arte e Cultura", do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus São Sebastião. O evento contou com a participação de alunos, professores, do diretor do campus São Sebastião, Robson Caldas e da professora de português e literatura, Larissa Dantas. Em seu discurso, a professora agradeceu a presença de todos e informou a programação do evento e as oficinas que irão acontecer ao decorrer dessa semana no campus, dentre as quais destacam-se: exposições, palestras, rodas de debates, cine debates, oficinas para as comunidades interna e externa ao IFB. Além disso, aproveitou para lembrar que o encerramento da Semana de arte e cultura será na sexta-feira, com a Festa Julhina. 


O diretor Robson Caldas, na sequência, comentou sobre a importância desse evento e pediu que  o público presente o divulgue, para que mais pessoas possam desfrutar dessa semana que é pura arte. 


Após a cerimônia de abertura, aconteceu a primeira palestra, com o tema "Cultura de paz nas escolas", proferida pela Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos - UnB. Foi um momento rico em questionamentos que levaram a um belo debate. No final foi sorteado um livro.


Divulgada a Programação da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura do IFB campus São Sebastião

Por Sabriny Alves, 03/07/2023, às 21:30



É semana que vem! 


Dos dias 10 a 14 de julho, no IFB Campus São Sebastião, acontecerá a IX Semana De Ciência Arte e Cultura. 


A programação, divulgada hoje, está rica e diversa. Clique aqui e confira!


Nosso evento promove oficinas diversas ao gosto do participante. Temos palestras de cunho educacional e informativo, visando aumentar o senso crítico e o conhecimento da comunidade. A presença do SESC e do CIEE com ações comunitárias e de apoio aos interessados em estágios nas suas áreas de atuação.  Haverá atividades que mostrarão o trabalho e o empenho dos estudantes, servidores, colaboradores do IFB para toda a comunidade de São Sebastião e região próxima. E, claro, não esqueçamos da nossa festa julina, a Festa do Campo, que fará o encerramento da nossa IX SCAC! 


Traga sua família e amigos para desfrutar desta semana interativa e cheia de novidades!  Inscrevam-se nos subeventos e oficinas! 

Vem pro campus! A Cultura da Paz é a gente que faz!




O IFB Campus São Sebastião comunica que, de 10 a 14 de julho, realizará a IX Semana de Ciência Arte e Cultura

Com o intuito de compartilhar saberes, o evento acadêmico e cultural será aberto para a comunidade de São Sebastião e do Distrito Federal. 

Para se inscrever no evento e para submeter propostas de oficinas, pôsteres e comunicações orais, visite o site: https://sites.google.com/etfbsb.edu.br/ix-scac-vem-pro-campus


Acesse a matéria completa no site do IFB: https://www.ifb.edu.br/saosebastiao/34785-abertas-as-inscricoes-para-a-ix-semana-de-ciencia-arte-e-cultura 



Estão abertas as inscrições para monitores na IX Semana de Ciência, Arte e Cultura do IFB campus São Sebastião que ocorrerá entre os dias 10 e 14/07. 


Os interessados devem preencher o formulário https://forms.gle/aGw93N2Agn3jMWwh7 e marcar o turno do seu interesse. Posteriormente, a comissão organizadora agendará uma reunião para a orientação dos trabalhos.


Ao final do evento, os monitores receberão a certificação das horas de monitoria, atividades que podem ser aproveitadas como horas complementares nos cursos de graduação, técnico subsequente e técnico integrado.


Sub-eventos

Clique nos cards e se inscreva nos sub-eventos da IX Semana de Ciência, Arte e Cultura

Local

O campus do IFB em São Sebastião fica logo depois da entrada da cidade e é um espaço que cresce a cada dia! 

Vem pro campus! 

A Cultura da Paz é a gente que faz!

IFB campus São Sebastião

Área Especial 2, s/n - São Bartolomeu (São Sebastião), Brasília - DF

    Siga-nos no Instagram e no Spotify!

InstagramSpotify

Dúvidas? Envie um e-mail para nossa Comissão Organizadora:  scac.ifbcssb@gmail.com 

Fábrica de Papel: oficina concorrida no último dia de SCAC

Por Equipe de Notícias, 17/07/2023, às 19:10


No dia 14 de julho de 2023, último dia do evento, ocorreu a oficina de produção de papel, no Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião, durante a Semana de Ciência, Arte e Cultura. 


Conduzido pela docente Rosineide Miranda Leão e seus estudantes do Ensino Médio Integrado, a atividade  faz parte da prática laboratorial da disciplina de Química. A oficina foi extremamente didática e, sobretudo, produtiva. Os discentes explicaram para os participantes da oficina de que modo é realizada a fabricação do papel. 


Toda a exposição de ideias, apresentadas pelos jovens, foram fundamentadas em pesquisa e estudos científicos, baseados no funcionamento e atuação da Química no processo da confecção do produto proposto, no caso, o papel.