Engenheiro Civil. Especialista em Engenharia Ambiental e Sanitária. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais e Doutor em Administração Empresarial e Comércio Internacional (ênfase em Economia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade), Professor de Graduação e Pós-Graduação, Consultor Ambiental e Gestor Internacional de Resíduos ISWA (International Solid Waste Association)..
1. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS.
Objetivo: Condução interdisciplinar de projetos técnicos científicos para estudos e normatização de processos em ecossistemas urbanos e rurais com vistas a gestão ambiental integrada de municípios.
Área de Concentração: Gestão Ambiental Integrada de Municípios Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à gestão ambiental de ecossistemas urbanos e rurais, com ênfase nas necessidades de municípios e subprefeituras.
Palavras-chave: Projetos técnicos e científicos; Ecossistemas urbanos e rurais; Gestão ambiental e sustentabilidade.
2. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS
Objetivo: Condução interdisciplinar de estudos e pesquisas referenciais, produtos e metodologias para a elaboração de políticas, legislações, programas de educação e tecnologias, com vistas à mitigação dos problemas inerentes a interação ambiente e sociedade nos municípios.
Área de Concentração: Gestão Ambiental Integrada de Municípios Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à saúde e desenvolvimento social nos municípios, com ênfase nas necessidades de municípios e sociedade
Palavras-chave: Estudos e pesquisas técnicas e científicas; Saúde e desenvolvimento social.
3. RESÍDUOS SÓLIDOS, ECONOMIA CIRCULAR E RECUPERAÇÃO ENERGÉTICA
Objetivo: Condução interdisciplinar de projetos técnico-científicos, estudos e desenvolvimento de tecnologias e metodologias para a gestão de resíduos sólidos, com foco na implementação dos princípios da economia circular e da recuperação energética em contextos urbanos e rurais. O objetivo é promover a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e energia, a elaboração de políticas, legislações, programas de educação e tecnologias, com vistas à mitigação dos problemas inerentes à interação ambiente e sociedade, buscando maior sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico nos municípios.
Área de Concentração: Gestão Ambiental Integrada de Municípios. Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à gestão de resíduos sólidos, economia circular e recuperação energética, com ênfase nas necessidades de municípios e sociedade.
Palavras-chave: Gestão de resíduos e Economia circular; Recuperação energética; Sustentabilidade urbana e rural; Políticas e legislação ambiental; Desenvolvimento socioeconômico.
Algumas abordagens:
- Análise de viabilidade econômica de projetos de gestão de resíduos e economia circular, modelagem econômica de sistemas circulares, avaliação econômica de tecnologias de recuperação energética, análise de mercado para produtos reciclados.
- Desenvolvimento e implementação de políticas públicas e legislação para resíduos e economia circular, gestão de projetos e programas em municípios, planejamento e gestão da logística reversa, engajamento comunitário, inclusão socioeconômica.
- Planejamento e gestão de resíduos sólidos urbanos e rurais, desenvolvimento de sistemas de tratamento de resíduos (aterros sanitários, usinas de compostagem, biodigestores), otimização de processos de beneficiamento e transformação de resíduos.
- Estudo e aplicação de tecnologias para recuperação energética de resíduos (incineração com recuperação de energia, gaseificação, pirólise, biometanização de resíduos orgânicos para geração de energia elétrica, térmica e biogás), pesquisa e desenvolvimento de processos de reciclagem (química e mecânica), desenvolvimento de novos materiais a partir de resíduos, reciclagem de outros materiais.
- Análise de ciclo de vida de produtos e processos, avaliação de impactos ambientais relacionados aos resíduos nos ecossistemas, monitoramento da qualidade ambiental.
- Desenvolvimento de processos de biorremediação, biodigestão anaeróbia, compostagem, uso de resíduos orgânicos como fertilizantes e condicionadores de solo.
- Políticas públicas para resíduos, licenciamento ambiental, certificações.
- Inovação em tratamento e valorização de resíduos.
Comissão Organizadora e Comissão Técnico-Científica do V ContecBrasil 2024 - Congresso Acadêmico e Tecnológico da Universidade Brasil - Campi Fernandópolis - SP., Brasil.
https://ub.edu.br/wp-content/uploads/portaria-contec-2024.pdf